(Foto retirada)
... ou apenas os traços que se começam a vincar na personalidade do João - alguns que me tiram do sério, outros que me levam à loucura...
...
O João tem sido um bebé fácil. Tem sido saudável - de longe o mais importante -, dorme muito bem e a noite toda desde os dois meses, come bem e caga bem - desculpem a expressão, mas é mesmo assim. É doce e meigo, embora não seja menino de andar a pedir colo a torto e a direito - tem dias.
...
Brinca bem sozinho, brinca bem com outras crianças da idade dele ou mais velhas. Gosta de partilhar e emprestar as coisas dele, se estiver a comer e lhe pedirmos para dar um pedaço ele dá logo, sem pestanejar. Tenho a impressão de que é um miúdo que não gere conflitos, evita-os - em relação a outras crianças. Se lhe tiram alguma coisa que é dele, não protesta nem entra em disputas. Vai, simplesmente, entreter-se com outra coisa qualquer.
...
É um menino que passa muito bem os dias ou as noites fora de casa - com os avós paternos - e nunca fica a chorar - às vezes chora é para lá ficar, lol!
...
É impaciente... para ele não existe o "a mãe vai já" ou "espera só um bocadinho que a mãe já dá". Quer tudo aqui e agora e JÁ! Penso que, relacionado com esta impaciência, surge a sua intolerância à frustração. Não é persistente, se não consegue as coisas à primeira, irrita-se e tem ataques de fúria e mau génio - chega a atirar com os brinquedos, esperneia e grita.
...
Ser contrariado não é com ele, faz birras de meia-noite, atira-se para o chão e chora como se o estivessemos a esfolar. Esperneia, dá pontapés e já tentou bater-nos algumas vezes. Quando o repreendemos faz cara de "felisberto desgraçado" e chora. Quando percebe que nos magoa acaba por dar festinhas no sítio onde anteriormente nos deu ou tentou dar a pancada. Quando o mandamos de castigo para o quarto, por algum motivo, ele obedece e, por norma, vai logo. Mas vai todo emproado e bate com a porta do quarto com toda a força. Se calhamos a ir espreitá-lo para ver se já está mais calmo e deixamos a porta encostada é certinho direitinho que volta a fechá-la com toda a força. Mau feitio?!
...
Coisas menos boas todos têm... cá em casa não é excepção. Ainda hoje o papá me perguntava como tinha sido a nossa tarde porque sentiu o ambiente tenso e eu lá lhe respondi: "não sei se é ele que está mais desafiador se sou eu que estou com pouca paciência". Talvez um pouco das duas coisas. Cheira-me que entrámos oficialmente na fase dos "Terrible two"...