Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Fifth Birthday tickers

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Trocas e baldrocas

A ida ao Centro de Saúde para o peso foi, simplesmente, lamentável.

A enfermeira deixa muito a desejar... a médica ficou de marcar a consulta na terça-feira à tarde e nada, temos que lá voltar na sexta para saber alguma coisa. O George foi lá ontem e deram-lhe um boletim de saúde que não era o do João... ainda bem que ele deu pela troca... Espero que não dêem sumiço ao nosso!

As condições da sala de enfermagem são de fugir! A enfermeira enfiou, literalmente, 4 ou 5 crianças de 5 e 6 anos, bebés recém-nascidos e respectivos pais e mães na mesma sala (minúscula e com uma temperatura que devia rondar os 30 graus centígrados ou mais...), tudo nuzinho e ao monte à espera dos respectivos pesos e medidas.

O peso do João deu 3,160 kg, muito inferior ao que tinha dado na farmácia (3,250 kg), mas ligeiramente superior ao peso à nascença (3,150 kg). Perguntei se era normal e a resposta foi: "é das balanças". Tendo em conta que o João na maternidade foi pesado em 4 balanças diferentes, mais uma na farmácia e uma no centro de saúde, a conclusão a que chego é que não sabemos, afinal, a quantas anda o peso dele... A sra. enfermeira achou o peso bom e disse que se ele aguenta duas horas entre as mamadas é porque está satifeito e o meu leite é suficiente... Esclarecedora?! Não me parece... Fiquei atarantada. Fiquei irritada. Fiquei revoltada.

Resultado: haja dinheiro para ir a um pediatra particular... Assim faremos, já temos consulta marcada para a próxima terça-feira.

17 comentários:

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

Sim infelizmente o nosso Sistema Nacional de Saúde é uma MERD... por isso fiz logo um seguro de saúde mal o Xavier nasceu!
Se têm possibilidades consultem um pediatra particular e se não estiverem satisfeitos troquem as
vezes que forem necessárias... tudo pelos nossos filhotes!
Mas de qualquer forma não fiques muito stressada com o peso porque nos 1ºs 15 dias é normal os bebés perderem até 10% do peso com que nasceram.
Beijos
Tété & Xavier

Liliana disse...

Linda, em relação ás balanças elas variam muito e nós cá sabemos bem o que é andar a correr para as balanças!!!!

Posso te dar um Conselho?!
Pesa-o sempre na mesma balança (eu era numa da farmácia, onde podia lá tirar a roupa e tudo)e tem sempre essa como referência. Eu ia sempre mais ou menos á mesma hora e nos dias que ia ao pediatra já sabia a diferença entre uma balança e outra e assim era muito mais fácil...

Não te preocupes que eles emagrecem sempre nos primeiros 15 dias, podem emagrecer até 300g, foi o que nos disseram na maternidade...

Mas sinceramente também acho que é melhor procurares um pediatra, estamos sempre mais descansados, porque eles são d especialidade. Eu por acaso pago pouco, porque é pela PSP, mas se não tivesse ia fazer um seguro da Multicare que tem lá muitos bons médicos...

Está tudo bem com o teu leitinho miga, mas tens que ver se ele não aguentar mais que duas horas aí depois falas com o pediatra, mas é normal, se ele não chora com fome é porque aguenta, eles quando o leite não é bom eles berram com fome!!!

Mil beijinhos grandes para vocês...

liliana disse...

De facto, é lamentável... Infelizmente o nosso serviço de saúde público é uma miséria!
Haja mesmo dinheiro para ir ao privado, porque há tanta gente que não pode e tem de se sujeitar. Eu vou fazer o mesmo! Tb vou apostar num pediatra (vou aconselhar-me com o meu obstetra) para me sentir mais confiante e segura.

Beijinhos :)

E agora esquece isso!

Anónimo disse...

Olá querida mamã, realmente o SNS deveria funcionar melhor. Sendo do Estado, deveria ser ele a dar o exemplo e não o privado. Eu, sinceramente, fujo dos Centros de Saúde a 8pés, precisamente por causa disso...só lá fui uma vez para inscrever a Joana porque tinha que ser porque, de resto, ela é seguida no privado (HCD).
Adorei a resposta da enfermeira "é das balanças". Realmente...então há balanças que estão acertadas e outras não...!
Não deixes passar muito tempo até teres o boletim do João, nunca se sabe, as coisas desaparecem e depois a culpa é...das balanças!
Já estás melhor dos pontos?
E o João, tem comido e dormido bem?
Espero que vocês estejam óptimos!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Vera disse...

Olá, realmente a sra enfermeira deveria estar num outro lado em vez de um centro de saúde, mas enfim...
Olha a Gabriela também era raro aguentar mais de 2 horas sem mamar, e eu tava com medo que o leite nao fosse suficiente, mas como continuava a engordar as enfermeiras diziam-me que era bom. Tenta pesá-lo sempre no mesmo sítio para não te aparecerem mais situações "engraçadas" como esta.
E tu estás melhor?
Beijinhos.

