Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Fifth Birthday tickers

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Pedro

O Pedro nasceu ontem, dia 29/5, às 20h52m de parto normal, com 2,995 kg. Correu tudo bem e estamos muito felizes!


terça-feira, 28 de maio de 2013

Véspera do dia "P"

Chegamos amanhã às 39 semanas de Pedro e, como combinado, é dia de ir para a maternidade de malas aviadas para ser feita a indução.

Já tenho tudo mais ou menos organizado - mas sempre com a sensação de que me estou a esquecer de alguma coisa importante -; o João não vai ao jardim-de-infância para ficar logo de manhã, tal como a Rita, em casa da avó paterna, onde vão passar o dia e a noite.

Hoje decidi que o João também não iria ao jardim-de-infância para passarmos o dia juntos, na ronha e no miminho - já que o São Pedro nos trouxe frio e vento e não nos deixou ir a lado nenhum fazer coisa nenhuma. Acabámos por passar a manhã toda no relax e fomos só almoçar fora com eles. Depois do almoço dormiram a sesta e agora já o papá foi com o João à natação e eu estou em casa com a Ritinha.

O Pedro tem andado na sua agitação de sempre, com os pés ou o pé enfiado nas costelas do lado direito que mal me deixa respirar e com a cabeça a pressionar a bexiga o que me obriga a andar sempre a correr para a casa de banho :)

Eu estou assim num mood meio nostálgico porque se está quase a acabar o ter o Pedro cá dentro, só para mim, e a ansiedade de o ter no colo e de lhe sentir o cheiro - somos tão "animais" nestas coisas... pelo menos eu sou... Mas estou calma, não sei se é por ser o terceiro... Também ajuda o facto de o João já ter assimilado e de já aceitar bem o facto de eu ter que passar alguns dias no hospital - coisa que já tinha dado direito a muitas lágrimas e insegurança da parte dele.

E assim estamos nós, a poucas horas de mudarmos mais um bocadinho as nossas vidas - para melhor...! :)

sábado, 25 de maio de 2013

Da pré-adolescência aos 5 anos

- Eu não estou a fazer birra. Fazer birra é chorar.
- Então e isso que tu estás a fazer é o quê?
- Não é birra. É tromba!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

38 semanas

Mais uma ida à maternidade - que estava c-a-ó-t-i-c-a! Depois de passar na triagem onde fiz o CTG, foram SÓ 5 horas - leram bem - à espera para a consulta... 5 horas, minha gente! Do mal o menos, está tudo tranquilo e, se até lá o Pedro não se decidir, temos ordens para irmos para a maternidade por volta das 9h, de malas aviadas, no dia 29, próxima quarta-feira.

Apesar do cansaço e de esta semana ter sido particularmente difícil, já só tenho mais uma semaninha para desfrutar da barriga - e de ter o Pedro só para mim...

sábado, 18 de maio de 2013

Os últimos cartuchos...

Estou, oficialmente, cansada...! Esta última semana tem sido penosa... ando com um humor de cão; canso-me com pouco, fico sem fôlego sem fazer praticamente nada; a azia dá cabo de mim; tenho tido muitas tonturas; doem-me as costas; sinto os ossos todos cá em baixo a "abrir" e sinto uma pressão enorme na "porta de saída"; tenho insónias e, durante o pouco tempo que durmo, só tenho pesadelos ou sonhos parvos. Enfim, as maravilhas da recta final da gravidez...

O melhor da festa? O Pedro a mexer-se dia e noite, cheio de genica... :)

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Da Rita: o "deschuchar"

A dois meses dos três anos estamos na fase de deixar a chucha. Ela já nem chuchava, por assim dizer, trincava e roía as chuchas todas até as estragar - e eu tenho mais que fazer ao dinheiro que andar sempre a renovar o stock - e cada uma já não durava mais que dois ou três dias.

Assim, na segunda-feira, quando ela veio ter comigo porque tinha estragado mais uma, disse-lhe que era a última, não havia mais e que a fosse pôr no lixo porque lhe podia fazer dói dói na boca. E ela assim fez. Não ficou muito convencida e tive que lhe mostrar em todas as caixas, armários e cantinhos onde costumavam haver chuchas que já não havia mesmo mais...

Não tem sido propriamente pacífico... Chorou bastante, já me veio pedir para comprar mais chuchas e tive que lhe dizer que não; que chuchas agora só para o bebé e ela já não é bebé. Nos primeiros três dias ainda a pediu na hora de dormir - e chorava porque não há mais -, mas acabou por se conformar - espero eu! Demora muito mais tempo a adormecer e ontem à noite quando lhes fui dar um beijinho e aconchegá-los antes de me deitar ainda ela estava acordada, mas sossegada - e a chuchar no dedo indicador... Durante o dia já nem se lembra e não tem pedido.

Apesar de me parecer que a Rita ainda não está totalmente rendida à sua nova condição de "menina crescida que não precisa de chucha", acho que vamos no bom caminho e já estava mais que na hora de lhe fazer este desmame...

quarta-feira, 15 de maio de 2013

37 semanas

Missão cumprida! Já temos, oficialmente, um bebé de termo!

