Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Fifth Birthday tickers

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

...

Antes de mais quero agradecer a todas as mamãs que me esclareceram sobre as famosas "mudas de roupa para o bebé"! As vossas dicas foram preciosas e deixaram-me bem mais tranquila.
Deixo aqui uma foto da barriguita com 29 semanas... a barrinha diz que já só faltam 75 dias! 75 dias!!! Continuo sem preocupações relativamente ao parto, acredito que vai ser rápido, com as dores que fazem parte do processo de dar à luz... Vai ser um momento mágico! É nisto que concentro as minhas energias! Optei por não ter aulas de PPP. Não porque ache que já sei tudo ou não tenho nada para aprender... mas porque a minha intuição me diz que na hora ninguém melhor do que eu, o João e o papá para decidir o que é melhor para nós. Acredito muito que a natureza se encarregerá de me orientar. E as minhas dúvidas vou esclarecendo com a minha obstetra, convosco e com a minha mãe (afinal ela teve três filhotes!). Não mudei de ideias em relação à epidural... não a quero mesmo levar. Só em último recurso, caso seja necessário ter cesariana. Mas o João vai porta-se bem, não vais filho?! ;o) Além disso, na próxima semana vamos fazer uma visita à maternidade das Caldas da Rainha para conhecermos todo o serviço de obstetrícia. Assim, sempre vamos conhecendo os cantos à casa!

Amanhã é dia de consulta. Vamos ouvir o coração do João e marcar a próxima ecografia. A mamã este mês portou-se muito bem e não engordou quase nada! Mas a barrigota continua a crescer e já tenho camisolas tamanho XXL a "fugir à polícia" e a deixar-me com parte da barriga de fora ;o)

Nas duas últimas noites o João tem-me deixado dormir! Quando nos vamos deitar canto-lhe um bocadinho (tadinho...) e ouvimos uma música de embalar... acabando por adormecer os dois. Durante o dia descobriu como enfiar os pés ou as mãos nas minhas costelas e ontem até o sentia atrás do osso da anca. Já reparei que os movimentos dele se concentram mais no lado direito do meu útero que mais parece uma bola de futebol!

21 comentários:

Isabel disse...

Eu acho que as aulas são uma perda de tempo e de "dinheiro". Uma mãe sabe sempre o que fazer na altura. Eu tb não levei epidoral, porque o meu sonho foi estar sempre acordada, para ver bem o filhote e sentir o momento logo quando nascesse. Eu não te consigo explicar a sensação, mas ainda hoje a sinto e não existe sensação igual. É uma mistura de sentimentos inexplicáveis que só quem passa é que sabe. No inicio ía fazer cesseriana mas eu perguntei se haveria necessidade, se fosse uma risco para o bébé, que remédio, mas não foi todo normal. É verdade que se sofre mais, mas é muito mais bonito, o teu 1º olhar para o nosso filho é sempre mt especial.
Fica bem e não te preocupes.
Quando chegar a altura vais saber o que fazer.
Beijinhos para ti e para o Joãozinho.

Sarita disse...

Alguma razão para não levar epidural? eu levei, ajudou-me a fazer a dilatação dos 4 dedos até aos 8, que assim foi mais rápido, a partir daí o efeito passa e sente-se quase tudo, pois temos de sentir as contracções para o bébé nascer, se quiseres trocar impressões comigo mail sarabarata@netcabo.pt...Acho que não deves ter a informação toda da epidural, olha que é uma coisa optima qd as dores são quase insuportáveis!

Liliana disse...

Que barrigota grande!!!

As aulas a mim ajudaram imenso, parece que não mas acredita que ajudam e deviamos de ter também depois do parto...
Em relação á epidural, acho que estás a ser uma mulher de coragem, eu não tive contracções muito dolorosas, admito que não, mas as dores em que sentim,os vontade de puxar e não podemos, essas sim são muito dolorosas e aí não me quiseram aumentar a dose e eu depois não tinha quase forças para puxar. O Marco assistiu ao parto e ele também diz que lhe custou imenso ver-me assim, se não fosse as respirações que aprendemos, eu não tinha aguentado.
Mas os partos não são todos iguais e acho que tens a tua escolha e que ele seja tão pequeno como o meu que forma só 4 horinhas!!!

Mil beijinhos para ti e para esse pequeno dentro dessa barrigota!!!

Anónimo disse...

Que barriguita LINDA!
Sem estrias, sem o umbigo para fora, espectáculo!:-P
Continua a confiar na tua intuição
"...mas porque a minha intuição me diz que na hora ninguém melhor do que eu, o João e o papá para decidir o que é melhor para nós. Acredito muito que a natureza se encarregará de me orientar..."
concordo contigo.
Beijinhos para os três.
Paula.

