Tanto eu como o papá cá de casa temos miopia e astigmatismo (eu corrigi ambos com cirurgia a laser em 2007) e, como tal, a minha oftalmologista já me tinha dito que seria importante o João ser avaliado aos 3 anos - e a Rita também será.
Levámo-lo hoje a uma consulta e, em relação à miopia e ao astigmatisto, está tudo bem. Ele tem é hipermetropia fisiológica, com a qual todos os bebés nascem, e que se costuma resolver por si mesma com o crescimento até aos 5 ou 6 anos. O que pode acontecer é que um dos olhos se torne mais preguiçoso se se verificar uma discrepância significativa dos valores em cada olho. O João tem uma dioptria a mais no olho esquerdo, o que não obriga a correção para já, mas obriga a vigilância. Daqui a dois anos voltamos lá.
Vim de lá muito orgulhosa do meu menino que se portou lindamente e esteve sempre muito concentrado, facilitando assim a observação e avaliação. Babaaaaaaaaaaaa! ;)
Brownie na caneca
Há 3 anos
4 comentários:
tenho na agenda "marcar oftalmologista Pedro" mas ando a adiar... vamos por rotina, espero que ele seja tão bem-comportado como o João e que não tenha nada.
bjinhos
:)
Bjs
É muito importante, cá por casa apesar de o pai ter miopia e eu ter hipermetropia e estigmatismo eles tem uma vista super boa.
É sempre bom vigiar.
Beijinhos
Olá Mara,
Ainda bem que o João está bem e que é um menino bem comportado! ;)
A Joana também já foi, por rotina e porque aqui nas famílias o histórico de miopia é grande, incluindo eu. A míúda sai ao pai ;) e como previamos vê bem por enquanto. Na médica não conseguimos concluir se é a 100% porque fartou-se de ver figuras e disse que não lhe apetecia (como quem diz que chatice, inventem outra) ;) Ainda disse à médica para pôr letras, mas ela digamos que não tinha muita sensibilidade para crianças e achava que era mimo a mais... além de não acreditar que a miúda as sabia (especialista pediátrica e grávida - só pensava "tu já vais ver como é, deixa tar...)
Bjocas
Enviar um comentário