Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Fifth Birthday tickers

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Dúvidas

Principalmente dirigidas às mamãs mais experientes e com bebés mais velhos que o João, aqui ficam as questões que me têm atormentado:

- Há uma semana que o João se lembrou de começar a dormir de barriga para baixo. Confesso que me faz confusão e quando dou por isso viro-o de barriga para cima, no entanto ele volta a virar-se e tem sido esta a sua posição eleita para adormecer. Os vossos bebés também fazem isso? Será que devo deixá-lo dormir na posição que bem entender?

- Quando é que começaram a deixar de passar tanto a sopa, para os bebés se irem habituando às novas texturas e treinando a mastigação?

- Quando é que introduziram a gema de ovo na alimentação dos vossos bebés?

E para já é tudo! Agradeço desde já a vossa ajuda!

20 comentários:

Cláudia disse...

Olá,
acho que a partir dos 6 meses já podem dormir como gostam pois já não há o perigo de esfixiar, mas o melhor é falares com o pediatra...

Beijinhos

Um pedaço de azul... um BloGui diferente disse...

Oi... ora vamos lá...lol
Dormir: chega a uma altura que não tens forma de escolher por eles... essa tb é uma das posições faviritas do Gui. Sou obrigada a deixar, porque também reclama quando tento mudar... e já não faz mal, acho eu...

Sopa: o Gui ainda a quer bem passada, muito bem mesmo. Tem 13 meses. E eu não me preocupo. Falam que a partir dos 15 (pedi) é que é importante deixar de ser passadita e que até lá é normal. Opiniões. O segundo prato ele já aceita muito bem sem ser passado. Adora esparguete, arroz, carne e principalmente pão. Algo que podes dar à vontade (e faz muito bem para ajudar ao acto: mastigar)e não lhe faz mal nenhum...
Gema de ovo: aos 8 meses comecei com 1/4 de gema no 1º dia, depois 1/2 gema no segundo e finalmente a gema toda... como não fez reacção... faz 2 ou 3 gemas por semana desde dessa altura: 8 meses.
Ajudámos???
beijo

plena disse...

Sabes cada criança é uma criança.
Tenho dois filhos e nem parecem irmãos em termos de feitio e maneiras de estar lol.
Olha sabes o teu pequenote tem praticamente a idade do meu..e se queres que te diga..eles já podem dormir da maneira como mais gostam..desde que não estejam a fazer o pino..lol!Estão de alguma forma a demonstrar a sua personalidade,e a maneira como mais gostam de estar.É uma questão de vigia...és mãe..tens de te guiar pelo teu 6 º sentido.
Em termos de alimentação...olha sabes o meu pequenote já experimentou hoje vitelinha desfiada com batata...e sopa.
Sopa...desde que não seja leguminosas chatas de mastigar..tipo espinafre agrião...podes deixar uma batatinha mais inteira....uma cenourinha..etc..para eles irem mastigando e estimulando a mastigação.
A sopa de carne..podes deixar uma carninha mais desfiadinha...para ele ir saboreando...tal como o peixe...é um treino.
Espero que te tenha ajudado.
Jinhos da LP e companhia.

PS: em todo o caso...fala com o pediatra caso não te sigas segura .

Sofia disse...

Olá :)
Boas dúvidas.
Em relação ao sono, penso que não podes fazer nada, é assim que ele gosta de dormir e nesta fase quando não conseguem respirar viram-se novamente, já são uns hômes os nossos meninos.
Coisas menos passadas depende. Ele já mastiga bem? Eu acho que a partir dos 8/9 meses é ir experimentando, sempre com vigilância. O Miguel por exemplo já lhe dou bolachas, mas sempre de olho nele.
Gema de ovo a minha médica diz aos 9 meses. Há quem seja mais tarde. Novamente, varia de pediatra para pediatra. Não vais à consulta dos 9M em breve? ;)
Bjoquinhas e não te esqueças que nos estás a dever uns fofos, LOL

Anónimo disse...

Olá querida Mara, espero que o João já esteja melhor do galito!
Quanto às tuas questões:

a) A Joana começou a manifestar preferência por dormir de barriga para baixo perto do primeiro aniversário. No inicio, também me metia alguma confusão, tinha medo, sobretudo devido às noticias de morte súbita. Também no inicio, eu e/ou o pai iamos mudar a Joana de barriga para cima. No entanto, era sol de pouca dura e começamos a observar que a posição de barriga para baixo era a preferida da Joana. Ainda hoje é assim! Falamos com a pediatra a este propósito e ela disse-nos que a partir do primeiro ano de vida, ou perto, já não há qualquer problema no facto do bebé querer dormir de barriga para baixo. Agora, mais cedo é que pode ser perigoso, sobretudo antes dos 6 meses. O João não fica com o rabiosque empinado? A Joana muda de posição várias vezes durante a noite, por isso penso que não será motivo de preocupação o João dormir de barriga para baixo;
2) Eu comecei a deixar de passar tão bem a sopa também perto do primeiro aninho de vida da Joana, quando ela começou a ter mais dentitos na boca. A Joana sempre foi uma criança que não gosta de grumos na papa nem da sopa demasiadamente "rustica", como eu lhe chamo. Por isso, comecei, gradualmente, a passar menos bem a sopa para que a transição não fosse brusca. Há inclusive vegetais que propiciam um passar menos total, como a couve, milho, abóbora e cenoura. E podes sempre juntar um bocadinho de arroz ou massinha para que a sopa fica mais granulada e incentive o João a treinar a mastigação;
3) A gema de ovo (meia), começou a ser introduzida nas sopas da Joana aos 12 meses, conforme indicação da pediatra.