PatLeal disse...

É por essas e por outras que só vamos ao centro de saude para as vacinas e quando foi para a baixa.

Bendito seguro de saude.

Xi.

Ana disse...

sem palavras.
Andas com azar.
bjs

Maria José disse...

Estás coisas só no nosso país enfim.
bjs

Gasparzinha disse...

Antes de mais MUITOS PARABÉNS pelo vosso bebé (super atrasados, peço desculpa :-(.
Realmente, a saúde em Portugal é uma miséria, andamos nós a descontar e a pagar impostos para depois se queremos se bem tratados ir para o particular, uma vergonha!
Beijinhos

S&S disse...

Olá, td bem?
Visitei hoje o teu blog e achei muito giro!

Já agora aproveito para te convidar a visitar o meu blog de leilões:) tem sido uma loucura:) http://www.saesu.blogspot.com/

beijokas
Su

mamã ET disse...

Olá mamã, pois é, os centros de saúde são uma anedota, eu ten ho que ir pesar a Rafita a um centro que saúde que não é o nosso, porque lá se recusam a pesar bebés com mais de 2 meses... assim vou a outro centro de saúde!!
Tenta pesar o joão sempre na mesma balança, só assim é que ficas com a noção do aumento de peso! E sabes, acho que fazes bem em ir a um pediatra particular, eu também optei por ir... embora o peso seja visto no centro de saude.
Como estás tu? Melhor dos pontos? Eu também tive um pós-parto complicado, mas mais por causa da hemorroidas... foi horrivel!!! Nem sabia se as dores eram dos pontos ou das hemorroidas, mas andei quase 1 mes sem me sentar e nos primeiros 15 dias nem conseguia andar... foi pior que o parto!!! Mas tudo passa e acredita que daqui a uns dias já nem te vais lembrar disso...
Jokitas e não te deixes desanimar...

Sónia disse...

Se há coisa que me deixa lixada e capaz de subir pelas paredes é a falta de consideração que existe por parte das pessoas que prestam serviços a PESSOAS! Ainda por cima nestas alturas em que já se está fragilizada o suficiente parece que nada ajuda...LIVRA!
Só espero que estejas bem e que o João pequeno esteja a crescer lindão!!
Bjs

Sofia disse...

Esta situação no centro de saude deu-me vontade de rir (isto para não chorar). Realmente!
Creio que alguém já o disse e eu concordo totalmente: eles quando têm fome reclamam.
Se o teu leite não fosse bom, acredita que o João estaria sempre a protestar. Eles são bebés mas não são parvos, looool
Os pontos estão melhores?
Bjinhos

Anónimo disse...

Tristeza... Cada vez fico mais triste e revoltada com o nosso SNS! Tenta pesar sempre na mesma balança e sim, vai a um pediatra particular, nós depois de 2 consultas no Centro de Saude vimos logo que era a solução!
E como estás dos pontos? Tadinha...
Beijocas gds para os 3

Anónimo disse...

Sempre fui seguida por um médico particular, mas ia diversas vezes ao centro de saude da minha area e só tenho a dizer bem.
Execelentes enfermeiras, atentas, sabem do que estão a falar e optimas condições sem muito tempo de espera...

É para contrariar o geral :-))Acho que tive sorte!

Bom fim de semana.

Orange disse...

Infelizmente, na maioria dos Centros de Saúde o atendimento é assim...
Acho que, quando há possibilidade económica, é sempre melhor o pediatra.
Bjs

Tita disse...

Olá Mara
Realmente o nosso SNS...eu só continuo a ir ao meu centro de saúde com a minha filha porque a médica de família é espetacular e ajudou-me muito quando descobri que estava grávida, já que a minha obstretra na altura estava de férias, senão nem lá punha os pés, pois o serviço de enfermagem não prima pela simpatia!
E é como tu dizes "haja dinheiro" e eu digo "abençoada ADSE" pois permitiu-me poder fazer o parto numa maternidade particular que me recebe de braços abertos ainda agora quando preciso de pesar e medir a minha menina ou dar-lhe as vacinas...é triste, mas é a realidade. Nos dias em que estive lá a seguir ao parto deram-lhe logo as primeiras vacinas, trataram dos boletins todos e ajudaram-me muito em tudo.
Faz isso, vai à pediatra particular que já ficarás mais descansada e penso que é bem melhor para o acompanhamento dos bebés, e quanto ao leite, não te preocupes mesmo, o teu bebé está bem e satisfeito com ele e é só dele que precisa! Nós ficamos sempre muito preocupadas com o peso, o que é normal de todas as recém-mamãs, mas só precisas de estar calma e confiares em ti para satisfazeres a todos os níveis o teu Joãozinho. Vais ver que a pediatra te vai dizer "está óptimo" e como te vais sentir feliz com essas palavras...

E como estás dos pontos?Espero que bem melhor.
Beijinhos