sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
Para não me esquecer
"Estás a fazer um desenho?"
"Não. Estou a fazer uma obra de arte!"
...
"Mãe, há três meninas que estão apaixonadas por mim e me querem dar beijos na boca, mas eu não dou porque não estou apaixonado por elas."
João, 5 anos de ingenuidade
quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
8 meses
E o nosso texuguinho já faz hoje 8 meses.
Apesar de estar doente e debilitado, desde que começou a medicação que tem momentos em que está bem disposto, risonho e aventureiro. Já começou a treinar para se pôr em pé; assim que me sento com ele no chão, vira-se, põe-se semi-ajoelhado e agarra-se às minhas pernas a fazer força para se pôr de pé. É assim mesmo... tão pequenino e tão indefeso, mas a querer explorar o mundo à sua volta. O tempo não dá tréguas e uma conquista dá logo lugar a outra sem que tenhamos tempo de saborear tudo como gostaríamos.
(Sim, a privação de sono põe-me lamechas...)
A "guerra" com a introdução dos sólidos continua e doente ainda pior. Também não estou para me chatear e vou-lhe dando mama sempre ele quer. A única coisa que me preocupa mesmo é ele ser um bebé "demasiado" magrinho - neste momento já não tem percentil de peso. Nunca perdeu peso, mas tem aumentado muito pouco. A pediatra não disse nada mas ainda tenho que falar com ela sobre isso. Sobre os sólidos ela não faz pressão para que ele coma, mas sugeriu que lhe dessemos da nossa comida - mas sem sal - para ver se ele pega com as mãos e come sozinho - uma espécie de BLW. Num dia inteiro come menos de metade da sopa que devia. Com a fruta agonia-se e vomita e também não gosta de nenhuma papa - das que já experimentámos e não foram poucas. Tenho feito as sopas "exóticas" com os legumes, carne e fruta lá para dentro. Só come se for o pai a dar e já percebemos que come muito melhor se mamar primeiro - lá se vão as teorias dos sabichões que culpam a mama pela falta de interesse dele nos sólidos.
O mais importante é que continua a ser um bebé muito mexido e alegre e isso acaba por me tranquilizar um pouco.
segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
Dose dupla
De caminho examinou também os outros dois. O João hoje acordou a chorar com dores nas "orelhas" e continua cheio de tosse. Toma lá uma otite bilateral e os pulmões cheios de nhaca. Fluimucil e antibiótico para a mesa do canto. A Rita está fresca e fofa - felizmente!
Já disse que odeio os meses de Janeiro e Fevereiro...?
domingo, 26 de janeiro de 2014
Por cá
O Pedro continua com muita tosse e muito ranho e tem tido picos febris (39ºC) à noite. A tia veio cá hoje novamente para o auscultar e as secreções continuam a ser ao nível do nariz, mas não quer dizer que não evolua - tanto para melhor como para pior. É para continuar a vigiar.
Temos tido umas noites
Já disse que detesto os meses de Janeiro e Fevereiro?
sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
terça-feira, 21 de janeiro de 2014
Cintigrafia renal
domingo, 19 de janeiro de 2014
Virose?
Ontem ao final do dia a Rita queixou-se de frio e depois não quis jantar e pediu para ir para a cama. Achei-a quente e fui ver se tinha febre. Já estava nos 38,8 axilar. Além da febre tinha - e tem - uma tosse cavernosa. Dei-lhe Brufen e a febre acabou por ceder. Pior foi a tosse que não lhe deu tréguas a noite toda. Hoje acordou bem disposta e não voltou a ter febre. Como a tosse é muito intensa, pedimos à tia para vir vê-la. Parece ser tudo ainda nas vias superiores, mas temos ordens para ficarmos atentos.
Por precaução, amanhã fica em casa.
quarta-feira, 15 de janeiro de 2014
Ecografias
sexta-feira, 3 de janeiro de 2014
Peso
Ontem foi dia de pesar o Pedro. A balança marcou uns míseros 6,420 kg. Tendo em conta o que ele come já foi muito bom ter aumentado praticamente só com a mama. Era suposto começar com a sopa e fruta também ao jantar, mas vamos esperar que coma primeiro bem ao almoço e depois logo passamos para a segunda parte da tortura...