Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Fifth Birthday tickers

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Nem sei...

... por onde começar e já nem sei o que pensar...

Repetimos a ecografia e os valores do líquido continuam abaixo do percentil 5, tendo diminuído em relação à ecografia das 32 semanas. Isto seria normal e esperado se falarmos em valores normais mas, no meu caso, era esperado que tivesse aumentado. Apesar de tudo, a médica refere no relatório que o líquido está diminuído mas "ainda sem critérios de oligoâmnios" que é como quem diz que é preocupante, mas ainda dá para aguentar mais umas semanas... Na opinião dela a Rita deveria nascer entre as 37 e as 38 semanas. Como aumentou bem de peso (está com 2,555 kg) por esta altura já teria os 3 kg e os pulmões aptos à vida exterior. Se nascer o mais tardar na 38ª semana diminuímos o risco de complicações tanto "in utero" como no parto. Usando palavras dela: "eu nunca deixaria esta gravidez chegar às 40 semanas". Eu disse-lhe que já tenho indicações da minha médica asssitente para que o parto seja induzido às 38 semanas + 6 dias. A minha médica está de férias esta semana e a próxima mas já tínhamos combinado que iria ter com ela à maternidade no dia 6/7 (às 37 semanas+2 dias). Neste dia levo o relatório da eco e logo veremos o que será mais indicado na altura...

No final da consulta ainda nos revelou mais uma novidade inesperada... Depois de ter feito uma ecografia doppler às artérias umbilicais, detectou que o rim direito apresenta "imagem sugestiva de duplicação da artéria renal"... Segundo ela, não é preocupante ("sem significado clínico nesta fase da gestação") e não tem nada a ver com o líquido. Implica apenas que depois da Rita nascer tenha que fazer uma eco renal para verificar a situação...

Eu fiquei triste e preocupada, como é evidente... Apesar de tudo o resto estar muito bem, é inevitável ter a cabeça cheia de dúvidas, preocupações e macaquinhos... :o(

19 comentários:

Sara disse...

Relaxa miúda, esse stress todo não te faz bem a ti nem à Rita. Não te preocupes em demasia com isso das ecos porque à vezes basta eles terem o rim inchado por causa do xixi ou um movimento para alterar a imagem, ainda há uns tempos me contaram um caso assim. Força e pensamento positivo. Mesmo que a Rita nascesse agora já não seria grave :). Beijinhos

Paula disse...

Nesta fase os macaquinhos são inevitáveis. Mas o melhor é deixar as dúvidas para depois, quando ela nascer e quando tu vires, com os teus olhos, que está tudo bem.
Muitos pensamentos positivos

Sofia disse...

Bem....vou ser uma chata:
1 - faltam-te menos de 2 semanas para essa ansiedade se dissipar ;) Yeahhhh!
2- a minha experiência com médicos é que, quando a coisa é grave, eles dizem logo e pronto. Se dizem que não é grave é porque não é grave.
3 - a Rita está grande :) Se o liquido amniotico estivesse em niveis upa upa, não estaria assim tão grande.
Sem significado clinico não é mesmo sem significado clinico? E imagem sugestiva não é sugestão? É o "vamos lá confirmar se eu vi bem ou não". O mais provavel é acontecer o que a Sara diz.
Se te serve de consolo o Miguel teve de fazer analises mal nasceu porque "parecia que tinha diz que é uma especie de mais ou menos" infecção. E não tinha nada. Nada. Além de ser chatinho comó raio.
Bem, espero que estejas mais descansadinha.
Bjocas e xi grande do migas

Unknown disse...

É uma chatice. O importante é estares em boas mãos e os médicos saberem o que fazer e na hora certa. Se confias, não tens motivos para te preocupares mais do que a conta. Falar é fácil, eu sei. Mas vais ver que tudo vai correr bem. Sopas e descanso, é a palavra de ordem.
Beijinhos

Vânia e Mariana disse...

É normal estares assim, mas vai ver que tudo vai correr bem, tenho a certeza. Pensamento Positivo!!!
Tenta descansar, relaxar e daqui a pouco tempo tudo vai acabar com a Rita nos tues braços!!!

Beijinhos grandes,

Marlene, Simão e Martim disse...

É normal e inevitável não te preocupares e ficares apreensiva, mas vai tudo correr bem, vais ver!
E já falta tão pouco! Descansa!
Beijinhos docinhos.

Barriguita disse...

ora bolas. mas de certeza que não vai ser nada!

bjinhos

Teresa disse...

Não vai ser nada vais ver!
Vai correr tudo bem!
um grande beijinho

PatLeal disse...

