À data da alta, a Rita tinha apenas 6,350 kg. Hoje levei-a ao Centro de Saúde para ver como está de peso e, apesar de serem balanças diferentes, está a recuperar muito bem: 6,790 kg. Estava preocupada porque ela não tem bebido o leite que costumava beber (antes do internamento bebia 210 ml/240 ml e agora bebe 150 ml no máximo...). Mas, como come muito bem a sopa, a fruta e a papa, vou experimentar mudar de leite, não vá ela ter enjoado o Aptamil Confort.
Em relação à pneumonia, ela está melhor, mas o pulmão direito ainda tem muita porcaria para sair. A miúda não tosse nem por nada e a "nhaca" assim não sai. Tem ido fazer cinesiterapia todos os dias e tem ajudado porque sempre vão saíndo ranhocas. Chora e berra o tempo todo, é uma verdadeira tortura... mas tem que ser.
Na próxima semana já vai repetir as análises (hemograma e ferritina - tivemos como brinde uma anemia ligeira) e dia 17 será a consulta. Até lá, vamo-nos esforçando para a resguardar e sair com ela só o mínimo indispensável. Ainda está muito fragilizada e não queremos arriscar uma recaída. Falei com a pediatra dela, porque estava com receio de estar a ser paranóica em querer protegê-la tanto, mas ela deu-me razão. Disse que podemos sair uns bocadinhos com ela depois de almoço que não está tanto frio - tendo cuidado se estiver vento -, mas para evitar expô-la a ambientes mais pesados, como super-mercados, centros comerciais e grandes aglomerados de pessoas. E para termos muita atenção às mudanças bruscas de temperatura.
De resto, a Rita está uma maluca! Acabaram-se os tempos de a deitar no tapete de actividades e esperar encontrá-la lá quietinha no mesmo sítio. A rapariga rasteja e rebola que nem uma profissional. Giro, mesmo giro, é vê-la a tentar seguir o irmão e os cães. É incrivelmente rápida! Também já se senta sem apoio, mas neste aspecto é a preguiça em figura de gente. Não gosta de estar sentada e ponto final. Fica um bocadinho e depois atira-se para o lado ou para a frente, para se deitar e, então sim, começar com as suas movimentações pelo chão fora. :o)