Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Fifth Birthday tickers

terça-feira, 20 de maio de 2008

Alcofa vs Berço

Comecei a reparar que o João já tem pouco espaço de manobra na alcofa. Ele não é um bebé rechunchudo, mas é comprido e, como se mexe imenso, ora está com a cabeça encostada no topo ou com os pés a bater no fundo.

E agora pergunto às mamãs:

Quando é que fizeram a transição da alcofa para o berço/cama de grades?
E como foi feita essa transição? De um dia para o outro ou gradualmente?

Conto com a vossa experiência e opiniões!
Obrigada ;o)

20 comentários:

Gasparzinha disse...

Eu praticamente n usei a alcofa pois a Beatriz, ainda, gosta de dormir com os abraços abertos e como n alcofa n podia chorava qd ia para lá. Em relção à cama de grades esta a ser gradual, pois ela gosta mesmo é de adormecer na cama dos papás.
Beijinhos

Loyola disse...

Eu passei a Laila para o berço aos 2 meses e foi de um dia para o outro, também porque a alcofa já era pequenina. Meti o berço no meu quarto de forma a ser mais fácil me levantar à noite para vê-la e ouvir qualquer barulhinho. De resto, usei uma almofada para colocar junto ao rosto para ela sentir-se aconchegadinha. Adaptou-se logo e aliás tem dormido melhor!! Dorme a noite toda ;) beijinhos*

PatLeal disse...

Se bem me recordo a transição foi gradual, o João passou a dormir as suas sestas na cama de grades e aos três meses passou a dormir sempre lá e no quarto dele, já não dormia no nosso. Acho que me custou mais a mim do que a ele. E hoje em dia só vai para a nossa cama quando está mto doente ou de manhã para a galhofa.

Jocas e força.

Sara disse...

Oi linda, eu passei a Inês p a cama de grades qdo saimos do hospital, tinha ela 25 dias e foi a melhor coisa q fiz, ela adora ter espaço. A unica coisa q faço é por uma mantinha por cima dela, antes do lençol para n ter frio uma vez q ainda são pequeninos, mas isso depende de cada pai.
bjocas

MMSF disse...

Eu ainda não fiz a transição porque uma cabe no meu quarto e a outro não, o berço com grade está no quartinho dele e logisticamente ainda me é mais cómodo tê-lo perto de mim na alcofa. Eu pensei em pô-lo lá há uns tempos porque a alcofa é de esponja e fica toda amassada, um dia acordou com os pés de fora dela mas decidi fechá-la com a capinha que tem com fecho. Quando ele fizer 4 meses vou passá-lo para o quartinho dele, gradualmente e espero quando for trabalhar que ele já esteja 100% adaptado. Bjs

Sarita disse...

o meu foi aos 3 meses e foi logo dormir para o quarto dele sozinho...passou logo a dormir a noite toda!

Sofia disse...

Olá! O Miguel ainda está na alcofa, e está com cerca de 55 cm.
Ele chega-se para os pés da alcofa e encosta a cabeça aos lados da alcofa porque se sente mais aconchegado (imita a posição fetal do ventre materno, há fotos no meu blog). Não sei se será esta a situação do João.
De qualquer forma, vou aproveitar a sugestão que te deram aqui: de o pôr a fazer as sestas na cama de grades e a dormir na alcofa até se habituar, mas só o farei lá para os 2/3 meses do Miguel.
Bjinhos

Tita disse...

A Marta ainda dorme na alcofa e também dou com ela muitas vezes toda no fundo da alcofa, encolhidinha...mas acho que até gosta, nunca acorda por isso.
Mas já a ponho a dormir as sestas na caminha e ela gosta e quando decidir passá-la para a sua caminha à noite tenciono fazê-lo gradualmente e primeiramente com a alcofa dentro da cama uns dias e só depois mesmo na cama.
Beijinhos

Silvia disse...

Pelo que me têm dito amigas minhas elas só deixaram os filhos a dormir na alcofa mais ou menos um mês e depois passaram os para a cama de grades por causa do espaço.
Beijinhos.

Ana disse...

