Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Fifth Birthday tickers

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

O Natal...

... foi estranho. Deveria dizer que foi fantástico, o primeiro Natal com o João... mas não. Foi estranho, tenso e stressante. Achei que conseguia fazer como é habitual, mas o João é bebé. Precisa de mim... mais do que os presentes por embrulhar e os doces por fazer. Sinto que o negligenciei um pouco durante estes dias. Sempre a correr, sempre atarefada, sempre com pressa. Sempre prestes a rebentar. Não funciono bem sobre pressão. E espero não me esquecer. E desejo que para o ano seja diferente, temos um bebé e é ele a nossa prioridade. Acabaram-se as maratonas e estafetas para estar em todo o lado e com toda a gente. As pessoas mudam, as famílias também. E os hábitos e tradições adaptam-se. E adaptar-se-ão.

Passei o dia 23 a fazer as compras de última hora e enfiada na cozinha. Dia 24 fomos para casa dos meus pais. Às 21h o João já dormia e só acordou às 6h30 para o leitinho. Passou a manhã com uma crise de mãezite aguda e com razão. Só acalmou quando chegou a minha avó materna que o encheu de miminhos (os que não lhe dei porque estava a fazer outras coisas...). Dia 25 voltámos para casa para ir almoçar a casa dos meus sogros. O João ressentiu-se da correria e acabou por fazer uma birra descomunal que acabou com ele a dormir das 15h até às 17h30... Viemos para casa. Chorou, fez birras, absorveu as energias estranhas que trouxemos connosco. Acalmou com colinho do papá e festinhas da mamã. Brincou, andou ao meu colo, tomou banho e jantou. Voltou a notar-se a tensão e esteve a chorar das 21h30 até às 22h30... parecia que estava desconfortável... cheio de sono, mas qualquer coisa não o deixava dormir... ben-u-ron... acabou por adormecer. Ele e eu que, duas semanas depois, consegui dormir 8 horas seguidas sem interrupções!

E para o ano espero que seja diferente. Em nossa casa, sem correrias, sem andar com a casa às costas. Com serenidade e em paz, como deve ser.

24 comentários:

Maria José disse...

Então amiga tens de te acalmar, e
olha nem correu mal,
E é para o ano há mais não fiques triste.
bjokas grandes

Sofia disse...

Bem, deixa-me que te diga que escrevi na agenda de 2009, no dia 1 de Dezembro NEM PENSAR EM FAZER NATAL EM CASA.
Só para teres uma ideia de como correu, LOL. Estou a rir-me mas não teve piada nenhuma. Não tem a ver com o sítio onde se faz o Natal, mas com o facto de os nossos canininhos serem bebés e precisarem de paz e sossego e muita atenção nossa (que nestes dias é quase impossível de dar). Eu só imagino se eu estava farta de tanta confusão, imagino o Miguel, coitado...Eu superstressada a tentar comandar as tropas e o puto a berrar a torto e a direito...foi mesmo o caos.
A parte fixe é que este ano já está, LOOOOL
Bjoquinhas e prepara-te para a passagem de ano LOL

Orange disse...

Imagino que, com bebés, seja complicado andar em correrias de um lado para o outro... Eles apercebem-se de tudo e não se sentem tranquilos.
Verás que o próximo Natal será passado em serenidade!
Bjcas

Olinda Dinis disse...

Pois é, imagino, eu não andei nada stressada, correu tudo bem. A passagem de ano é que se avisinha pior...
Beijinho

Anónimo disse...

Olá querida Mara, os bebés ressentem-se muito, é verdade. Até a Joana se ressentiu, apesar de não ter feito birra. Mas a nivel de horários de alimentação e a nivel do sono, ainda estamos a "redefinir" tudo novamente...tudo bem, foi apenas um dia mas que faz, muitas vezes, toda a diferença. O que importa é que estejam bem!
Beijinhos xl,Sofia,Pedro e Joana

mamã ET disse...

Olá mamã, pronto, já acabou e não deve ter sido assim tão mau! Afinal foi Natal...
Eu não descurei os horários da Rafa, dormiu á mesma hora e comeu tal como é habitual e por muito criticada que tivesse sido, e fui! Não me arrependo! ela é o mais importante e não tem que ter horários diferentes só porque é Natal! É cansativo andar cpom a tralha ás costas, mas felizmente pais e sogros moram relativamente perto e os nossos horários foram condicionados pelos da Rafa...

Agora calma que vaio tudo voltar ao que era! E o Joni está um fofo!!! Lindo!!!

Jokitas

Mara disse...

Como eu te compreendo! Mas acredita que fazer na nossa casa além de termos o mesmo trabalho ainda ficamos com a casa toda por limpar.
Beijinho

Anónimo disse...

Entao Mara nao deve ter sido assim tao mau, ja se sabe que os bebes se ressentem mas vais ver que volta tudo a normalidade dentro em breve.
Pensa que para o ano o Joao ja e mais crescido e tudo correra melhor.
Anima-te linda

Beijocas

Anónimo disse...