Como em tudo, as opiniões variam de pediatra para pediatra, sobretudo as que se reportam à alimentação. Por isso,nada melhor do que rever as questões aquando da próxima consulta do João. 9 meses,já?!
Beijinhos nossos!

Edith disse...

Pois experiência tenho pouca mas posso falar em relação ao meu pequenino:
- O Pedro desde os 6 meses que dorme de lado ou de barriga para baixo, não vale a pena virá - lo de barriga para cima que ele logo se vira para a posição que mais lhe agrada. O Pediatra diz que isso é natural e que não me devo preocupar!;
- As sopas têm que ser bem passadas, mas já come alimentos sólidos e adora!;
- A gema de ovo vou experimentar este fds por indicação do Pediatra.

Espero ter ajudado. Beijinhos

Mãe das Marias disse...

Minha querida, em relação ao dormir, tb foi por volta dos 8 meses que a Tiz começou a dormir de barriga para baixo. No início tb me fazia confusão, mas não há problema nenhum, pois se já se colocam nessa posição é porque conseguem sair dela. E sabe tão bem dormir de barriga para baixo ;)

Em relação à sopa, acho que isso depende das crianças. A minha por volta dos 12 meses começou a rejeitar as sopas passadas e só queria comer da nossa. Eu tinha receio de lhe dar sólidos pq ela só tinha 2 dentes... mas de facto isso não é impedimento, o que interessa é se eles gostam e não se engasgam. Se notares que ele prefere menos passada, dá-lhe para se ir habituando.

A gema do ovo introduzimos por volta dos 10/11 meses, primeiro um quarto da gema, depois metade, depois a gema inteira.

Espero ter ajudado ;)

beijos***

Ângela Vieira disse...

Olá!
Engraçado pois ando com as mesmas questões na paparoca...
A pediatra disse para apenas aos 10 meses começar a dar qualquer coisinha de 2º prato, uma pequena adaptação...na creche já me questionaram, parece que há bebés mais novos que já comem 2º prato (ou pelo menos já comem qualquer coisita).
Ando a pensar começar este fim-de-semana...
A sopa continua muito passada mas tenho de começar a não passa-la tanto!!
Ele antes puxava os vómitos quando sentia algo, mas agora já trica maçã, banana, bolachas...por isso já deve aceitar "grumos" na sopa.
Tenta pois parece-me que está na altura!

O Tomás vira-se de arriga para baixo à vários meses e eu deixo...
Gema vou introduzir apenas aos 10/11 meses. Clara só depois de 1 ano..
Peixinho foi aos 9 meses e 1 semana!

Beijinhos grandes e continuação de boa semana!
Algodão Doce

Vera disse...

Olá, a Gabriela por volta dos 8 meses passou a dormir de barriga para baixo com o rabo bem espetado, tipo de gatas mas com a cabeça pousada, bem a virava mas tal como o João voltava a virar-se.
No que toca à alimentação estamos a recuar, ou seja, a Gabriela comia maravilhosamente bem a sopa e da nossa comida igualmente, nesta fase não quer nada. Tenho mesmo que a obrigar a comer, basta a primeira e a segunda colher, depois come bem, neste momento a sopa voltou a estar bem passada, eu falei com o pediatra e como os dentinhos estão a sair ao mesmo tempo deve sentir-se incomodada ao comer. Espero que seja passageiro.
A gema do ovo introduzi-o a partir dos 9 meses, e inteiro a partir de 1 ano. O pediatra da Gabriela sempre me disse para verificar as preferências dela e para não ligar muito à idade.
Beijinhos grandes e fiquem bem.

Anónimo disse...

Olá
o meu pimpolho mais o menos na idade do teu, tb começou a preferi dormir de barriga para baixo e eu nunca intereferi, ainda hoje continua a dormir assim.

Quanto às sopas passados o meu continua a comer tudo passado apesar da idade, é um dos meus problemas

A gema de ovo introduzi depois de fazer 1 ano qd a pediatra autorizou e fazendo o teste de alergia em duas semanas.

beijocas

Anónimo disse...

Olá querida,
- a Mara também começou a dormir de barriga para baixo de um dia para o outro (não me lembro quando mas já teria uns 8 meses) mas eu deixei porque uma vez que já agarram bem a cabeça não há o perigo de sufocarem.
- deixei de passar atnto a sopa a partir do momento em que ela deixou de se engasgar tanto, penso que aos 10 meses.
- a gema aos 9 meses, a clara agora com 1 ano (indicações da pediatra)
espero ter ajudado!
Jokas gds

Gasparzinha disse...