Olha o Kiko dormiu na alcofa até +- 3 meses, a alcofa é grande mas comecei a por a dormir os soninhos da tarde lá e dps foi de um dia para o outro. Qt + cedo melhor menos eles estranham.
Bjs

Liliana disse...

Linda, eu nem sequer usei alcofa, o Rodrigo dormiu sempre na caminha dele...

Mas posso dar-te um conselho que me deram na maternidade?!

Ao mudares para a caminha, põem de baixo do colchão na cabeceira uma toalha, para a cabeça ficar mais alta e ajudar a ele respirar, para se caso ele vomitar não engolir o vómito...

Mil beijinhos grandes...

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

No fim deste mês vou mudar o Xavier de cama e de quarto mas confesso que ainda não o fiz porque me vai custar imenso...
Mas de todas as experiências que conheço o ideal é fazê-lo quanto antes!
Se for para mantê-lo no teu quarto mas noutra cama acho que a adaptação é mais fácil.
Bom feriado.
Beijos
Tété & Xavier

Mamã Pirata disse...

O meu Pirata dormiu sempre na caminha de grades/berço nunca usei alcofa.

Àh! E tb dorme na cama dos pais ...tssstsss.

Bjs.

Vera disse...

Olá, eu praticamente não usei a alcofa para a gabriela dormir à noite, apenas a usei no carrinho de passeio nos 3 primeiros meses devido ao frio e ficava mais aconchegada e dormia melhor sempre que saíamos à rua. Penso que não há qualquer problema em mudares o João para a caminha dele, apenas se vires que ele não gosta da mudança aí sim deves habitua-lo progressivamente ao berço.
Beijinhos grandes.

mamã ET disse...

Olá mamã e pequeno João! Adorei conhecer os restantes membros da familia, eu também adoro cães, mas não tenho nenhum em casa, pois vivo num apartamento pequeno! Mas tenho um na casa da minha sogra!!!
Que delicia de conversa a que teve o teu sobrinho! Que ternura!!
Em relação à questão da alcofa/caminha, eu comecei a por a Rafaela na caminha com cerca de 2 meses, mas continua a dormir no meu quarto! Não tenho coragem de a deixar sozinha no quarto dela, até porque ela ainda não dorme a noite toda... Também me disseram para colocar 1 lista telefónica debaixo dos pés da caminha, na cabeceira, para ajudar a respirar melhor, porque os bebés não podem usar almofada! Eu acho que ajuda imenso, até evita que ela bolse tanto... A passagem foi de um dia para o outro, mas podes ir fazendo gradualmente...
Boa sorte para a mudança.
Jokitas

Célia Sousa disse...

Olá Mamã! Parabéns pelo teu Joãozinho!! É muito fofinho! Quanto á tua dúvida, eu nunca usei alcofa! O Rafael sempre dormiu na cama de grades. Existem umas almofadas de apoio para recém-nascidos na bebeconfort, e assim o Rafael desde cedo se habituou á caminha dele! Não me arrependo nada de o ter feito!

Beijinhos
Fiquem bem

AnA disse...

Eu também não usei alcofa para a Glória, nem sequer a comprei, desde o primeiro dia a dormir na caminha e se quiseres que ele se sinta mais aconchegado é ideal os conjuntos que vendem para as camas!!!
Beijo e bom feriado...

Anónimo disse...

Olá querida mamã, como estás tu e o João?Óptimos, espero!
A Joana fez a transição da alcofa para a sua caminha com 2 meses (publiquei o texto a propósito do tema algures em Janeiro) e foi uma transição suave e pacífica. De um modo geral, a Joana não estranhou dada a presença de um espaço muito acolhedor, aconchegante e povoado de brinquedos já seus conhecidos.
Beijinhos e bom feriado,Sofia,Pedro e Joana

Anónimo disse...

O Martim passou para a caminha dele tinha perto de 2 meses, mas a transição foi gradual! Adora estar a olhar para o mobile.

Beijokas nossas

SRC disse...

quando mudei de cama? ontem! lolol
notei q ela ralhava mto qdo a punha na alcofa, p isso ontem de tarde pus o berço no meu quarto e á noite deitei-a lá... e correu mt bem!!! dormiu lindamente :)
beijocas