Maria José disse...

Amiga que linda barriguita, estás linda.
Eu acho que as aulas me deram um jeitão na altura do parto, por isso acho que é um bom imvestimento. Desejo-te tudo de bom.
bjs

Vera disse...

Mas que linda barriga.
Bem, és uma corajosa em relação à epidural. Eu levei e foi a melhor coisa do mundo. Sem ela, acho que tinha que fazer cesariana. Não conseguia mesmo puxar com a força necessária para a borboleta nascer. Além de que, em vez de descontrair, contraia mais as pernas, o que dificultava.
Sabe bem sabermos que não engordamos não sabe? Eu dava-me uma coisa má quando sobia na balança. Foram 23 Kg no total. Muiiiiiiiiiiitttttttttttooooooooooo. Mas tá a ir tudo ao sítio.
Beijinhos grandes.

Silvia disse...

Parabéns mamã pela barriga linda!
Eu decidi fazer as aulas porque pelo que me têm dito, aprende-se muito não só em relação ao parto mas em relação a tudo o resto.
E pelo que sei os enfermeiros são espetaculares e mesmo depois das aulas acabarem podemos contar com o apoio deles.
Uma boa consulta amanhã.
Beijinhos.

Anónimo disse...

Olá lindona! A barriga está linda como sempre e nada exagerada para os quase 7 mesinhos!
Qt à epidural, eu também não queria levar, queria sentir tudo mas por outro lado também não queria ir com ideias pre formadas porque um parto é sempre uma incognita. O que é certo é que quando senti as dores a apertar não hesitei um segundo e aceitei levar a epidural... o mais importante é irem discontaridos e bem humorados, o resto (se é cesariana ou parto normal, se levas ou não epidural) logo se vê pois nunca sabemos o que nos vai calhar! Eu às vezes nem acredito que a Mara nasceu de cesariana porque sempre sonhei ter um bebé de parto normal. É para veres, às vezes sai tudo ao contrario! :o)
Beijão enorme

Ana disse...

Cada vez maior e mais linda.
Em relação á epidural, n sei o k te diga, eu disse até ao fim k não, qd a anestesista veio perguntar se eu keria eu disse k não e não, dps lá me deu a volta e tomei e digo, no meu caso, abençoada epidural, pk dps como fui p cesariana já foi tudo + rapido.
Bjs

Cat disse...

Amiga, ainda bem que já estas a conseguir dormir melhor!!
Eu continuo aflita das costas...
Também ainda não consegui sentir os pezinhos da Beatriz nas minhas costelas...deve ser fantastico!!
Beijocas

Anónimo disse...

Olá querida Mara, a tua barriga está muito bonita,imagino o João!
Felizmente, as tuas noites de sono melhoraram, o filhote colabora e também acaba por dormir ao fim de um dia frenético de pontapés!
Como sabes, a Joana nasceu por cesariana.Devido às minhas tonturas, ficara decido algumas semanas antes da bolotinha nascer que o meu parto não seria natural. E sabes que mais? Se tivesse outro filho optaria novamente pela cesariana. No meu caso, o meu parto foi óptimo, tive uma boa recuperação e um excelente acompanhamento pós-parto.
Cada futura mamã tem o direito a escolher o tipo de parto que deseja e eu acho isso muito bem!
Quanto às visitas à unidade de obstetricia/neonatologia, estas são uma excelente iniciativa para familiarizar os pais com o espaço onde o seu bebé nascerá.
Beijinhos xl,Sofia,Pedro e Joana

Edith disse...

Pois eu também optei por não ter as aulas de ppp; a minha médica disse - me que na realidade não são muito importantes; em relação à epidural já não sou da tua opinião, eu quero a epidural, se puder ter um parto com menos dores que necessidade tenho de sofrer? Mas cada um é que sabe....

Irina disse...

a barriga está óptima!!
e já faltou mais ;O)
concordo com tudo o que dizes ;O)
bjinhos

Anónimo disse...

Oi! A barriguita está bem linda! Não tarda só faltam 10 semaninhas...passam a correr! Eu optei por fazer APPP, e sinto que me vai ajudar bastante na altura do parto, caso não consiga levar a epidural (não sei aquilo que me espera, né!)
Bjokas e depois vem cá contar as novidades da consulta!
Bjokas

Sofia disse...