A Beatriz desde a idade do teu menino q tb começou a dormir de barriga para baixo, eu tb a virava, mas ela voltava-se novamente e passei a deixa-la dormir como quer. Ainda hoje dorme muito assim, numa posição q eu chamo de sapinha, de barriga para baixo e pernas encolhidas.

Eu deixei de passar muito a sopa desde muito cedo, pois como a minha filha é boa boca, desde os 4/5 meses q come pão e bolachas, logo tb n precisa da sopa tão passada.

Em relação à gema de ovo vou introduzir este fim de semana, pois a pediatra disse q tinha de introduzir aos 12 meses sem falta pois aos 15 faz-se uma vacina e é importante ele terem experimentado a gema nessa idade (deve ser p testar a tolerância ao ovo)

Espero ter ajudado.
Beijinhos

Liliana disse...

Em relação ao dormir para baixo, o Rodrigo tem sido igual principalmente depois que as cólicas voltaram, só assim é que se sente bem... Eu deito-o sempre de lado, mas ele vai-se virando e escolhe depois a posição que lhe dá mais jeito...

O Rodrigo já não come a sopa tão passada desde que começou a comer da nossa comida, mas ainda a prefere mais ou menos passada, se tiver muitos pedaços resmunga mais...

Mil beijinhos grandes...

mãe pimpolha disse...

Não te preocupes com a posição de cormir, ele agora já se sabe defender.
Eu ainda passo a sopa, mas já vou dando bocadinhos de comida para ele ir mastigando.
A gema só vou meter depois ds 12 meses, mas normalmente é antes.
Beijocas!

Maria José disse...

Ora então vamos lá,
Quanto ao dormir a Sofia perto dos 10 meses que começou a querer dormir de barriga para baixo de lado, enfim até de cu para o ar, confesso que no ínicio me metia imensa confunsão, mas sempre que a virava para cima ela acordava por isso deixei-a dormir como queria

Quanto ao passar a sopa anda passo muito bem a sopa, embora a Sofia já esteja a comer o 2ºprato.

Quanto á gema de ovo introduzi por volta dos 11 meses

Diana Vasco disse...

Olá minha querida mamã! A minha Bia é mais nova que o João, mas julgo conseguir responder ás questões por ti colocadas.
Relativamente a dormirem de barriga para baixo, antigamente essa era a posição normal, depois de começarem a existir variadas correntes defendidas por médicos e psicologos, é que começaram a sugerir outras posições embora as opiniões n sejam unanimes. Por isso, eu acho que se o João gosta de dormir de barriga para baixo, deixa-o dormir, Até porque ele já se defende bem., e se porventura tossir, ou bolsar, enfim, ele já sabe defender-se, e para além disso n vamos pensar no pior, pq existem coisas que nós podemos sim prevenir mas nunca controlar. Quanto á sopa, eu por vezes passo bem, outras vezes deixo-a meia granulada de forma á Beatriz ir mastigando. Foi algo que comecei a fazer a partir do momento em que ela comecou a comer pão e bolacha, e como a minha médica quer integrar o conduto a partir dos 8 meses, optei por não passar totalmente para ajuda-la nesse processo. Quanto ao ovo, ela comeu ontem pela primeira vez e gostou imenso. MInha querida isto das regras é mto relativi, nada é exacto e a opinião dos médicos varia tanto mas tanto. A minha pediu para integrar agora o ovo, aos 7 meses, aos 8 integrar o peixe e começar aos poucos com o conduto, a partir dos 8. Estas ~são as indicações da minha médica, mas sei que outras fazem tudo diferente, enfim...

Uma beijoca mto grande!!!

Ana disse...

Olá linda, são sempre questões k nós pomos.
Acho k não há problema nenhum de ele dormir assim, ele já se consegue mexer bem.
A sopa sem passar tudo comecei só com 2anos até lá dava mas outras coisas.
A gema foi a partir do 1 ano.
Bjs

Sarita disse...

o meu tb dorme de barriga para baixo e olha não faz mal, deixa-o dormir como quiser!
quanto à sopa eu continuo a passa-la bem e dou-lhe alimentos mais sólidos e ela gosta das 2 coisas.
Qaunto À gema de ovo cozia na sopa ao mesmo tempo dos legumes, tipo a 10 mn do fim metia lá!
bjs

PatLeal disse...

1- João dorme como quer desde os 6 meses.
2- Gema de ovo só aos 12 meses, por causa de antecedentes alergicos dos pais.
3- A sopa passo bem na mesma, ele come é alimentos solidos, desde os 8/9 meses.

Jocas

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

O Xavier, apesar de não dormir sempre de rabo para o ar, existem vezes em que isso acontece e sempre o deixei à vontade. Eles já são granditos para que algo aconteça ;o)

Deixei de passar por completo a sopa aos 8 meses mas existem vezes em que passo-a totalmente, depende.
Mas deixei de me preocupar com isto, desde que soube que na creche passam TUDO :o/

Acerca da gema, que comecei a dar aos 9 meses com indicação da pediatra, podes ver este post http://osmilagresacontecem.blogspot.com/2008/11/ovo-caseiro.html

Beijos
Tété & Xavier