Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Fifth Birthday tickers

terça-feira, 17 de junho de 2008

Consulta dos 2 meses...

... no Centro de Saúde, na Pediatra e vacinas...

A tarde de hoje foi dura para o João...
...
Ao princípio da tarde lá fomos nós ao peso e à consulta dos dois meses no Centro de Saúde. A médica, como sempre, foi impecável e tranquilizou-me em relação ao peso do João. Ela diz que cada bebé tem o seu padrão de crescimento e que o João tem aumentado de peso regularmente e sempre dentro dos mesmos valores. Está óptimo, portanto! E também desvalorizou a questão dos percentis que me andava a angustiar... Temos um bebé elegante ;o) Na opinião dela, e se eu conseguir, mantemos a amamentação exclusiva até aos 6 meses.

Depois desta consulta fomos às vacinas... nem me quero lembrar da besta que lhe espetou as agulhas nas perninhas... foi uma grande bruta... Claro que o João chorou quando sentiu as picadas, mas depois acabou por acalmar na maminha, claro... Daqui a um mês lá voltaremos...

Desta vez, para não me esquecer de nada, levei uma extensa lista de questões para colocar à pediatra do João. Ela, quando viu o papelinho, ainda tentou expulsar-nos do consultório, por sermos uns papás muito chatos, LOL! Estava a brincar, claro e respondeu prontamente e com muitas paciência a cada item. Vou colocar aqui todas as questões e respectivas respostas.

1 - Como limpar o nariz ao João?
Pôr umas gotinhas de soro fisiológico nas narinas e aspirar com o Narinel, quando não conseguirmos tirar com a pontinha do cotonete.

2 - Devemos começar a impôr horários e rotinas ao João (para mamar, dormir, tomar banho...)?
Sim. E tendo em conta que o habituei a andar sempre de mama na boca, esta rotinização é urgente... O João tem feito os horários que quer e bem lhe apetece para tudo. Por exemplo, ontem adormeceu profundamente às 20h e não tive coragem de o acordar para tomar banho. Deixei-o dormir e ele só acordou às 5h30 da manhã para mamar! Dei-lhe banho de manhã. Errei... devia ter-lhe dado banhinho por volta das 23h, e depois dar-lhe mama e colocá-lo a dormir. Ela referiu ainda que não é aconsevável acordá-los depois da meia-noite para comer. Eles acordam sozinhos, se tiverem fome (atenção que isto é só a partir do primeiro mês). Como o João volta e meia dorme mais de 10h seguidas, ela sugeriu que o acordasse por volta das 23h/24H para lhe dar de mamar, mas nunca depois dessa hora.

3 - Quando e como mudar o João para a cama de grades?
Tendo em conta que a nossa primeira e única tentativa não deu em nada, ela sugeriu que o fizéssemos o quanto antes. Recomendou que puséssemos uma música relaxante ou mesmo um rádio ligado baixinho para ele ouvir alguns sons de fundo e não se sentir sozinho, dar-lhe um beijinho de boa noite e esperar. Claro que nas primeiras noites vamos ter berreiro quase garantido... Se assim for, devemos lá ir de vez em quando para o aconchegar e reconfortar e voltar a sair depois. Muito importante é que ele não nos consiga ver da sua caminha... Ora, nós temos a cama dele ao lado da nossa e vai ter que mudar de sítio, mesmo que fique mais uns tempos no nosso quarto.

4 - Luz de presença. Sim ou não?
Sim, desde que seja fraquinha.

