Aviso à navegação: post muiiiiito longo!
...
Escolhemos a
Quinta da Florência, na Aldeia Formosa, para passar uns dias de férias. Precisávamos de um sítio que tivesse cozinha equipada por causa das sopas da Rita e também para poder ser eu a fazer algumas refeições - a maioria já levei de casa congeladas. Eles têm, além dos quartos na casa principal, uma casa (a Casa do Lago) que é um T2. Já temos ido a muitos sítios, temos ficado em alguns hóteis e turismos rurais, mas desta vez foi especial. O ambiente é quase mágico. Os donos da quinta são extremamente simpáticos, disponíveis e atenciosos. Ficámos mesmo impressionados pela positiva e já pensamos voltar. Nem cheguei a sentir saudades da nossa casa e foi de lágrima no olho que viemos embora.
(Foto retirada)
No dia da chegada e no segundo dia ficámos pela quinta, passeámos pelo jardim, fizemos caminhadas nos arredores e fomos à piscina. O João e a Rita divertiram-se imenso e estavam felizes. A dose e intensidade das birras do João diminuiu drasticamente. A Rita aprendeu mais umas manhas e tem feito birras de "meia-noite" para dormir. Também decidiu fazer greve definitiva à fruta... Não estranharam nada o espaço, a casa e as camas. Tiveram direito a um quarto só para eles que partilharam, como já é habitual.
(Foto retirada)
A casa tem um pátio onde eles brincavam às horas de maior calor. Levámos uma mini piscina para a Rita chapinhar, que serviu também para lhe dar banho. O Joni fartou-se de jogar à bola, de brincar com um camião e com as pedrinhas do caminho e... de jogar com o iPad.
(Foto retirada)
Na terça-feira, aconselhados pelo sr. da quinta, fomos a Seia visitar o
Museu do Pão. Gostámos mesmo muito. O João, até nas partes que pensámos que não ia apreciar tanto por serem mais históricas, gostou e fazia imensas perguntas. A parte mais gira fica guardada para o final da visita. É um momento interactivo em que contam a história do percurso do pão, desde a sementeira do trigo até à cozedura, num espaço com figuras e recriação de cenas adequadas à idade deles. Essa história culmina na parte em que eles podem amassar, estender a massa, usar moldes para cortar figuras e fazer bolachas. O João fez uma para ele e outra para a Rita.
(Foto retirada)
Da parte da tarde voltámos para a quinta, para eles dormirem a sesta e para nós também podermos descansar.
(Foto retirada)
Na quarta-feira de manhã fomos a Oliveira do Hospital fazer umas compras e depois voltámos para a quinta. De tarde, depois de uma valente trovoada, fomos visitar, mais uma vez aconselhados pelo sr. José, a praia fluvial de Loriga, algures no meio da Serra da Estrela. Também era suposto termos ido ver as cascatas, mas demorámos uma eternidade a subir a serra e já estava a ficar muito em cima da hora do jantar. Mesmo assim, valeu a pena a subida à Serra. O João acabou por ficar só de cuecas, andou a chapinhar naquela água gelada e estava doido de contente :)
(Foto retirada)
Na quinta-feira fomos a Gouveia visitar o
Parque Ecológico. Não sei se é por ser época baixa, mas pareceu-me um pouco abandonado e sem alguns dos animais que dizem ter. Apesar de tudo, foi divertido e vimos os javalis e os veados. O ponei, o burro e o bode estavam muito longe e mal os conseguimos ver. Fomos almoçar ao
Parque Sra dos Verdes e ainda houve tempo para o João andar a brincar no parque.
(Foto retirada)
O resto da tarde já foi passado na quinta para dar descanso aos guerreiros :)
Ao final do dia o papá ainda foi a uma fábrica de queijos para comprar uns queijos da serra e uns requeijões de ovelha divinais.
(Foto retirada)
Na sexta-feira só deu tempo para fazer as malas e para dar umas voltas a pé pela quinta e arredores para a despedida. Eles ainda brincaram bastante durante a manhã e depois de almoço rumámos a casa. O João amuou quando lhe dissemos que era dia de voltar para a casa e só pedia para ficar mais um bocadinho...
(Foto retirada)
E foi isto, já com muitas falhas de memória pelo meio. Ainda ficou muito por visitar e para a próxima não queremos perder o Museu do Brinquedo em Seia. Também prometemos ao João que quando houvesse neve na Serra da Estrela o levamos lá - ultimamente, por causa de um filme natalício do Macaco George, que a minha querida amiga Sandra lhe ofereceu, ele não fala noutra coisa :)
Resumindo e concluíndo, adorámos e planeamos voltar! Um sítio muito bom para ir com crianças, incluíndo para famílias numerosas (a casa dá para 6 adultos ou 4 adultos+4 crianças). A quinta fica estrategicamente ao lado da Serra da Estrela e a poucos kms de muitos sítios giros para se visitar.