Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Fifth Birthday tickers

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Das fraldas reutilizáveis

Têm sido muitas as pessoas que volta e meia me abordam com perguntas sobre as fraldas reutilizáveis. Por esse motivo, e para não andar sempre a repetir-me, decidi fazer um apanhado com as mesmas e com outras que fui encontrando em alguns fóruns, para tentar partilhar o melhor possível a nossa experiência com as fraldocas giras.
1 - Onde comprámos as fraldas reutilizáveis?
Na altura em que comecei a pensar nisso, e pelo que ia lendo no blog da mamã Irina, acabei por decidir-me pelas fraldas da Ecologicalkids. Têm muita oferta de fraldas e de outros produtos que me interessam. Apesar de conhecer outros sites e outros tipos de fraldas e de saber que pela net e em sites estrangeiros se arranjam fraldas consideravelmente mais baratas, continuo fiel às da Ecologicalkids por um motivo que para mim é fundamental: excelente acompanhamente pré e pós-vendas.

2 - Que marcas aconselhas?
É mais fácil dizer quais são as que temos, quais as que preferimos e porquê. Cada bebé é diferente e os gostos das mamãs também, por isso não é fácil recomendar apenas uma marca. Nós temos várias.

De tamanho único - que dão desde o nascimento até ao desfralde sendo, assim, as que ficam mais económicas - temos estas:

- BumGenius: são práticas e muito absorventes; são as primeiras a serem usadas se estiverem lavadas;
- Piriuki: gosto do sistema de fecho com velcro, mas não me parecem muito resistentes em termos de qualidade do material; existe agora uma nova versão das Piriuki que adoro! São mais práticas, na minha opinião, e muito mais resistentes em termos de material do que a versão anterior.
- Fuzzi Bunz: adoro!; têm sistema de fecho com botões; são das menos volumosas, a absorção é muito boa; para a Rita comprámos 11 tamanho XS porque ela nasceu pequenina; são perfeitas para recém-nascidos e deram até aos 3 meses;
- Wonderoos: são as que pomos ao João durante a noite - usamos os dois absorventes que trazem mais um naturalbaby - parecidos com os purebaby - e aguentam mais de 12 horas de xixis; são as mais volumosas e por isso preferimo-las para a noite; Também têm uma nova versão, muito diferentes da primeira, mas igualmente eficaz. São menos volumosas, são muito mais bonitas e fofinhas - têm o exterior em veludo - e os absorventes são óptimos.
De tamanho variável - S, M e L - temos estas:
- Bitti D'lish: juntamente com as blueberry são as fraldas mais bonitas e fofas; são pouco volumosas; para os xixis do João aguentam apenas 2 ou 3 horas; para os xixis da Rita têm sido mais que suficientes; durante os primeiros 3 meses foram as fraldas que lhe colocámos durante a noite e, tendo em conta que ela dorme a noite inteira desde as 2 semanas, posso garantir que não tivemos uma única fuga. Se estiverem lavadas e disponíveis são sempre a nossa primeira escolha; Com 4 meses e meio o tamanho S ainda lhe servem e vão dar, garantidamente, para mais uns meses;
- Blueberry: adoro; são muito resistentes; os absorventes são fantásticos;
- Swanddlebees: gosto, mas demoram uma eternidade a secar; só tenho uma;
- Drybees: gosto, mas não é das minhas preferidas; são bastante resistentes;

