Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Fifth Birthday tickers

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Dela

Fomos hoje com a Rita à consulta dos 18 meses (quase 19) na pediatra. Está boa, com ar de reguila e recomenda-se :) Ultrapassámos a barreira dos 10 kg (yeahhhhh!). Está com 10,210 kg, 81,5 cm de comprimento e PC de 46 cm.
Nesta última semana romperam 3 caninos e o 4º está mesmo quase. Baba com fartura, ranho e rabiosque assado foi a dose que nos calhou. Agora está muito melhor.

A Rita nunca foi de beber muito leite e desde que mudou para o Mimosa Crescimento 1-3 anos ainda bebe menos. A vantagem é que já bebe o leite da caneca com uma palhinha (ao contrário do irmão que continua a beber o leite no biberão). A pediatra disse que desde que ela coma iogurtes não faz diferença se bebe muito ou pouco leite. Como ela gosta de petiscar dos nossos cereais (intregrais) também lhe podemos ir variando o pequeno almoço dando-lhe os mesmos, iogurte e pão ou papa.

Quanto à minha preocupação com o "atraso" na linguagem, disse para não me preocupar porque ela expressa-se muito bem e "fala" pelos cotovelos - nós é que não percebemos nada. Nisto é igual ao João que também começou a falar tarde. Vou continuar a fazer o que tenho feito: por exemplo, quando ela pede água ("águ" ou "ááá") eu repito a palavra correctamente. E quando percebo alguma coisa que ela quer digo a palavra (bolacha; chucha; cão; etc.).

De resto, e tirando a tosse seca que têm os dois, está tudo bem.

7 comentários:

liliana disse...

O Francisco só começou a falar "bem" perto dos 3 anos.Anda há coisas que profere que não entendemos, mas a maioria já constrói com um sujeito e predicado. E é uma delícia!

Beijinho e não te preocupes. Cada criança tem o seu ritmo.

Sónia disse...

:) A Sofia também começou a falar tarde, mas falava pelos cotovelos lol
Beijinhos

Paula disse...

O Henrique começou a dizer muitas palavras soltas com a idade da Lu. Ela por sua vez parece que diz frases completas mas não se percebe nada.
Também temos os caninos a rasgar, três. Muito ranho e cara e rabo com irritações. Muito chato.
Um beijinho

Kiki ♥ disse...

Ela tem tão tempo para falar!!! Nós é que queremos tudo para ontem ;)

Em busca do sonho disse...

Cada criança tem o seu ritmo e é bem verdade. De certeza que ela já fala muitas coisas e que vocês entendem.

Quanto à alimentação ela deve ser como o Rafa... para beber leite então nem se fala. Só bebe no máximo 120ml a 150ml de leite quando devia de beber 180ml?!?!? Iogurtes nem vê-los! Mas o que é que vamos fazer?

O importante é que sejam saudáveis e cresçam felizes.

Bjinhos nossos

Andreia disse...

A Rita está mesmo óptima!
Quanto ao leite, a Joana passou por fases de adorar, sobretudo no Verão que até substituía por água a detestar, ainda bem pequena. A pediatra também não valorizou, substituindo por iogurtes ou cerelac. A palhinha só começou a conseguir usar já tinha 2 anos!
Quanto a falar, claro que não é atraso! "1 ano andante, aos 2 falante", vai bem a tempo! E se cominica bem, na linguagem dela melhor. Acho óptima ideia repetirem as palavras e incentivarem-na a fazer o mesmo, resulta!
Bjoca

mãe pimpolha disse...

Qd começar a falar a séri, nunca mais ninguém a cala.
Beijocas