5 - Vício de mama... Mamã desesperada e à beira de um ataque de nervos... O que fazer?!
(o que ela se riu com esta pergunta...)
Segundo a pediatra, os bebés com a idade do João já devem aguentar 3 ou 4h entre mamadas, no mínimo! Ora... o João durante o dia chega a mamar (chuchar...) de 1h30 em 1h30... PROIBIDO... Sugeriu que eu tirasse algum leite com a bomba e que lhe desse o meu leite como suplemento depois das mamadas da tarde. Ela teve o privilégio de assistir a uma das birras do João a exigir a maminha... (que vergonha, lol...). Se não resultar, recomendou que tente dar suplemento de lata (S26 Golden) no fim das mamadas, mas vamos tentar evitar esta solução. Resumindo... tenho que habituar o João a deixar de me ver como uma vaca leiteira... Se ele estiver muito agitado podemos dar-lhe um bocadinho de chá de funcho para ver se ele fica mais tranquilo e sugeriu que desse uns passeios com ele, para ver se tira as maminhas da ideia, LOL!

6 - Peso...
O peso do João andava a dar comigo em doida... ele é lingrinhas e pronto... Ela lá explicou que não há dois bebés iguais e que o João está muito bem e recomenda-se, mesmo estando abaixo do percentil 25... São só números, disse ela... (assim sendo, temos a pediatra e a médica de família em sintonia e de acordo uma com a outra). O João está com 4,180 kg e 55 cm.

7 - O que vestir ao João quando está muito calor?
Quando estiver o calorão que esteve a semana passada pode andar de fatinho de algodão de manga curta e calção, desde que devidamente protegido com protector solar (não esquecer as orelhas e a testa). Se estiver como hoje, sol, mas vento frio, pôr uma camisolinha de manga comprida de algodão por cima e umas meias, por exemplo.

8 - Quando oferecer água ao João?
Já o podemos fazer, devidamente fervida.
...
Aqui fica o rescaldo da nossa tarde.
O João está um bocadinho febril e murchinho por causa das vacinas e já lhe pusémos um supusitório de Ben-U-Ron 125. Está agora a dormir ao colinho do papá...

15 comentários:

Liliana disse...

Ainda bem que está tudo bem com o João, ele vai ser elegante como o Rodrigo. Estão a estudar para modelos!!!

Mil beijinhos grandes...

liliana disse...

eheheheheh

O João é um bebé elegante! Eu nunca consegui perceber bem isso dos percentis, porque há percentis baixos quando na realidade o bebé até está bem, está a crescer de forma saudável.

Acredito que todas as tuas dúvidas tenham sido esclarecidas. Eu também já tenho algumas para colocar amanhã ao obstetra: herpes labial (que já me acompanha há uma semana), o uso de cinta na gravidez e se posso tirar os pêlos me nasceram à beira do umbigo. A maioria das pessoas diz que não, que faz mal, mas eu detesto. Não são muitos, mas eu não gosto nada de ver. Alguns já arranquei com a pinça! LOL

Estou cagadinha de medo por causa da consulta. Estou ansiosa, como é natural, mas estou cheiiinha de medo.

Assim que puder, dou notícias.
Beijinhos :)

Teresa disse...

Fico contente!
Sabes aconteceu-me o mesmo com 1 mês e tal... a Maria só queria mamar... ia indo à loucura... acabei por lhe dar suplemento durante 4 dias e depois ela lá foi criando o seu ritmo.
O pediatra da Maria diz umas coisas diferentes da pediatra do João... :)
Fico mesmo muito feliz por ti e por o peso do João estar bem!
um grande beijinho
teresa

SRC disse...

lolol, o teu filho é um espertalhao! ta provado q é um verdadeiro macho! maminha é q é bom!!! chama-lhe parvo... lololol aposto q o pai lhe anda a ensinar umas coisas ás escondidas, lolol.
fico feliz por voces!
e a ver se combinamos um lanchinho :)
beijocassss

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

Pois imagino como te sentes!
Eu sempre habituei o Xavier a mamar de 3/3h e à noite sempre atrasei as mamadas e dormiu sempre etre 6 a 8h e já me sinto uma "vaca leiteira" que fará tu que andas sempre com elas de fora! LOL
Agora a sério... tenta dar-lhe horários e regras para mamar senão daqui a nada dás em DOIDA!
Eu sempre achei que dar de mamar é um espectáculo (e até é) mas chega a uma altura que parece que não fazes mais nada e começas a ficar SATURADA!
É assim que estou a ficar... mas faço TUDO para que amamente em exclusivo até aos 6 meses e depois se verá até porque o meu leite começa a escassear em certas horas do dia... a ver vamos ;o)
Tenta que vais ver que ele se habitua logo a novos horários.
De resto o João está óptimo ao nível e ritmo dele!
Existem pessoas baixas, altas, magras e gordas por isso o importante é que ele esteja bem e ao que parece está cheio de saúde!
Beijos
Tété & Xavier