3 - São volumosas?
Sim, são mais volumosas que as fraldas descartáveis, no entanto, nunca deixei de vestir esta ou aquela roupa ao João por causa disso. Ele usa jardineiras, calças de ganga e calções normalíssimos. Só com os pijamas é que temos o cuidado de comprar um tamanho acima porque durante a noite colocamos mais absorventes que aumentam o volume da fraldoca.
4 - Como fazes fora de casa? E na creche ou quando ficam com os avós? E quando vais de férias ou fim-de-semana?
Para nós nunca foi uma complicação. Encaramos a situação da mesma forma que faríamos com as descartáveis, a única diferença é que em vez de pormos a fralda no lixo guardamo-la num saco impermeável com fecho - não há vestígios de cheiros! Levamos sempre o saco muda-fraldas com a quantidade de fraldas reutilizáveis que achamos necessárias, as toalhitas reutilizáveis - que se podem molhar nos fraldários; costumamos andar com uma pequena garrafa com vaporizador cheia de água para quando não temos torneiras à mão - e o creme. Quando o João fica na avó temos o cuidado de lhe deixar das fraldas que fecham com velcro porque são mais práticas e ela nunca se atrapalhou nem se recusou a usá-las. Quando vamos de férias ou fim-de-semana para algum hotel ou alojamento que não tenha máquina de lavar temos que usar das descartáveis. Se tivermos máquina de lavar à disposição, nem pensamos duas vezes e levamos as fraldas reutilizáveis connosco.
5 - Como lavas as fraldas? Há que põ-las a lavar diariamente? E o tempo de secagem? E a despesa de água, detergente e tempo?
Nós temos fraldas que cheguem para lavar dia sim, dia não e dá sempre para fazer uma máquina cheia, não havendo qualquer desperdício de água ou detergente. Faço um programa para roupas delicadas a 30º com pré-lavagem e uso o detergente Xau Colónia de bebé. As fraldas da Ecologicalkids não se põem de molho! Também não se pode usar lixívia para não danificar os tecidos nem se passam a ferro. Depois de lavadas, se estiver a chover, estendo as fraldas dentro de casa e os absorventes ponho na máquina de secar. Se estiver bom tempo vai tudo para o estendal e secam depressa. Por norma, quando está de chuva lavo-as e estendo-as à noite para estarem secas na manhã seguinte. Se estiver sol, tanto faz porque secam em poucas horas. Depois de secas ponho os absorventes nas fraldas deixando-as todas preparadas para serem usadas. Costumo fazer isso à noite enquanto vejo televisão.
6 - A casa não fica a cheirar a fraldas sujas?
Nada disso. Comprámos dois sacos impermeáveis para balde e comprámos um balde grande com tampa no Ikea. Temos o mesmo ao lado do muda-fraldas na casa-de-banho e o cheiro apenas se sente quando o abrimos para colocar uma fralda suja.
7 - Em relação à absorção, aguentam o mesmo tempo que as descartáveis?
Depende dos bebés e depende da marca das fraldas que se usam. Em relação ao João, por exemplo, as bumgenious aguentam mais de 4 horas. As wonderoos com um absorvente extra aguentam 12 horas. As bitti têm que ser mudadas com mais frequência - de 3 em 3 horas. Nós tentamos sempre mudar de 3 em 3 horas, mas quando sei que vou demorar mais um pouco escolho as mais absorventes ou acrescento um absorvente.
...
Para já é esta a compilação de dúvidas. Se forem surgindo mais questões vou actualizando e re-publicando este post.

8 comentários:

Unknown disse...

Isso é que foi uma aula sobre fraldas reutilizáveis. Explicaste mt bem e confesso que me senti uma ignorante sobre o assunto. E o detergente? Nunca tinha ouvido falar.
Já vi que és expert em ecologia. Muito bem. Há que preservar o ambiente.
Beijinhos

Ana disse...

Gostei imenso da tua descrição... nós por aqui tb somos adeptos das fraldas reutilizáveis, e tb nos aconteceu exactamente o mesmo que a ti com as Naturalbaby... eu pensava que era só a minha nabiçe!
Obrigada pelo post que de certo vai ajudar muita gente!

mãe pimpolha disse...

Isso, mete-me o bichinho, mete. LOL
Beijocas

Susana Happy Days disse...

Adorei o post :D
Nós para já ainda estamos a usar apenas as descartáveis, porque as de pano que temos são só a partir dos 4 kg, e a Princesinha nasceu abaixo dos 3 kg.(ofereceram-nos um pack da marca Kushies, são giras)

Mas já estou com uma lista da Ecologicalkids para ir comprar directamente na loja... o que é uma perdição!

Já agora, falaste que conheçes sites que podem ficar mais baratos, por acaso podes dar um ou outro para consulta?

Beijinhos e obrigada pelo post :D estou ansiosa por começar a usar as fraldas!

Anónimo disse...

Olá!
Aodrei as tuas aulas. Por acaso tenho fraldas reutilizaveis acho que são as blueberry não tenho a certeza pois foi um casal amigo que nos ofereceu.
Realmente poupa-se muito.
Deixei de as usar para saidas no inverno pois haviam certas roupas que não serviam com as fraldas, mas vou recomeçar o uso, mas diz-me uma coisa como fazes para a fralda aguentar toda a noite? É que uma vez meti-a a dormir com uma dessas fraldas e o xixi saiu pra fora.
Podes responder para docematilde@hotmail.com

Palco das Brincadeiras disse...

olá, parabens pela descrição. Aprende-se imenso, eu uso tambem mas nao comprei das marcas mais caras, comprei gyzzo e outras mais economicas, mas comuns absorventes extras funcionam ás mil maravilhas. estou muito contente e a minha bebe tambem.

Sílvia disse...

Olá...
Ofereceram-me um Kit dessas fraldas e estou aqui a "investigar" sobre o assunto.
Entretanto, enviei o link deste post para a minha colega, que trabalha numa empresa de tratamento de resíduos e que estão a fazer a distribuição desses Kits (foi ela que me ofereceu), para ela poder explicar às mães com mais conhecimento de causa. Espero que não te importes.
Beijinhos

Unknown disse...

Eu optei por comprar as bamboozles, da Totsbots (que infelizmente nao envia do UK para Portugal), atraves da ecoprodutos.net. Sao fantasticas e tem capas com cores lindas. E absorvem mesmo, mesmo bem. O Gui pode dormir uma noite inteira sem se queixar. Ja nao recomendo as Pop'n'gro. Pelo menos conosco, deixam passar imenso xixi (e ja foram lavadas muitas vezes!) e temos sempre de mudar a roupa ao Gui, ou usar com as capas da Totsbots.
Beijinhos