És um menino muito independente, autónomo e desenrascado. Queres fazer - e fazes - quase tudo sozinho. Vais à casa-de-banho - só fazemos questão de te limpar o rabo para termos a certeza de que fica bem limpinho -, vestes-te, calças-te, lavas os dentes, tomas banho e até puxas a pele da pilinha sozinho. E é isso que nos dizes cada vez que tentamos ajudar-te: "o João faz sozinho!".
És teimoso que nem uma mula. Obstinado, mesmo. Desobediente. Tens cada ginete que às vezes nem sei se te dou uma palmada no rabo ou se te aninho no meu colo.
És meigo e doce. Dás uns abraços com força que me derretem toda. E uns beijinhos especiais que me deixam, literalmente, toda babada. Já sabes fazer olhinhos quando queres alguma coisa.
Sabes muito bem quem é quem na nossa família. Já contas tudo o que te acontece durante o dia, se foste aqui ou ali e com quem estiveste. Ainda não tens é grande noção do ontem e do amanhã. Mas já sabes o que é a noite e o dia, o que é a lua, o sol e as estrelas. E tantas, tantas coisas.
Já manténs uma conversa e tentas participar nas conversas dos adultos. Falas muito bem ao telefone e este ano já foste tu a receber os teus parabéns das pessoas que te telefonaram.
Gostas de ver o Canal Panda e o Playhouse Disney, mas se tiveres companhia para brincar nem te lembras que a televisão existe. Adoras andar de bicicleta e estás a aprender a andar na tua nova trotinete.
És muito guloso... adoras gelados, chocolates, bolachas e gelatina. Continuas a comer e a dormir muito bem. Ainda fazes uma sesta grande depois do almoço.
Adoras a tua mana. Agora que já interage contigo é muito mais divertida, mas muito mais chata. Não gostas nada que ela brinque com as tuas coisas - mas é com as tuas coisas que ela mais gosta de brincar. Com ela estás a aprender a lidar com o teu egoísmo e a aprender a partilhar.
Já sabes que um dia destes vais para a escola, como as primas. E já me perguntaste algumas vezes se lá vais ficar sozinho. E a mamã disse-te a verdade: sozinho sem a mãe, o pai e a mana, mas com outro meninos e meninas e com as educadoras e auxiliares. Vai ser a maior mudança no teu dia-a-dia e espero que reajas bem.
Desde que nasceste que te cantamos a música do Vitinho todas as noites e, depois da mana nascer, começámos a cantar-lhe a ela também. E foi aí que descobrimos que sabes a letra e agora também cantas para a mana. Também já sabes alguns bocados dos Parabéns.
Já pegas nos teus livros e contas as histórias na perfeição. Com alguns interpretas as imagens que vais vendo e com os mais "batidos" sabes algumas passagens de cor e salteado.