Pois é.....com bebes deve ser muito complicado e quando as familias são grandes ainda pior.
Este ano já passou e vais ver que para o ano tudo corre melhor.....
Beijoquinhas

http://susel.blogs.sapo.pt

Teresa disse...

Amiga como te percebo! andei com a Maria às compras e ela odiou e ressentiu-se. Por isso parei e dei-lhe todo o meu tempo! Jantar de Natal cá em casa nem pensar! este ano foi em casa dos meus cunhados na véspera e no dia em casa da minha mana! nem pensar em pôr a mesa e lavar louça com a Maria a pedir atenção. Andámos com a casa às costas ehehehe mas sem preocupações logísticas.
vais ver que para o ano é diferente!
beijos
teresa

Mafalda disse...

Como te entendo, por aqui foi parecido, para o ano há mais e melhor assim espero ;)
Beijinhos felizes

Liliana disse...

Eles quando são pequeninos ressentem-se mais, ainda mais no primeiro ano, mas para o ano ele já vai estar maior e já não vai ser assim...

Mil beijinhos grandes e um bom fim de semana...

liliana disse...

Aqui correu bem (farei um post mais tarde sobre o nosso dia), mas no próximo ano não sei como vai ser... Pensámos em retomar os nossos hábitos, mas lá está... O pequeno vai ressentir, já que andaremos de um lado para o outro...
A ver vamos...

Espero que o ano novo seja melhor e que o João esteja mais sossegado.
Beijinho

Um pedaço de azul... um BloGui diferente disse...

Tenta ficar mais calminha... e nem foi assim tão mau... pois não?
Beijos grandes e boas entradas para 2009

mãe pimpolha disse...

Para o ano vai correr melhor de certeza.
Beijocas

Anónimo disse...

Há quem passe uma vida inteira sem descobrir, sem dar importância ao que verdadeiramente o é....

PAZ e SERENIDADE !!!

eu mesma! disse...

olá... eu partilho da mesma opinião... este ano estragaram-me os planos e foi uma confusão... tentei com que não fosse para ele mas acho que acabou por ser. Enfim... continuo a odiar estas epocas que são só confusões correrias e afins... Para o ano há mais e se me sair o euromilhoes será bem longe desta gente toda... que são uma praga... tambem passei por isso das compras... aquelas para fazer os doces... e tal faltava isto e aquilo e levei-o... no dia 24 pela manha... até aproveitei e entreguei os presentes aos afilhados... não dá , não tenho paciencia fico irritada ele tambem... e ora porque é grande e hora porque é giro e ora porque isto e aquilo e tapa e destapa e acorda e adormece... enfim... o Natal poderia ser eu e ele... era tão mais fácil.... A passagem não há planos... não há e que eu os faça não vai haver já dei por se "colarem" para virem aqui para casa mas , não , ninguem se safou que não dei saida! Deixem-me viver um pouco so como meu filho.... é tudo novidade para as pessoas... tudo serve...
um beijinho para ti e para o jõao.

Unknown disse...

Para o ano há-de ser melhor. Tentamos agradar a todos e no final quem se lixa são os nossos filhoes. O nosso foi cá por casa e (incrivelmente) até correu bem!Embora tenha a casa num caos... Beijocas!

PatLeal disse...

Ora bem, nem mais, para o ano em vossa casa sem stress, por aqui vai ser o mesmo.

Jocas e espero que haja dias mais calmos

Lurdes Silva disse...

Respirar fundo, sem stresses. Para o ano vai ser melhor, vais ver.

Bom Ano

Lurdes

Mamã Pirata disse...

Pois é ...os mais pequenos n sabem o pq da rotina ter alterada e ressentem-se cm isso.
Mas tb te digo ,pro ano se for em tua casa tb n terás descanso.

UFA!!!

...que trabalheira.EHEHE!

Bom Ano Novo,tentem relaxar agora.

Ângela Vieira disse...

Para o ano corre melhor!
O nosso correu muito bem, nem estava à espera de tanto de um bebé com 9 meses!

beijocas!

Mamã babada! disse...

Eu compreendo-te bem. Por esta familia temos 2 bebés, a minha e uma sobrinha de 5 meses. Passamos o Natal juntos em casa da minha mana. Correu tudo bem, mas a nossa mãezona é que n saiu da cozinha, as compras dividimos por todas e as princesas até colaboraram e estiveram calminhas. Os papás tb ajudaram e tomaram conta delas. Para o ano será identico, as necessidades delas e das outras 3 crianças mais velhinhas em primeiro lugar, sem grandes alterações de hábitos e tudo será calminho.
Vais ver q vais encontrar a melhor solução para as festividades seguintes!

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

Pois nem quero imaginar o stress… mas aprendesse e para a próxima será melhor com todas a certeza!
Mas certamente teve coisas boas ;o)
Beijos
Tété & Xavier
P.S. - Já estava com MUITAS saudades vossas!