Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Fifth Birthday tickers

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Peso e consultas

Como vos tinha dito, ontem foi dia de consulta na pediatra. Mas, antes disso, voltámos ao peso no Centro de Saúde e depois tínhamos consulta com a médica de família (de quem eu gosto muito e que tem sido sempre excelente comigo).

O peso desta vez correu menos mal. A enfermeira devia estar mais bem dispostinha porque estava lá pouca gente para lhe dar que fazer. Despimos o João e lá foi ele para a balança. O meu coração estava bem apertado porque seria o dia em que iria finalmente saber a quantas anda a evolução do peso dele: 3,300 kg. Aumentou 140 gramas, "muito bom" segundo a dita cuja enfermeira. De acordo com as palavras dela, os bebés devem engordar "cento e tal duzentos gramas por semana". Se aumentarem mais também não é bom. Depois mediu-lhe o comprimento (50 cm) e o perímetro cefálico (37 cm). Tudo bem, tudo normal.

Fomos depois para a consulta com a médica de família, que mais uma vez confirmou ser, além de médica, uma excelente pessoa. Foi super-meiga com o João tendo sido a ela a despi-lo sempre muito cuidadosamente. Fez "n" perguntas e depois de o observar confirmou que está óptimo. Recomendou a vacina Prevenar e receitou-a para o João. Em relação à do Rotavírus, explicou-nos que a vacina tem algumas limitações e que, uma vez que o João não vai para a creche, será uma decisão nossa se a queremos administrar ou não.

Depois, aproveitei para lhe dizer que tenho tido dores horríveis na mama direita e após a palpação ela disse que o meu leite está a encaroçar em ambos os seios. Sugeriu que os esvaziasse com uma bomba no final de cada mamada. Ora... o problema é que nós até temos uma bomba eléctrica, mas o máximo que consigo é tirar 3 ou 4 gotas e fico cheia de dores. Ela ofereceu-se para vir cá a casa (!) no final do expediente para ajudar... mas como tínhamos a outra consulta às 17h, o papá veio buscar a bomba a casa e fomos novamente ter com ela ao centro de saúde, onde estivemos cerca de meia hora a tentar, sem sucesso... Vai ter mesmo que ser à mão ;o)

Seguimos para a consulta com a pediatra. Foi muito simpática e atenta e deixou-nos à vontade para lhe telefonar caso seja necessário. O peso e as medidas coincidem com os registados no centro de saúde e ela reforçou que os valores estão óptimos! Comentou que o João vai ser magrinho como o primo ;o) Reparou logo numa série de coisas que "escaparam" à médica de família... O João tem os pés virados para dentro. Assim, temos que lhe fazer todos os dias uma pequena massagem em que vamos puxando os pés para fora, para que fiquem direitos. Reparou também que ele tem a pele super-seca, coisa que já tínhamos visto... Recomendou que lhe déssemos banho com Oleoban e que lhe puséssemos creme gordo da barral no corpo todo. Para o rosto receitou um bálsamo (não tenho aqui à mão e não me lembro do nome...) porque ele está cheio de borbulhas, principalmente no queixo (segundo a minha mãe, tia, avós e afins, o João está a "medrar", o que equivale a dizer que está a crescer). Receitou as vacinas Prevenar e Rotavírus e umas gotas de vitamina C, para ajudar a prevenir as constipações.

Como estou a amamentar, recomendou que beba dois litros de água por dia e que evite os seguintes alimentos: café, chocolate (ó vida dura...), carne de porco (o que inclui os enchidos), marisco, natas, citrinos (laranja, kiwi, morangos...), tomate e couve lombardo. Como o João está bem, é para continuar com a amamentação exclusiva.

Em relação às questões que coloquei, as médicas estão de acordo:

- Apenas durante o primeiro mês de vida é aconselhável que se acordem os bebés para mamar de 3 em 3 horas, sob o risco de ficarem hipoglicémicos porque o fígado ainda não funciona em pleno. Claro que se eventualmente passarem 4 horas entre mamadas, não há problema;

- A partir do segundo mês de vida, o próprio bebé começa a adoptar alguns horários para mamar;

- Água, para já, não é necessário porque têm tudo o que precisam com o leite da mamã; no entanto, em casos de calor extremo (ondas de calor) pode oferecer-se água, mas o ideal é mantê-los em locais frescos para que não sofram com as temperaturas elevadas;

- Espreguiçadeira e ginásios/tapetes de actividades: podem ser utilizados desde o nascimento;

- Passeios ao ar livre: desde o nascimento, tendo em conta as condições atmosféricas e as horas de maior calor.

- Passeios em locais fechados e idas a restaurantes e outros locais públicos: a partir dos três meses é mais seguro porque já têm as vacinas; no entanto, podem sair desde o primeiro dia, desde que os pais assegurem que NINGUÉM se põe a dar beijinhos e a respirar, tossir, espirrar para cima deles, principalmente estranhos e pessoas sobre as quais não sabemos o estado de saúde;

- Marsúpio: como chegámos à consulta a transportar o João num marsúpio, ficámos a saber que, segundo a pediatra, é a melhor forma de transportar um bebé e que, inclusivamente, ajuda a prevenir a displasia da anca.
...
Chegámos a casa bastante cansados, principalmente o João, que viu os seus soninhos interrompidos três vezes numa tarde. Como consequência, ficou mais agitado e brindou-nos com uma noite um bocadinho mais inquieta em que reclamou maminha de duas em duas horas e depois exigia alguns miminhos antes de voltar a adormecer.

18 comentários:

Liliana disse...