Vá animo, vais ver que não vai ser nada e vais sair uma Rita toda fortalhaça :)

Bjocas

Mãe das Marias disse...

Que grande gaita, só coisas para te moerem a cabeça... Eu sei que é difícil, mas tenta desanuviar e acreditar que vai correr td bem! Eu torço por isso!

Mil beijos***

disse...

Oh Lindinha... já se disse tudo basicamente, mas ocmpreendo a tua ansiedade e preocupação... faltam-me 5 semanas basicamente e ando aqui feita barata tonta!!!
Bjokas grandes para ti para a Ritinha e para o Joãozinho rabujas :)

mãe pimpolha disse...

Não te preocupes, vais ver que vai tudo correr bem. a partir das 37 semanas já é considerado um bebé de termo.
Beijocas

Manuela disse...

Olá, eu sei que a ansiedade é inevitável nesta fase mas vais ver que tudo correrá bem. A minha Leonor também teve que nascer às 38 semanas, com 2470 de peso e na maternidade ainda baixou para os 2220. O meu médico foi de opinião que na dúvida, entre ela estar bem ou não, o melhor era ela sair cá para fora logo que possível. Foi um bebé saudável e é uma menina saudável e sem problemas de maior (tirando o feitio do pai, ehehe). Por isso, descansa o mais possível e já agora pede para te comprarem mais cueiros porque não há nada mais fácil de pôr e tirar nesta fase de "coelhinhos".
bjinhos

Manuela disse...

Olá, eu sei que a ansiedade é inevitável nesta fase mas vais ver que tudo correrá bem. A minha Leonor também teve que nascer às 38 semanas, com 2470 de peso e na maternidade ainda baixou para os 2220. O meu médico foi de opinião que na dúvida, entre ela estar bem ou não, o melhor era ela sair cá para fora logo que possível. Foi um bebé saudável e é uma menina saudável e sem problemas de maior (tirando o feitio do pai, ehehe). Por isso, descansa o mais possível e já agora pede para te comprarem mais cueiros porque não há nada mais fácil de pôr e tirar nesta fase de "coelhinhos".
bjinhos

Alexandra disse...

Pois compreendo-te. Quando me disseram que a minha tinha uma artéria Umbilical única, e eu fui pesquisar à Internet, nem quis acreditar no que li. Não conseguia sequer dormir. Mas afinal eram só hipóteses e mais saudável que a minha filha não há. É preciso não passar essas preocupações para a bebé. Força que vai correr tudo pelo melhor. Queres uma aposta??

mamã ET disse...

Olá minha querida Mara, depois de ler o "fechamento" do Joni na casa de banho e de ler este ultimo post, até estou a transpirar... Ora tu não devias estar no relax total??!! Calma... achas que se fosse assim tão grave os medicos te deixavam andar assim... Já falta pouquissimo... Mais 1 semana (36) e a Rita já pode nascer sem complicações... pelo menos era o que a minha médica me dizia, quando a minha filhota quiz nascer antes do devido!
O meu sobrinho nasceu com 36 semanas a Rafa com 38 e tudo bebes optimos sem qualquer problema...
Tens de te acalmar, respirar fundo e pensar positivo!!!

Sei que falar é fácil, mas tenta!!

Estamos a torcer por voces!!

Força e tudo de bom!

Jokitas

Elsa Filipe disse...

Cada dia que passa a ansiedade aumenta e é normal que quanto mais informação recebes, pior te sentes, por não saberes o que é real e o que é apenas uma suposição.
Mas o importante é saber se tens confiança na médica que te segue. E se há dúvidas o melhor é consultares outros profissionais e expores essas dúvidas.

Nocas disse...

Epà!!
Nunca mais estás descansada...e nós deste lado tb nos preocupamos. E agora fiquei um pouco admirada. É que na eco das 31 semanas da minha Sofoa foi detectado um rim com uma pequena dilatação e fez eco aos rins tb logo que nasceu, umas semaninhas depois. Só que como tinha mesmo dilatação e refluxo fou acompanhada no hospital até aos 18 meses, para prevenção de futuras infecções urinárias. Fez imensos exames, alguns dolorosos para ela e para mim que assisti a todos, mas graças a Deus está bem, curada e sem nenhum problema.
É bom quando tudo é detectado a tempo.
Não fiques nervosa com o que escrevi, tudo é controlado. Calma
Relaxa
Tudo vai correr bem.
Beijocas

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

Que montanha russa de sentimentos e angústias… Torço para que não seja nada, como estou confiante que não será!

Xi ♥ cheio de energia positiva
Tété & Xavier