Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Fifth Birthday tickers

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Consulta dos 4 meses

(foto retirada)

Cá vamos nós... Primeiro as vacinas... O João gritou (ginchou...) quando a enfermeira lha deu, mas logo depois já se estava a rir para ela! Eu de lágrimas nos olhos e o meu pequenito a rir! No fim da consulta da pediatra já estava a ficar rabugento e tem estado assim até agora. Ainda não fez febre (pus-lhe um ben-u-ron antes da vacina) mas está agitado...

Seguimos para a consulta com a pediatra. Informei-a de que tem estado tudo bem com o João e que lhe tinha dado papa ontem e hoje. Hoje ele comeu melhor e já não foi preciso o biberão de leite a seguir. Ela disse que estava óptimo e que é muito importante habituá-lo a comer à colher e para não cair na tentação de lhe dar a papa no biberão. Seguidamente, disse que podemos começar já a sopa e a fruta. Frisou ainda a importância de oferecer água ao João. Achei estranho a introdução ser feita tão cedo por causa das diferentes opiniões e experiências, que divergem de pediatra para pediatra. Mas, como confiamos plenamente na pediatra do João e não temos tido razão de queixa, vamos seguir as suas recomendações.

Assim sendo, a recomendação da dra. foi para começar já amanhã com uma sopa base feita com alho francês e batata, alho francês e cenoura ou alho francês e abóbora. Uma semana depois e com intervalos de 3 ou 4 dias podemos introduzir os seguintes legumes: alface, nabo, nabiças, coentros, feijão verde, courgete, beringela e beterraba. No final da cozedura dos legumes adicionar um fio de azeite virgem extra e depois triturar. Nada de juntar sal!

Quando o João fizer 5 meses sugeriu que introduzissemos a carne na sopa: frango, perú, borrego, vitela e coelho. A parte do coelho vai ser uma telenovela... eu não como coelho, nunca comi e não estou interessada em comer um animalzinho peludo e fofinho... Também não comemos vitela, nem borrego cá em casa... Resumindo, só costumamos comer aves... Parece que vamos ter que alterar alguns hábitos (temporariamente e eu não pretendo comer as ditas cujas carnes...).

Amanhã, a par com a sopa, dar fruta à sobremesa: pêra, pêro, maçã, pêssego, papaia, ameixa e banana. A fruta pode ser dada esmagada/triturada ou cozida e podemos juntar dois tipos de fruta na mesma sobremesa (por exemplo: maçã e pêra ou papaia e banana).

O esquema de refeições do João vai passar a ser o seguinte:
Pequeno-Almoço: Leite
Almoço: Sopa+Fruta
Lanche: Papa
Jantar: Leite
Antes de Dormir (e se o João quiser): Leite

Em relação às papas perguntei à pediatra se recomendava alguma em particular, sendo que eu comprei uma de cada marca. Ela diz que é indiferente, mas que pela experiência dela, os bebés aceitam melhor as da Nutribén. Mas posso dar qualquer uma desde que seja para 4 meses e sem glúten.

Acho que desta parte não me esqueci de nada...

Esteve a examinar minuciosamente o João, que estava todo divertido por estar nú e porque tinha papel por baixo (que acabou todo rasgado, foi uma festa!). Esteve a ver as gengivas e confirma-se que são os dentes que o andam a chatear... o meu filhote tem as gengivas todas inchadas, tadinho...

Quanto às medidas está muito bom e recomenda-se:
Peso: 6,290 kg
Comprimento: 62,3 cm
Perimetro cefálico: 42,5 cm

Em relação ao desenvolvimento está muito bem e é muuuiiiiiito mexido! LOL! Que novidade!

Tinha algumas dúvidas para esclarecer com ela. Relativamente à praia, antes de eu perguntar, perguntou ela se já o tínhamos levado, lol! Disse-lhe que já fomos passear algumas vezes, mas praia mesmo ainda não fizemos porque aqui para os nossos lados está quase sempre frio e muito vento ao final da tarde. De manhã nunca dá para ir porque, felizmente (!), o João dorme até às quinhentas, lol! O Cabo Carvoeiro é um gajo tramado para a meteorologia! Mas confirmei e reforcei a minha opinião com a dela, a praia só faz é bem desde que se vá a horas decentes para os bebés (e para nós também) e bem protegido com protector 50 e roupa adequada. Podemos até molhar-lhe os pés na água do mar, para ver como ele reage.

Como temos intenções de pôr o João na natação aproveitei para lhe perguntar também qual era a sua opinião. Reposta: " Tem que ser aos 6 meses, porque antes disso não há nenhum sítio que aceite. No Brasil (a pediatra é brasileira) começam aos 3 meses e é muito bom para os bebés!" E não faz mal fazer natação no Inverno desde que se tomem os devidos cuidados ao agasalhar o bebé à saída da piscina.