Ana disse...

ainda bem k está td bem com o João a médica parece ser um amor. eu tb ia e ainda vou com a listinha atras de mim.
Bjs

eu mesma! disse...

olá linda... adorei este post... fiquei muito mais esclarecida sobre muita coisa, mesmo ainda sendo muito cedo... 22 semanas...portanto...

Ainda bem que com o joazito está tudo optimo.

Obrigado por partilhares estes momentos tão importantes e interessantes...

beijinhos grandes

ps... pois eu só ali akela "história" da constança depois..ups..

Anónimo disse...

Olá querida mamã, foi, sem dúvida, uma consulta muito esclarecedora. Nos dias de mais calor, eu visto à Joana uns bodies de alcinhas, 100% algodão, e ela adora!
Imagino o quanto deva ter custado ao João (e a ti também) as vacinas, é sempre o grande senão...mas dentro de breve ele deixará de estar murchinho...
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Sofia disse...

Eh eh! Já vi que és cá das minhas, eu também vou fazendo a listinha das perguntas para a consulta.
Quando está muito calor so visto um body de mangas curtas e peugas ao Miguel, excepto se é para sair de casa, aí vai com as suas belas jardineiras por cima do body.
Em relação às vacinas, a pediatra aconselhou-me a pôr um benuron meia hora antes da vacina porque assim não sofre tanto os efeitos do durante e do pós vacinas.
Bjocas

Mara disse...

Ena tanta pergunta... Se ela te tivesse "posto a andar" não me admirava... Tou a brincar!!
Eu nunca levei o papelinho das perguntas e esquecia-me sempre de alguma coisa.

Bj grande ao João e aos papás também.

Tita disse...

Olá! izeste bem em levar lista de perguntas, eu tb levo sempre, escrevo mesmo no boletim de saúde, naquele espaço para os apis escreverem as dúvidas. Assim recordarei sempre as perguntas (algumas patéticas) que tinha para fazer!
E ainda bem que partilhaste coma agente, já esclareci algumas coisas nas quais tb tinha dúvidas.
O teu João é lingrinhas, então bem-vindo ao clube! A Marta de gorducha não tem nada! O que interessa é eles estarem bem.
Como a Sofia disse acim, a mim tb me disseram para dar o benuron antes das vacinas e é o que eu faço.
Bjocas

mamã ET disse...

Oi, que bom que o joão está optimo!!!
A Rafaela com 2 meses tinha 4380g e 54cm, como vês não é grande a diferença! Mas a minha piolha já estava com alimentação mista (suplemento e mama). É que passei por uma situação semelhante, tinha a Rafaela sempre agarrada à mama, de noite e de dia! Mas o motivo era porque não tinha leite suficiente para ela...
O que interessa é que o João está optimo!!
Em relação ás vacinas, são um mal necessário...
Jokitas

Tita disse...

Bem eu acima só escrevi baboseiras!
izeste=fizeste
apis=pais
coma agenta= com a gente
Enfim...

Maria José disse...

Ainda bem que está tudo bem com o João e ele está optimo de peso e de comprimento, ena tantas perguntas que fizeste mas olha isto de ser mãe de 1ª viagem são tantas duvidas que fizeste muito bem e já me ajudaste nalgumas situações.
bjs

Cat disse...

Olá minha querida amiga,
como está lindo o teu filhote.
Eu também tenho esse problema do vicio da mama, ando sempre com ela de fora...tenho de falar nisso ao pediatra.
Acho que vou copiar algumas das tuas questões para levar ao meu pediatra...
Beijinhos