Logo pela manhã, depois de deixar a Rita em casa dos avós e o João no jardim-de-infância, fui ter com a minha GO à maternidade para fazermos o ponto de situação. O líquido continua dentro do desejável e a fluxometria do cordão estava melhor que na ecografia da semana passada. Pudemos ver muito bons indicadores do bem estar do Pedro: estava a treinar os pulmões, a chuchar na língua e com excelente vitalidade.

A questão do cordão à volta do pescoço implica apenas que o trabalho de parto tenha de ser todo monitorizado (CTG); segundo a médica, cerca de 40% dos partos que fez foram de bebés com circulares e correram bem - é mesmo só uma questão de controlar.

O colo do útero está mole e tenho um dedo de dilatação. Não me fez nenhum toque a doer para a "coisa" aguentar mais uns tempos mas, segundo ela, se quiséssemos, já estou com as condições ideais para a indução. Volto lá na próxima quarta-feira de manhã e logo vemos se é para ficar ou se esperamos mais uma semana - tudo depende do líquido e da fluxometria.

Entretanto, o repouso passa a ser moderado, mas sem abusos, para o líquido se manter nos níveis normais.

Confesso que ainda não tinha tido aquela vontade de ter o Pedro cá fora, no colo... mas depois de ter visto a carinha dele hoje e vê-lo a chuchar na língua... deu-me assim uma vontade doida de o conhecer ao vivo e a cores, de lhe sentir o cheiro e de lhe tocar... Até lá, vou aproveitando os últimos dias de barriguinha que isto passa a voar.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Consulta: 5 anos

Quase com um mês de atraso, hoje lá consegui levar o João à pediatra para a consulta dos 5 anos. É um despachado; assim que chegou despiu-se todo sem ninguém lhe dizer nada e deitou-se na marquesa para ser examinado. Portou-se lindamente e saí de lá muito orgulhosa do meu menino.

A tensão estava boa (10/6); pesa 20 kg (aumentou 2,5 kg num ano) e mede 112 cm (mais 8 cm do que no ano passado - e ainda eu me admiro que a roupa deixe toda de lhe servir num instante!). A dra diz que ele está óptimo!

Para a consulta decorrer em beleza... a Rita vomitou o almoço todo em cima dela e do pai... dentro do consultório. A ver vamos se foi uma indisposição passageira ou se é uma virose. A pediatra disse para a mantermos hidratada e ir dando bocadinhos de pão e bolachas secas para ver o que ela aguenta no estômago - e avisou-nos que tem tido muitos casos de viroses com vómitos e diarreias e é provável que lhe tenha chegado o bicho a ela... enfim... não nos faltava mais nada.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ecografia: 36 semanas

Finalmente chegou o dia da eco para avaliar se o repouso estava ou não a ter o efeito pretendido. Fui o caminho todo com um nó no estômago e só queria ouvir boas notícias. E assim foi! O Pedro voltou ao P50 de peso (que está agora estimado em 2,842 kg) e o líquido também aumentou ligeiramente (P25).

As únicas coisas menos boas foram a fluxometria umbilical estar um pouco aumentada (P75) e... o raio do cordão estar à volta do pescoço do miúdo ("imagem sugestiva de circular cervical única")... A médica tranquilizou-nos e disse que não é nada de preocupante, apenas convém que a minha médica assistente tenha conhecimento porque pode influenciar a tomada de decisões no decorrer do trabalho de parto, caso se note alguma alteração no CTG.

O resto está tudo óptimo e até a placenta continua de grau I e sem calcificações.

Recomendou que mantenha o repouso, pelo menos mais uma semana, para "não estragar o que conseguimos até agora".

Entretanto, já tinha indicações da minha GO para parar hoje o magnésio porque "agora queremos é que as contrações venham". Na próxima quarta começamos a "peregrinação" semanal à maternidade até ao dia P - e falta tão pouco que parece mentira... estou tão in love com a barriguita que, se por um lado já estou a ficar curiosa para ver a carinha do Pedro, pelo outro já estou nostálgica porque passou tudo tão depressa...
...
Logo às 8h fui fazer análises ao hospital distrital e na segunda feira tenho consulta de imunohemoterapia - também já tenho os resultados das análises XPTO que a maluca da hematologista me mandou fazer e têm algumas alterações; tanto a GO como a médica de família disseram que não parecem ser significativas, mas não é a especialidade delas...

terça-feira, 7 de maio de 2013

Dela

- Rita, arruma a tua touca e o fato de banho na mala da piscina.
- 'tá beeeem... mas não é uma mala, é uma "chila" (mochila)!

Toma e embrulha...

domingo, 5 de maio de 2013

Feliz dia da mãe

















Na sexta-feira foi celebrado o dia da mãe no jardim de infância do João. Tive a brilhante ideia de levar a Rita e fui brindada com a maior birra da vida. Ela estava tão insuportável que tive que telefonar ao papá para lá ir ter e me ajudar com ela... enfim! Acabou por ser uma manhã bem passada e o João andou o dia todo super feliz!

Depois da festa, ainda fui à última consulta da gravidez no centro de saúde e está tudo ok. Estranha é a sensação de escrever "última consulta". Disse a médica que agora só me quer ver já com o Pedro nos braços - falta tão pouco!