Como desta vez não levei nada escrito, acabei por me esquecer de perguntar sobre a esterilização da água, dos biberões e tetinas... é que não dá para esterilizar os pratos e os talheres... não sei se é para continuar ou não, mas já lhe telefonei e deixei mensagem. Resta-me esperar que a dra. acabe as consultas e me ligue de volta, como é hábito.
...
Mas que grande post! Ainda estão por aí ou já adormeceram?! É que vai continuar! LOL!

Por causa das sopas e como sei que não sou a única "bimbólica" que anda por aqui, já andei a perquisar no fórum umas receitas para preparar as sopas dos bebés. No entanto, todas as ajudas serão bem-vindas e, com ou sem bimby, fico à espera das vossas sugestões!
...
Tal como previsto, a pediatra acabou de me ligar. É para manter a esterilização da água, biberões e tetinas até aos seis meses... "mamãe cabecinha no ar"! LOLOLOL!!!!

17 comentários:

Anónimo disse...

Olá mamã, mas que excelente consulta, o João está óptimo!
Ele vai adorar os seus novos menus, verás!Relativamente à esterilização, aos 6 meses a pediatra da Joana indicou para pararmos com a mesma com o intuito de aumentar as defesas do organismo. Assim, lavamos os pratos, colheres e copos da Joana à parte ou então podes colocá-los na máquina da loiça, lava muito bem.
Quanto às papas, a Joana prefere as da Bledina, são muito cremosas, talvez mais do que as da Cerelac e Milupa. Mas também tenho ouvido falar muito bem das da Nutriben.
Relativamente à água, a Joana começou a bebê-la desde cedo,antes dos 4 meses. Pode ser que o João estranhe um bocadinho mas depois passa!
Beijinhos xl,Sofia,Pedro e Joana

PatLeal disse...

o João tb começou com as papas e sopas aos 4 meses.

Tá lindão ele e ainda bem que vai a praia e a piscina, é optimo, o João como adoeceu ela ainda não deixou ir. Pode ser que seja este ano.

Jocas grandes

Sofia disse...

Há realmente diferenças de pediatra para pediatra, mas não achei assim tãooo diferente. Aamnhã se tiver um bocadinho vou fazer um post sobre a minha consulta na pediatra hoje, depois dá lá um saltinho para veres as novidades da minha pediatra.
Também acho o João muito desenvolvido, pode ser mais pequeno em tamanho que o Miguel mas em termos de aptidões está anos-luz à frente...alguma vez o meu agarra bonecos ou se senta no Bumbo? Tá bem, tá...
Bjinhos

SRC disse...

o teu filho está a crescer mtoo rapido, lol. e ainda bem! :)
olha, conta-me la como fazes a comida p joni na bimby... ando tentada a comprar uma... so preciso q me convença, lol
bjss

Teresa disse...

É só novidades!
Está a crescer tanto o João! já come papas e sopas e fruta :)
Olha a Maria adora sopa de beterraba mas só passado umas semanas de começar é que lhe dei! e fiz isso mesmo de 3 em 3 dias mudo os ingredientes, agora estou com falta de legumes :) também adorou feijão verde
Pois cada pediatra diz a sua coisa mas o que interessa é confiar no que se tem e seguir o que ele/a diz.
A Maria adora água, é impressionante! vibra quando vê o biberon
Pois a Bimby ainda não é para já :) faço tudo no fogão e tem saído umas sopas tão boas que estou a pensar fazer em maior quantidade e aproveitar para mim! e ainda por cima sem sal :)
beijos aos 3 e parabéns pelo João que está enomr saudável e lindão :)
teresa

mamã ET disse...

Tantas novidades do João!!! Que bom que o puto gosta de papa! Vamos lá ver se gosta de sopinha! Realmente existem algumas diferenças em relação os conselhos dos pediatras, mas desde que seja para o bem dos pequenos...
Jokitas e tudo a correr bem!

Ana disse...

Tantas novidades... ainda bem k as mini-ferias foram boas. Sabe sempre bem ir dar uma voltinha de vez em quando.
Qt á consulta a pediatra parece ser mt fixe. Qt á sopa eu fiz assim com o kiko e fui pondo uma coisa diferente todas as semana. Qt aos bichinhos k n gostas, faz como eu, lol, compro um bocadito de cada, arranjo, corto aos cubinhos e congelo, dps é is tirando á vez.
Qt á agua é mt importante ele beberem agua, principalmente dps de começar as papas e a sopa, agora as fezes vai ficar mais duritas e assim ajuda.
Bj

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

Se confies na pediatra tens que seguir o que ela diz porque cada um tem opiniões bem contrárias e se ouvimos todos damos em doidas!
Quanto às carnes estou como tu! Coelhos nem pensar (a minha mãe cria-os e tenho muita pena deles) carnes vermelhas também não, por isso lá vou dando frango e perú.
Eu não esterilizo os pratos mas faço-o a tudo o resto.
Ainda não adormeci porque és “boa de ler” ;o)
Beijos
Tété & Xavier

liliana disse...