Olá mamã barriguda! Que linda barriguinha ;)
Eu vou começar com as PPP para a semana, mas percebo o que queres dizer e acho que tem muito a ver com o programa do curso. Por acaso este insiste muito nas questões de puericultura, que eu acho fundamentais. Claro que o bom senso e a experiência valem mais que mil cursos, mas ouvimos a experiência de outras pessoas e depois fazemos à nossa maneira.
Relativamente à epidural, tudo o que te posso dizer é que varia muito consoante os casos. Há mulheres que suportam as dores de parto e outras que nem por isso. Tenho uma familiar com uma resistência à dor incrível e que não queria sequer ouvir falar de epidural e que a primeira coisa que disse quando chegou à maternidade (antes mesmo de dizer o nome) foi "quero epidural", porque já não aguentava mais.
Por isso, tenta manter o espírito aberto a todas as possibilidades.

AnA disse...

Que barriga tão linda, que saudades!!! hehehe...
Eu também optei por não levar epidural, em relação ás aulas, a zona onde vivo elas estão incluídas no plano de saúde, assim que são para todas as grávidas, se aprendes alguma coisa, aprendes mas depressa esqueces, como tu mesma dizes a Natureza encarrega-se de te dar os devidos sinais, e penso que não deves temer nada, um filho é uma dádiva divina...
Beijo grande da Ana e da Glória

Celine disse...

Ai que barriguinha linda que tu tens e sem estrias!! lol Muito bem!! lol
Não te preocupes que tu na horas sabes bem o que fazer amiga!! Beijocas para ti e para o Joãozinho!!

Tita disse...

Olá
à algum tempo que acompanho o teu blog, e de outras barriguitas e devo dar-te os parabéns, está muito fixe! Eu tb vou ser mamã, estou com 37 semanas e 3 dias (está quase).
Decidi agora comentar relativamente às aulas de preparação para o parto, pois acho que és 1 valente em não querer...eu logo que soube q estava grávida disse logo: quero aulas de preparação! E sinceramente acho que vale muito a pena!Tenho aulas com uma fisioterapeuta e descobri que apesar de muito consultar na net e conversar com a minha mãe, irmã e cunhadas,as aulas são de facto muito significativas, onde tu podes aprender coisas do teu corpo que muitas vezes os familiares, com a sua experência não sabem...Não sei como é na tua zona, mas onde ando, na Amadora, ela ensina a levar as coisas de forma natural até ao fim,de forma a que tu saibas responder às modificações que ocorrem durante o trabalho de parto sem recorrer a epidural...como já percebia que és naturista elas eram ideais para ti...tb acho que quando as aulas são dadas por enfermeiros se calhar não são levadas tanto desta forma...não sei...e depois as aulas tinham 1 preço bem convidativo: 138€-2 meses antes do parto+3 meses de recuperação pós-parto...eu até comecei às 28 semanas, portanto + de 2 meses antes do parto e não importa, ela deixa frequentar na mma. Só PPP penso que eram 58€...bem melhor do que aquilo q andava a vislumbrar na net que era sempre à volta dos 200€ só antes do parto!
E olha tem mmo valido a pena, aprende-se o que acontece antes, no momento do parto e como sabermos responder ao que vai acontecendo, além dos exercícios de preparação do pavimento pélvico, muito importantes para se fazer uma melhor dilatação.E os papás tb vão a algumas aulas para aprenderam como nos ajudar no momento das contracções, quer nas de expulsão como nas primeiras contracções!
De qualquer forma, consulta o blog da mamã peixinha que ela ensina exercícios para trabalhares a zona pélvica e já sabes, caminhar algumas vezes por semana.
Beijitos e que continue a correr tudo bem

Unknown disse...

Olá!
Eu soube agora q tou grávida (6 semanitas) e tb acho as PPP essenciais, como tb sou da Amadora, gostava se fosse possível dizeres-me onde fizeste. Parece-me ser muito importante irmos o mais informadas possíveis, mesmo com toda a informação q recolhemos, internet, pessoas amigas, livros, etc, o conhecimento munca ocupa lugar e existem sempre questões específicas q colocando ficamos melhor esclarecidas.
Beijinhos e muitas felicidades.

Mara_Q disse...

Olá Joana, infelizmente não te posso ajudar. Não tenho o contacto da Tita que foi quem me sugeriu as aulas. Não vivo na Amadora, vivo em Peniche e optei por não fazer as aulas de PPP porque não me parecem assim tão imporantes...
Beijinhos e felicidades!

Tita disse...

Olá Mara, olá Joana

Vi agora o teu comentário, eu fiz as aulas de preparação do parto no ginásio da Amadora, no edifício babilónia (rua Elias Garcia).
Beijinhos e que tudo corra bem na tua gravidez.