Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Fifth Birthday tickers

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Os preparativos

Aproxima-se o primeiro aniversário da Rita, que calha a um domingo, e vamos fazer uma festa, claro. Comecei a tratar de tudo com bastante antecedência, principalmente a parte das compras. Tudo o que tem validade alargada começo a comprar dois ou três meses antes para depois não caírem as despesas todas ao mesmo tempo. O tio Rui já fez os convites e a lista de convidados também está definida. Também já tenho a lista dos comes e bebes alinhavada e só ainda não me consegui decidir em relação ao bolo de aniversário que, como vem sendo habitual, sou eu que vou fazer. Como o papá da casa faz anos no dia anterior vamos ter dois bolos para cantar os parabéns a três pessoas (não é, Sofia?). E, parecendo que não, estamos a pouco mais de duas semanas do dia "R".

terça-feira, 28 de junho de 2011

Sono

Quanto mais sono têm maiores são as birras. As do João então... fica possesso... E eu, consequentemente, fico com uma neura daquelas bem grandes.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Calor, praia, piscina...

... jardim, sombra, banhos... Basicamente, não fazer ponta de corno.
Foi um belo fim-de-semana :)
(Fotos retiradas)

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Nenuco

Aos 11 meses a Rita foi presenteada pelos papás com o seu primeiro Nenuco. Como o pai da casa costuma dizer, o segundo filho é um "desgraçado" que fica com os restos todos. A verdade é que a Rita não tem praticamente brinquedo nenhum que possamos dizer que seja dela. Assim, ontem decidimos dar-lhe este miminho, um(a) Nenuco(a) dos mais simples.
(Foto retirada)

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Quando o tiro sai pela culatra

De vez em quando gosto de sair só com o João, nem que seja ir 1 hora com ele ao parque. E foi isso mesmo que fiz um dia destes. Mas ele andou por lá o tempo todo tristonho, sempre agarrado às minhas pernas e sem querer brincar. Achei estranho e acabámos por voltar para casa. Pelo caminho perguntei-lhe se estava triste e ele lá disse que sim. Perguntei porquê e a resposta deixou-me de queixo caído: "po'que também queria a mana no pa'que... nós todos". Vieram-me as lágrimas aos olhos e dei-lhe um abraço bem apertadinho. E cenas parecidas com estas já se têm repetido quando vai, por exemplo, sozinho para casa da avó. Diz sempre que a mana também vai e fica triste se ela não for. O nosso filho é tão lindo, amor...

A vida para além da bimby

Gosto de tudo o que me ajude a poupar tempo e dinheiro. E escusam de vir com os "nhanhanha, não gosto da bimby e é cara e mais não sei o quê". Eu gosto de cozinhar, sempre gostei, e a bimby só veio tornar tudo muito mais fácil. E, além da bimby, também já cá veio parar a Actifry. Apesar de eu ser gordinha e de comer muitas porcarias que não devia - chocolates, chocolates e chocolates -, tenho a psicose dos fritos. Durante anos, pura e simplesmente não se comia nada que fosse frito cá em casa (apenas croquetes e rissóis em festas e mai' nada!). Nunca mais fritei batatas, nem frango - e o que eu gosto de frango frito! -, nem gambas. Nadica de nada. Até chegar mais esta menina cá a casa. Assim, até a Ritolas já comeu batatas "fritas" e lambeu-se toda! E o João também adora, claro (qual é a criança que não gosta de batatas fritas?!)! Apesar de, mesmo assim, nem a usar tanto quanto podia, precisamente por ter perdido o hábito de fazer coisas "fritas", é um investimento que compensa. E tenho dito.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A terrorista

A minha filha é uma terrorista em ponto pequeno. Depois de ter andado a chafurdar em cocó da fralda dela - que o pai deitou na sanita e fez o favor de se esquecer de puxar o autoclismo - e de ter andado a fazer arte rupestre em tons de castanho pela casa-de-banho fora, aprendeu a abrir a torneira do bidé. E agora é isto... uma festa em que há dias que a nossa casa mais parece o Slide & Splash :)

E não são coisas que ela tenha aprendido com o João, ele ralha com ela e diz-lhe para não fazer os disparates.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

11 meses

(Foto retirada)
11 meses de ti, Rita. Estás tão crescida e espertalhona. Tens manhas que não lembram a ninguém, és uma mimocas de primeira e sabes dar-nos a volta com uma pinta - és mesmo menina ;) Adoooooras colinho, mas é só quando tu queres. Cada vez interages mais - e também já te zangas - com o teu irmão. Já tens ginetes e ataques de mau feitio e detestas ser contrariada - começa cedo! Já sofres de "surdez selectiva" e não ligas nenhuma quando te dizemos o tão repetido "não". Gostas muito de ir ao parque e, se antes te bastava ficar sentada na relva a brincar, agora "pedes" (que é como quem diz, guinchas e esbracejas) para ir ao escorrega e ao balancé e é o delírio! És a nossa "Rita batata f'ita pinxesa" :)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Das noites e do peso

Ou o peso das noites.

Pois que a xôdona Rita achou que já chega de dormir a noite toda. Pois que a xôdona Rita há 3 noites que acorda para comer e para o "xifrolé". Uma noite acordou às 4h, o pai deu-lhe leite e ela voltou a dormir.

Na noite seguinte acordou às 00h30, voltou a adormecer para voltar a acordar 1h depois. Como tem andado rabugenta e irritadiça por causa da merda dos dentes - raispartam os dentes... - pus-lhe um ben-u-ron e demos-lhe o leite. Marchou tudo (240 ml) até à última gota e ferrou a dormir até às 8h da manhã.

