sábado, 23 de julho de 2011

Urticária

Ontem parecia que a febre estava a dar tréguas e deixámos a Rita em casa da avó para irmos com o João e com a nossa sobrinha mais velha até ao Mercado Medieval de Óbidos. Quando a fomos buscar ela estava bem disposta e tinha jantado muito bem. Chegados a casa, foi só vestir o pijama e metê-la na cama.

A noite foi tranquila mas, de manhã, acordou febril (38,1º rectal) e dei-lhe Brufen. Liguei para o dói-dói trim-trim porque era cedo demais para telefonar quer à pediatra quer à tia. Recomendaram que esperasse mais um pouco e que lhe medisse a temperatura na axila (37,7º) e, se ao fim da tarde de hoje a situação se mantivesse, para voltar a ligar. Quando acabei de desligar o telefone reparei que ela estava com umas borbulhas muito estranhas nos joelhos, mas como andava só de body pensei que fosse de andar a gatinhar. Passado alguns minutos já tinha as tais borbulhas na parte de trás das pernas e nas mãos. Ainda fui com o João à natação (o papá não pode por causa do braço) e quando voltei telefonei à pediatra. As borbulhas em algumas zonas já eram manchas vermelhas que ferviam e estava a alastrar para a nuca, pelas pernas e braços. A pediatra não pensou duas vezes e disse-me para ir com ela às urgências.

E lá fui eu... Felizmente não estava lá ninguém e a Rita foi logo observada. Pela avaliação, a pediatra de serviço disse que ela está com urticária, fez uma grande reação alérgica a alguma coisa (vá-se lá saber o quê, porque não lhe dei nada de novo nos últimos dias... e só me pergunto se será possível ter sido da vacina...). Febre não tinha, mas tem o corpo a ferver no sítio das manchas e borbulhas. Levou logo uma injeção de adrenalina e ficámos 1h à espera para ver a reação. As borbulhas continuaram a alastrar e, pelo que a médica disse, é possível que durante a próxima semana continue a piorar e é para ficarmos atentos, caso a boca e/ou a língua inchem é para ir a correr para o hospital.

Veio medicada com Fenistil, 8 gotas de 8 em 8 horas.

11 comentários:

Maria João disse...

Que estranho! Não mudaste de detergente nem nda?? Pode mesmo ser alguma reacção à vacina. As rápidas melhoras.
Bjinhos!

PatLeal disse...

Que nervos, esses bichos já deixavam a bebé em paz, irra. As melhoras.

Bjocas

Mãe da Tiz disse...

As melhoras rápidas da fofinha!!! Beijos***

Marta disse...

Mas que coisa! Acontece-lhe cada uma. Coitadinha dela e coitadinha de ti, deves estar com o coração aos pulos novamente.
Espero que nãos seja nada demais e que passe rápido.
Beijinhos e as melhoras

Sofia disse...

Que estranho...será que não comeu nada do João?
As melhoras
Bjos

Sara disse...

Seja lá o que tenha sido que passe depressa, as melhoras da Rita. Beijinhos

src disse...

É demais!!!! A pobre da miuda nao tem descanso... nem voces! As melhoras, bjs

Mamã Nocas disse...

Ai voçês nunca mais respiram fundo de alivio, para as maleitas vos deixar de vez.
As melhora e beijinhos. A minha Sofia fez uma vez uma crise de Urticária que só visto. Um bicho autèntico.

beijos querida

mãe pimpolha disse...

Não estará relacionado com a febre. Existem muitas viroses, que dão exantemas após a febre, como o exantema súbito.
Beijocas e as melhoras

Vanda Cachapa disse...

Desejo boas melhoras. O Guilherme no mes passado teve dermatite atopica (ja tinha tido em bebe) foi medicado mas de vez em quando ainda aparecem borbulhas.

Ana Costa disse...

Coitadinha da Rita e de vocês que parece que quando está tudo bem, acontece logo outra m**** qualquer... xixa!

Espero que ela esteja melhor...

Beijocas e força