Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Fifth Birthday tickers

quinta-feira, 6 de março de 2008

Amamentar...

... em locais públicos.
Como só voltei para a cama por volta das 4h da manhã, passei o tempo a tentar ocupar a cabecinha pensadora ;o) Estava a fazer zapping e de repente veio-me à memória um programa da Oprah que já foi emitido há alguns meses, sobre a amamentação em lugares públicos.

Este é um tema rodeado de polémica nos EUA. Segundo este artigo, o acto de amamentar é feito neste país com algum pudor e muita discrição. Existem roupas especialmente desenhadas para o fazer, mantas para tapar o bebé, todo um cuidado para que não se vislumbre nem um milimetro do seio. Chegam inclusivamente a existir leis que permitem ou não a amamentação em público, consoante cada Estado! No mesmo site é relatado que uma mãe foi expulsa de uma loja da cadeia Walmart... porque estava a amamentar...

Ora, numa época em que se tenta incentivar as mamãs e futuras mamãs a amamentar os seus bebés, em que chovem sobre nós estudos e informação sobre os benefícios do aleitamento materno... e tendo em conta que não se trata de um acto de exibicionismo, parece-me hipócrita olhar de lado para uma mãe que decide amamentar o seu filho em lugares públicos.

Qual é a vossa opinião?

12 comentários:

Arco Íris disse...

A minha é muito simples: quem é a pessoa mais importante do Mundo para ti? o teu bebé. O que é o melhor para ele em termos de alimentação nos 1ºs meses? Mama. E importa-se de estar em locais públicos? de certeza q não... lol... Então... o resto é conversa! ;P Nunca tive problemas desses - tem mais cuidado o pai, que vai buscar uma fralda pa me pôr à frente do que eu, que vai com fralda ou sem fralda, o importante é o meu filhote papar quando tem fomeca! :) Centros comerciais e jardins, ou qualquer outro sítio, não me importa - é um acto de Amor e de partilha entre mãe e bebé, é lindo e quem não gostar de ver olhe para outro lado. ;)
Beijinhos e descansa quando ele deixa, linda... que o rapaz quer é ir "pá night".lol

Orange disse...

Interessa é k o bebé esteja bem!
Além disso, amamentar é um acto lindo!
Bjs

Cat disse...

Eu também penso que mais importante é amamentar o nosso bebé!Se isso significa adaptarmo-nos aos seus horarios de refeições e andar sempre com a mama de fora, então assim seja!Não vejo quel é o problema, é uma situação tão natural...
A minha cunhada, por exemplo, preferiu deixar de mamar e introduzir o biberão, a ter que andar com o bebé atras e com a mama de fora...há pessoas que continuam a não lidar muito bem com isso.Enfim...
Beijinhos

Liliana disse...

Eu nunca tive problemas, andava sempre com uma fralda comigo e quando ele tinha fome dava-lhe o peito, bastava tapar com a fralda, cheguei a fazê-lo muitas vezes no shopping... Mas agora também nos próprios shopppings existe os berçários e até têm sofás para se te sentires mais à vontade para lhe dar lá o peito...
è uma coisa natural da qual não devemos de ter vergonha, mas claro que também há algumas que já vi que andam com o peito quase á mostra para dar de mamar...

Mil beijinhos e vê se descansas...

PatLeal disse...

Ainda no sábado estava na zona de restaurantes do Shopping de Almada e dei peito ao João, estava com sede e muitas vezes prefere o peito a agua. Quem tivesse incomodado que se fosse embora, tb não mostro grande coisa, pq já temos os dois practica, mas se mostrares, acho que não há problema, vejo tantas mamãs a fazer isso. E se o bebé necessita.

Jocas

Sónia disse...

Eu acho que os americanos são por si só um povo de exageros e de falsos moralismos!
Haverá algo mais enternecedor do que uma mãe amamentar o seu bebé? Se o bebé tem fome vamos esperar para chegar a casa para lhe dar mama?
Pleaaaaaase!!

Romy Maria disse...

Como te entendo, passo horas a passear sem sono absolutamente nenhum... e a sentir-me uma autentica máquina de lavar roupa. Ainda estou para saber como é que uma coizinha tão pequena tem tanta genica para empurrar, rodar e xutar para tudo que é lado.

Quanto à amamentação, tu disseste tudo e tu sabes bem a resposta, os estudos médicos comprovam-no, a OMS e a UNICEF dizem para quem quiser ouvir que o leite materno É o melhor alimento que podemos dar aos nossos filhos, em exclusividade até aos 6 meses e como complemento até ... quando nos apetecer :)

Lembra-te sempre de uma coisa, os Estados Unidos elegeram duas vezes o Bush, logo não são para levar a sério nas suas opiniões :)))

Sofia disse...

Eu creio que estamos perante um problema de 8 ou 80. Aliás, nesse programa da Oprah dizia-se isso mesmo: que os americanos são um povo de dicotomias branco/preto, bom/mau, etc. Acho que o mais importante é encontrar um meio termo.
Pessoalmente, creio que se deve dar mama sempre que o bebé precisar, seja no metro, no autocarro ou onde calha. No entanto, sei que vou ser muito cuidadosa para não mostrar nada, porque não só não quero andar a mostrar a maminha ao "povo", como também não gosto de ver a "mama alheia"..loool. Mas acho que a fralda da praxe serve perfeitamente ;)

Anónimo disse...

Olá mamã, para mim o mais importante é a saúde dos nossos filhos e o amor que sentimos por eles.Para quê estar preocupada com pudores?! A mãe-Natureza é tão bonita...eu amamentei a Joana em qualquer lugar, sempre que ela o desejava porque ela está em primeiro lugar, sempre e em qualquer local!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

AnA disse...

Ola linda, quando a Glória era mais pequenina amamentava onde quer que fosse, mas tentava sempre tapar, pois as pessoas passavam e olhavam...
como a mamã Liliana já disse, existem berçários próprios para amamentar, para te sentires mais à vontade, eu continuo a dar peito à Glória, mas agora só nós duas partilhamos esse momento em casa( e o papá;)às vezes ) quando vou de compras coloco um iogurte na mochila e uma garrafinha de água...
BEIJO GRANDE Ana e Glória

SRC disse...

Olá Mara,
eu se calhar vou fugir um bocado á opinião das outras mamãs, mas é o que penso...
concordo que não há nada melhor que amamentar os nossos filhos; espero amamentar a minha Maria durante muito tempo; e não acho mal que se amamente fora de casa... mas há limites!!! Tal como já algumas maes disseram, podemos sempre por uma fralda a tapar a mama e faze-lo mais discretamente, podemos usar os berçários, podemos ir ao nosso carro e faze-lo lá sossegadas... E nao, nao sou moralista nem estou armada em púdica! So acho que não há necessidade nenhuma de sacar da mama á frente do "povo" e fazer do acto de amamentar um espetaculo publico! É um momento intimo entre mae e filho/a. E sou franca, tenho uma optima relaçao com o meu corpo, nao sou nada envergonhada, vou ser mae, mas incomoda-me ver maes de mama ao léu em qualquer lado, como se em casa estivessem. Nao gosto, pronto.
É uma questao de educaçao para com os outros...
Mas isto é so a minha opiniao, e é tao valida como qualquer outra.
beijinhos

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

Vindo dessa gente não me espanta nada!!!
Infelizmente eles são o povo mais preconceitoso à face da terra e julgam-se os maiores do mundo o que me acaba por chatear!
Um acto tão magnífico como amamentar ser proibido em público?!?! Só mesmo os americanos coitaditos...