Bem... O João está óptimo: está a crescer muito bem e saudável. Que bom que está a reagir bem à papinha :) Vai ser um comilão :)

Eu não sou nada fã de coelhos e nem de borrego! A minha mãe chegou a criá-los e era eu que, OBRIGADA, ajudava a esfolá-los. Como é óbvio, nunca consegui comer este bichinho... Borrego tem sempre aquele cheiro característico... Por muito que seja bem temperado, agora imagino cozido. Deve ser um horror!!! De causar vómitos!

Beijinho gande gande

Liliana disse...

Ainda bem que está tudo bem com o Joni...

Realmente os pediatras são todos diferentes, eu só deitei alho franc~es na sopa do Pilas depois de fazer um ano, porque é dos legumes que mais alergia dá, ele ficou com o rabinho todo vermelho, tens que ter muita atenção a isso quando lhe deres um legume novo. De resto foi tudo igual, só não dei também borrego na sopa, porque não comemos, mas come com vitela, que é muito bom...

Em relação ao esterilizar, eu também deixei de o fazer depois de ele começar a comer os sólidos, o médico disse que já não havia necessidade, visto que ele também já metia tudo há boca!! Lavo tudo na máquina, porque com o detergente de mão deixa mais gosto nos pratos...

Um concelho, se ele não gostar muito da sopa, deita-lhe batata doce, que fica mais docinha, a mim ajudou imenso e aos poucos fui deitando cada vez menos e agora nem leva...

Mil beijinhos grandes para todos...

eu mesma! disse...

olá mamã... eu não adormeci... e adorei ler aliás como sempre... mas estes post's das consultas para mim são fundamentais... e apreendo muito!
Felizmente tambem está tudo bem com o joni.. tambem com uma mamã tão babada e atenciosa...
beijinhos

aNa disse...

Olá!!
Tantas novidades!!
O nosso pediatra também disse que íamos começar as sopas e papas aos 4 meses...ainda nos falta 1 mês e meio!! Estou desejosa!! ;)*
Em relação à piscina..tenho ideia que na piscina da Cidade Universitária é a partir dos 3 meses! E procura, se quiseres começar antes dos 6 meses, porque acho que há mais piscinas assim.
O teu João está enorme!...e é bom teres confiança no teu pediatra e seguir as indicações dele! ;)*
Bju...à espera de mais novidades!!!

Maria José disse...

Ena que grande post, puxa, o teu Joni está enorme e ainda bem que está tudo bem com ele
bjs

Anónimo disse...

Oi Mara... ainda bem que está tudo bem com o joãozinho... está realmente com um peso x medida muito bom, é elegante o teu catraio... sabes que aqui em casa tb só comemos carne de aves e muito de vez em quando porco novilho... coelho detestamos, carneiro(aliás tudo o que é caprino) tb ñ gostamos, pelo que tb ñ me estou a ver comer nada disto...

Eu ainda dou água engarrafada ao Duarte, mas os talheres e os pratinhos ñ costumo estrelizar, lavo com água quente, mas o biberon sim continuo...

Tb queria levar o duarte á natação, até era bom para mim tb, pk tenho um problema num joelho(rotura de ligamentos á uns anos que nunca passou) e tb me faz muito bem a agua, mas ñ sei se aqui na minha zona há piscinas que aceitem bebés... tenho de pesquizar...

Depois conta como foi a primeira sopinha do João, o Duarte foi um castigo, ainda por cima iniciei a colher com sopa, o pediatra dele diz que se deve iniciar com a sopa... cada um tem uma opiniao diferente, o pediatra dele disse para até um ano só dar maça, pera e banana... enfim...

Bjokas...

Ana e Duarte

PS. e agora pergunto eu, ainda ai estás??? é que um post grande, merece um comentario grande...lol

PS2. brigada pelo preço da cadeira, esta semana ou dar um espreitadela á loja.

Anónimo disse...

O João está óptimo, muito crescido e desenvolvido.

Loyola disse...

ainda bem que está tudo bem com o João! Quanto às sopinhas é bem mais fácil fazer com batata doce... comem que é uma maravilha! até eu que provo acho óptima! super docinha!
quanto às carnes devo dizer que também sou apologista das aves e até agora apenas dei peru e galinha à Laila... nem tenciono dar mais nda por enquanto! Fora a carne, já comecei a dar peixinho (filete de pescada) que também foi um sucesso!
Quanto à àgua, eu reparei que a Laila não gosta dela fervida! Antes tentava dar-lhe fervida e ela recusava, depois provei e percebi porquê (tb odiei o sabor... fica estranho!). Depois tirei a dúvida e disseram-me para dar mesmo da torneira que não tinha problema. Agora bebe que é um regalo! :)

Irina disse...

Eu também não como coelho, tive um coelho de estimação a PomPom durante 10 anos por isso nem pensar!! Quanto à natação o Pedro anda desde os três meses está aqui a foto.

Obrigada pela explicação pois eu não sei nada sobre as sopinhas e papinhas