Ainda bem que está tudo bem com vocês e com o João... Realmente a vossa médica de família é excelente, eu também tive que andar a esvaziar o peito e comprei uma bomba manual da chicco e até conseguia tirar um biberão cheio de leite, mas quando o peito não me doia, porque se não também não aguentava as dores...

Agora estás a ser bem acompanhada, pelo menos podemos confiar melhor num pediatra, o Pilas também tomou as vacinas e vai agora ao 15 meses tomar a última da prevenar, o problema é mesmo o preço delas...

Mil beijinhos grandes para todos (já te mandei o convite)...

Cat disse...

Amiga, comigo a amamentação também não tem sido fácil por causa dos mamilos gretados. Mas tudo se faz pelo bem dos nossos tesouros.
Eu também já tive de usar a bomba, no dia da subida do leite. O duche de água quente também ajuda nessa altura em que as dores agravam!
Beijinhos

Anónimo disse...

Bem... não vou comentar a consulta que eu é que não percebo mesmo nada sobre o assunto :) MAS... Fico todo babado por saber que o marsupio está a ser um sucesso!!!

Beijos e Abraços para os três!

PatLeal disse...

Fico mto contente por estar tudo bem com o João. Pois, por isso é bom eles terem as rotinas deles. As vezes foge-nos um bocado isso mas pronto é uma vez por outra :)

Jocas

Maria José disse...

Ainda bem que está tudo bem com vocês, e já está pesadito o João.
A sofia também mamada de 2 em 2 horas agora já mama de 3 em 3. Eles vão fazendo as rotinas deles.
bjs

Orange disse...

Ainda bem que o João está óptimo!
Tu é que deves andar KO a acordar de 2 em duas horas... Mas, acredito que, só de olhares para ele, te esqueces que tens sono e estás cansada!
Bjcas

Anónimo disse...

Olá mamã, ainda bem que vocês estão óptimos!O João é muito saudável :-)
Espero que estejas melhor do peito. Eu utilizei igualmente uma bomba (a da Medela) e dei-me muito bem com ela.
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Silvia disse...

Ainda bem que o João fica saciado com o teu leite.
O meu médico de família é horrível, acho que não sou capaz de lhe por a minha filha nas mãos, nem todos temos a tua sorte de ter uma médica atenciosa e prestável.
Beijinhos.

mamã ET disse...

olá mamã, olá João... Que bom que está tudo a correr bem... e quanto á maminha, vai tentando tirar o leite, no principio é doloroso, mas depois passa, eu tiro com a manual da AVENT e ao principio era complicado, mas agora tudo bem...
Jokitas

Isabel disse...

Ainda bem que o João está a crescer e a engordar.
Felecidades

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

O importante é que está tudo bem!
Sabes que se a mamã for certinha nas idas ao WC e estando a dar de mamar eles também se tornam regulares?!
E nãio há nada melhor do que a nossa maminha ;o)
Quanto a evitar a laranja não posso concordar afinal se dá-mos vitamina C devemos comer laranjas mas nada de exageros. Eu como sempre 1 por dia.
Boa recuperação para ti.
Beijos
Tété & Xavier

Sónia disse...

O importante é que o João está bem e a crescer.. há sempre pequenas coisinhas que para nós, marinheiras de 1ª viagem, parecem preocupantes mas depois quando falamos com alguem mais experiente vemos que quase todas passam pelo mesmo..
Obrigada pelas tuas dicas.. é que as tuas dúvidas tb são as minhas.. ou melhor, eram porque agora já sei.
Beijos e obrigada
Sonia

Nessa disse...

as tias desnaturadas querem saber o que podem ajudar? podemos oferecer-te a bomba manual...n mandei sms pq ja é tarde:)diz-me o que precisas... :) beijinhos de todas para os 3

Anónimo disse...

Olá linda :o) Tenho-vos acompanhado mas não tenho conseguido comentar! Ainda bem que o Joaozinho está a crescer bem e que vos deixa descansar à noite! Quanto às mamocas, eu também tive muitas dificuldades mas não era por encaroçar o peito (a Mara sempre deu conta do leite todo), o meu problemas foram os bicos gretados, tive dores horriveis, ela mamava e eu chorava mas aguentava firme! Ser mãe é isso mesmo, fazer sacrificios pelos nossos filhos e sofrer pelo seu bem estar se for preciso. Tens de tentar tirar no banho, faz pachos de agua quente pois ajudam a desencaroçar e a libertar o leite.
Beijocas gds para os 3
P.S.- Recebeste o meu sms do dia da mãe? :o))

liliana disse...

O que é um marsúpio? Desculpa lá a minha ignorância... Eu, de facto, tenho muito a aprender! Minha nossa....

Fico muito contente pelo facto do João estar a crescer lindamente. E tens sorte deixar-te dormir... deve ser uma maravilha! Espero bem que o meu não saia a mim, senão estou desgraçada!

Beijito e obrigada pela tua mensagem no meu cantinho!

Nile e Richard disse...

Oi amiga.Parabéns pelo João.Ainda bem que está tudo correndo normal.Tem um mimo do dia das mães para voce no meu blog,espero que goste.bjtos.nile.

Sarita disse...

O teu filho é lindo!!!
quanto ao peito mete-te no duche com agua bem quente e faz massagens. para tirares com a bomba poe o teu bebe ao pe de ti e pensa em coisas boas, relaxa, senta-te bem apoida e vais ver q o leite flui...

Rita Sena disse...

Toda a gente me aconselhou a bomba manual. Parece que a electrica não é muito útil. Experimenta! Para desencaroçar o peito tens que massajar com os dedos em movimentos circulares. Boa sorte!