Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Fifth Birthday tickers

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Conversa daquilo que a gente sabe

(do desfralde e da grande falta de vontade que tenho em iniciar este processo)

Com o João a coisa correu bem. Esperámos pela altura "certa", em que ele já identificava o xixi e o cocó e se sentia desconfortável com a fralda suja, e a coisa coisa deu-se sem stress e sem grandes percalços. No belo dia em que ele se quis sentar no penico fez logo um xixi ou um cocó - já não me lembro - e daí para a frente nunca mais lhe pus a fralda  - só à noite.

Com a Rita já tive alguns sinais, mas cheira-me que a miúda vai ser mais difícil que o irmão. Há uns tempos tivemos um cocó no penico, mas depois desinteressou-se e passou a olhar para o dito cujo como se fosse um brinquedo. Começou a achar mais graça ao redutor - deve sentir-se mais importante lá no alto do trono - e a ideia dela era gastar-me km de papel higiénico sem ter feito nada, para limpar o pipi. Acabou-se o papel e começaram as birras por causa do papel.

Hoje foi atrás de mim para a casa de banho, contemplou-me durante alguns minutos - tenho uma vaga ideia da existência do conceito de privacidade -, disse "cocó", tirou os calções e a fralda e, como o "trono" estava ocupado, sentou-se no penico. Nada. Quando saí da casa de banho, ela veio atrás de mim de rabo ao léu e trouxe o penico. Quando dei por ela, poucos minutos depois, estava a pôr papel higiénico lá dentro e, já eu me preparava para ralhar, quando reparei que o papel - e as mãos dela... - estava molhado. Dentro do penico estava um belo e grande xixi.  Em vez de ralhar por causa das mãos sujas fiz uma grande festa e levei-a ao bidé para lavar as mãos.

Aguardam-se as cenas dos próximos capítulos.

11 comentários:

Ana Costa disse...

Por aqui também não está a ser muito fácil... mas vamos tentar ter calma e ver como se vai desenrolando....:)

Maria disse...

Olá!!
Sabes, Mara, tiveste muita sorte com o desfralde do João. Não sei que idade é que ele tinha, mas foi bem rápido.
Como a minha pipoca é de dezembro, comecei a tentativa de desfralde quando tinha ano e meio. Não correu bem: era imatura demais. No ano seguinte, com dois anos e meio, a coisa deu-se rapidamente. Alguns percalços iniciais e num instantinho estava feito o desfralde de dia e de noite. Pode ser que ela ainda não esteja bem preparada, mas vai continuando a tentar. Força! Parece que nunca mais é e quando dás por isso, está o desfralde feito. (Mas há dias em que o chão ganhava 6 a 0 ao bacio) ;)
Beijinhosssssssssss
Maria

Barriguita disse...

também sou apologista que não vale a pena começar cedo, mas sim quando eles estão preparados. com o Pedro fiz assim e foi desfralde completo, de noute e de dia, aos 2 anos e 4 meses. sei que a Clara na escolinha já faz no pote, mas porque se sentam cada um no seu e acaba sempre por sair dali alguma coisita. em casa ainda não fizemos tentativas, porque me parece cedo... acho que lá para setembro penso nisso!

Nocas disse...

lol
A cena do desfralde promete, lol
Vou começar tb nas nossas férias. Quanto a ti boa sorte, não desistas!!!

Paula disse...

Eu tive uma muito má experiência com o Henrique por isso desta vez vai ser diferente.
A Luísa pede para ir à casa de banho todos os dias de manhã, gosta do ritual e ficamos as duas a ler uma revista e entretanto ela faz xixi e coco.
Depois ponho a fralda e começa o dia. Primeiro vou criar esta habituação à sanita, sem forçar, só aproveitando a vontade dela, que por agora, tem sido diária.
Quando (e sinceramente vou dar-lhe todo o tempo do mundo) ela se recusar a usar fralda eu começo a tirar-lhe a fralda. Primeiro habituar à sanita, depois tirar a fralda.
Limpei muita porcaria há muito pouco tempo, não tenho paciência para fazer isso outra vez.
Elas ainda são muito pequeninas :)

Andreia disse...

Parece que a vontade própria impera neste tema (também), até nos avanços e recuos. E é quando deixamos de nos preocupar que a coisa corre melhor!
Bjs

Luna disse...

boa miúda, a mim desfralde foi mais fácil na + nova,ela deu sinal fazemos coisas sem pressão como foi na altura da praia correu mto bem.
pode ser mais fácil que pensas.
bjos

Catarina disse...

Estou a pensar no assunto....mas a vontade é muito pouca...Não sinto a criança preparada pelo que vou esperar :)

Gaiatas disse...

Quando se começa não se pode desistir.. eles aprendem, com o seu tempo!

Paciência! Beijocas nossas*

mãe pimpolha disse...

Meu Deus, como odeio essa fase.
Beijocas

Full-time Mom disse...

À minha não lhe vejo sinais nenhuns de poder fazer o desfralde! Avisa quando está a fazer, mas ainda não consegue reter. Por exemplo, às vezes no banho começa a fazer e eu, para ver se já consegue digo-lhe "não faças xixi!" mas ela não consegue parar. E já faz 27 meses esta semana... Bjs