... mais um Natal. Este foi diferente, mas foi bom. Em 30 anos, foi a primeira vez que passei a consoada longe dos meus pais, dos meus irmãos, dos meus avós, do meu sobrinho... Fizemos a ceia em casa com os meus sogros, os meus cunhados e as nossas sobrinhas. Acabou por se passar bem, embora tenha andado o dia todo com um nó na garganta. O João delirou com a casa cheia e portou-se lindamente. Abriu apenas um presente e foi dormir perto das 22h, exausto de tanta agitação e brincadeira com as primas. No dia 25 rumámos até casa dos meus pais e tivemos a segunda remessa de presentes. O João ainda não liga muito - quase nada, mesmo. Recebeu uma imensidão de roupa, brinquedos e alguns livros. Fartou-se de comer e petiscar aqui e ali... aprendeu a dizer "bô" - bolo - num segundo.
Por falar em falar - :o) - ele continua a não dizer grandes palavras, mas já se faz entender muito bem. Entre outras, há duas coisas que ele diz na perfeição: cocó e xixi. E quando diz, agarra-se à fralda a querer tirá-la - e tira mesmo. Na maior parte das vezes não tem nada, mas assim que consegue tirar as calças e a fralda, vai a correr sentar-se no penico e fica lá durante algum tempo, mas nunca faz nada. Depois é um "vê se te avias" a correr atrás do pirilocas de rabo ao léu para o conseguir voltar a vestir. O Joni é um exibicionista :o) Quer-me parecer que ele já se sente incomodado com as fraldas e está a chegar a hora de lhe comprar uns pares de cuecas de treino. Já lhe chegámos a pôr das descartáveis não fosse ele não se sentir confortável com as reutilizáveis, mas a história é a mesma.
...
Agora a mamã e o "besnico". Estamos quase a chegar às 10 semanas e a coisa não está fácil. Apesar de dar graças a Deus por andar enjoada, convenhamos que deitar-me enjoada e acordar enjoada, passando o dia todo pelos cantos, a fugir de cheiros ou a vomitar não é muito agradável. A ginecologista disse-me para experimentar tomar o Nausefe mas aquilo deu-me uma moca tal que passei o dia a dormir - o que não pode ser, como é evidente. Nunca mais tomei. Recomendou-me repouso e descanso e comer coisas mais secas. De preferência ter alguém que me prepare as refeições para não estar exposta a cheiros intensos - o que com o papá de férias tem sido possível, mas está quase a deixar de ser. Dia 6 de Janeiro temos consulta e já temos a ecografia do primeiro trimestre marcada para dia 20 de Janeiro. Aguardamos, nuns dias mais pacientemente do que noutros, por estas duas datas.