Esta noite tentámos assumir o controlo da situação e acordámo-la nós às 23h30 para lhe dar o leite, que ela bebeu de um trago. "Fixe, assim já vamos dormir a noite toda." Ou não. Às 4h45 estava no maior dos fandangos na cama. O pai foi buscá-la para que não acordasse o João. Enquanto lhe foi preparar mais um biberão de leite, ela ficou na cama comigo. Mas não ficou deitadinha, não senhora. Ela gatinhava, ela saltava, ela punha-se em pé, ela mexia-me na boca, ela fazia trinta por uma linha. Assim que viu chegar o pai com o leite, ginchou "tal qual" Tarzan e cuspiu a chucha em alta velocidade. Bebeu metade do biberão e o pai voltou a pô-la na cama. Onde ela ficou a palrar e sabe-se lá mais o quê, que nós adormecemos primeiro do que ela...

Resultado: depois de um miserável aumento de 20 gr num mês, seguido de outro de 100 gr em 2 semanas, desta vez aumentou "SÓ" 270 gr em 2 semanas. E assim chegou, finalmente, aos 8 kg. Importa referir que ela anda a comer mais do que eu. Ontem ao almoço marcharam 5 conchas de sopa (leram bem, 5 conchas, o prato não levava nem mais uma formiguinha lá dentro sem entornar) com carne, mais um prato de arroz com frango desfiado, mais uma maçã e meia banana trituradas e mais uma bolacha. E tem sido assim :) Será um pico de crescimento? Ou anda apenas a fazer reservas de combustível para as mais recentes aquisições motoras e para todos os disparates que tem feito?

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A crescer

(Foto retirada)

Se antes o João ia ao parque e estava sempre mais na dele, brincando com uma ou outra criança, mas sem criar grandes laços ou afinidades, agora é vê-lo a querer levar a bola para jogar com os meninos e meninas e a tratá-los pelos nomes. É giro ver que já tem preferência em brincar com este/a ou com aquele/a.


As conversas dele são uma perdição e fala pelos cotovelos. Às vezes até nos esquecemos que estamos a falar com um menino de apenas 3 anos. E, ultimamente, também lhe tem dado para cantar e fico impressionada com a quantidade de músicas que ele já sabe.


Está tão crescido, o meu menino!

domingo, 12 de junho de 2011

Mar

Tivemos um fim-de-semana em cheio mesmo sem sairmos de cá. Trabalho, compras, família, praia, passeio, almoços, lanches... Mas a praia desta manhã foi especial. A Rita teve o primeiro contacto físico com o mar e adorou. Brincou, molhou-se, chapinhou e não estranhou nada. Venham mais dias assim.
(Fotos retiradas)

A Rita

- Já anda agarrada às nossas mãos e aos móveis;
- Já se larga quando está de pé e fica uns segundos a tentar manter o equilíbrio até aterrar de cú no chão :)
- Já pega no telemóvel, põe no ouvido e diz "tá".

quarta-feira, 8 de junho de 2011

É logo à dúzia

Conversa com o João enquanto ele brincava com a Rita:

- Filhote, gostavas de ter outra mana para brincar contigo?
- Sim! Gostava muuuuuuuito de ter duas manas. Uma não, duuuasss!
- Ah... e se, em vez de outra mana, fosse um mano, um menino assim como tu?
- Siiim! Pode ser! O João quer outra Rita e outro João! E outro papá e...
- ... oh filho, outro papá é que não pode ser...
- ... e outra mamã!

LOLOL! Esclarecidos! E se com os hipotéticos manos vierem os reforços parentais, a malta adulta cá de casa agradece.
...
E não, não estou grávida nem sequer a pensar nisso. Já o papá não se importava nada de ir ao terceiro. Eu tenho dias que sim e dias que não. Ainda me sinto emocionalmente instável e com a cabeça cansada (que é como quem diz, a ficar senil e a roçar o esgotamento mental).

domingo, 5 de junho de 2011

Mais um pouco...

... e ficava sem almoçar. Fomos almoçar fora e, como sempre, levei a sopa da Rita (que ainda leva sempre a carne ou o peixe). Pedimos duas doses de peixe grelhado, uma para mim e para o João e outra para o papá. Quando a comida chegou, arranjei o prato do João e dei uns bocadinhos de peixe e batatas à Rita. Eu ia pondo e ela ia comendo tudo com as mãos, sempre bem-disposta e desenrascada. Eu punha, ela comia, eu punha, ela comia... Comeu metade de uma dourada e 3 batatinhas. Isto tudo depois da sopa! Para mim ficou... nicles! Tivemos que pedir outra dose ou ficava a passar fomeca :) Assim até dá gosto!

sábado, 4 de junho de 2011

Cinema

A minha sogra é uma santa. Pronto, está dito. Ficou com o João e com a Rita (mais uma vez) e nós fomos ao cinema. Desde o mês passado que ficou mais ou menos instituído que o papá e eu vamos tirar pelo menos um dia por mês só para nós. Pela nossa sanidade mental, pelo nosso casamento, porque precisamos (e porque queremos).

O nosso dia da criança

De manhã fomos dar uma voltinha ao Dolce Vita, onde nos encontrámos com o tio Rui (que já está quase de partida outra vez) e almoçámos com a Sandra. A Rita sempre bem-disposta, o João com um "trombil" daqui até à China (raça de feitio, xiça!). A seguir ao almoço viemos para casa e depois das sestas deles fomos para a piscina do avô.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Novidades

Telefonaram-me há pouco para confirmar que o João vai ter vaga no Jardim-de-Infância que queríamos. Ficámos mesmo contentes :) Em Setembro começará uma nova etapa das nossas vidas.
...
Fomos ao peso com a Rita, 7,730 kg, aumentou 100 gr em duas semanas. Menos mal... daqui a duas semanas voltamos lá.
...
Só para registo, Rita já tem o 8º dente de fora.