Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Fifth Birthday tickers

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

2008-2009

(fotografia retirada)

2008 foi, sem sombra de dúvida, um ano em cheio! O João chegou e veio preencher ainda mais as nossas vidas de amor. E que amor! Cada vez tenho mais a certeza de que a minha vocação é ser MÃE. Posso andar stressada, não ter tempo para mim, deixar a roupa ir crescendo nos cestos à espera de ser passada, posso não ter tempo para ler o que gostaria, posso não ir ao cinema, nem sair à noite... mas nada disso me chateia assim tanto. Os momentos de pausa são poucos ou nenhuns e não há lugar para aborrecimentos ou grandes exames de consciência. O tempo não tem passado, tem voado! E gostava de saber quem deu autorização ao sr. tempo para voar tão depressa... Daqui a pouco já o Jóni conta com 9 meses e ainda ontem eu estava grávida, a lamuriar-me das muitas maleitas que surgiram durante a gestação... e ainda ontem o João nasceu e era tão pequenino e dependente... 2008 mal me deu tempo para respirar ou abrir os olhos. 2008 passou sem me dar conta. E nunca me tinha acontecido. De tal maneira que cá em casa já se vai falando em alargar a prole. Quem sabe se 2009 nos trará essa benção. A ver vamos. Em 2008 aprendi a dar ainda mais valor a viver e apreciar o que acontece "aqui e agora". Aprendi a ser mãe. Aprendi a ser ainda mais mulher. Aprendi que sentir um amor assim não cabe em todas as palavras do meu dicionário. E, de 2008, é o que posso e quero destacar, porque na verdade nada mais teve tanta importância como tu, meu pequenino!

Boas saídas e um excelente 2009 para todas e todos que nos visitam! Que a magia aconteça e que a deixemos entrar nos nossos corações.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Mãos ao ar!

(fotografia retirada)

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

O Natal...

... foi estranho. Deveria dizer que foi fantástico, o primeiro Natal com o João... mas não. Foi estranho, tenso e stressante. Achei que conseguia fazer como é habitual, mas o João é bebé. Precisa de mim... mais do que os presentes por embrulhar e os doces por fazer. Sinto que o negligenciei um pouco durante estes dias. Sempre a correr, sempre atarefada, sempre com pressa. Sempre prestes a rebentar. Não funciono bem sobre pressão. E espero não me esquecer. E desejo que para o ano seja diferente, temos um bebé e é ele a nossa prioridade. Acabaram-se as maratonas e estafetas para estar em todo o lado e com toda a gente. As pessoas mudam, as famílias também. E os hábitos e tradições adaptam-se. E adaptar-se-ão.

Passei o dia 23 a fazer as compras de última hora e enfiada na cozinha. Dia 24 fomos para casa dos meus pais. Às 21h o João já dormia e só acordou às 6h30 para o leitinho. Passou a manhã com uma crise de mãezite aguda e com razão. Só acalmou quando chegou a minha avó materna que o encheu de miminhos (os que não lhe dei porque estava a fazer outras coisas...). Dia 25 voltámos para casa para ir almoçar a casa dos meus sogros. O João ressentiu-se da correria e acabou por fazer uma birra descomunal que acabou com ele a dormir das 15h até às 17h30... Viemos para casa. Chorou, fez birras, absorveu as energias estranhas que trouxemos connosco. Acalmou com colinho do papá e festinhas da mamã. Brincou, andou ao meu colo, tomou banho e jantou. Voltou a notar-se a tensão e esteve a chorar das 21h30 até às 22h30... parecia que estava desconfortável... cheio de sono, mas qualquer coisa não o deixava dormir... ben-u-ron... acabou por adormecer. Ele e eu que, duas semanas depois, consegui dormir 8 horas seguidas sem interrupções!

E para o ano espero que seja diferente. Em nossa casa, sem correrias, sem andar com a casa às costas. Com serenidade e em paz, como deve ser.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

BOAS FESTAS!

Cliquem na imagem para aumentar!
...
Como não devo ter tempo para passar cá amanhã, aqui ficam os nossos votos.
Como é evidente, o postalito foi obra do tio prendado do Joni Bolinha, bafejado pela inspiração natalícia! Obrigada pelo miminho, Tiró-im! ;o)

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Estamos bem...

... mas podíamos estar melhor...

O João continua constipado... O meu sobrinho também está... tive que devolver a Pick Project à minha irmã e toca de desembolsar mais cento e tal euros... Estou falida e muito pouco deslumbrante... Já reparei que não sou a única a afogar-me em chocolates... além da balança (nem me chego a ela, estou de greve) vieram as borbulhas para me dar um ar ainda mais maternal e de dona de casa, lol.

A minha avó materna também não tem andado muito bem e ontem fomos levá-la a Lisboa para ir a uma consulta com o neurocirurgião que a operou à coluna (ela sofreu um acidente de carro há 2 anos e fracturou uma vértebra, entre outras coisas...) que mal olhou para ela, mas que lhe passou inúmeros exames.

Também andamos nos últimos preparativos para o Natal. É tramado ter a minha família a 100 km e ir passar lá a véspera, mas vir almoçar a casa dos meus sogros no dia de Natal, implica alguma ginástica e muita correria, que não dá muito jeito com um bebé... mas enfim...

Por tudo isto e mais algumas coisas estamos numa espécie de stand-by. Vou trabalhando e fazendo as coisas no piloto automático. Para ajudar à festa, as noites cá em casa já tiveram melhores dias... a malta precisa de dormir! Ainda para mais estou muito mal habituada e recuso-me a ter retrocessos neste aspecto! Doem-me as costas, não tenho posição para dormir e o João acorda 7 ou 8 vezes por noite... ora porque perdeu a chucha, ou porque lhe apetece brincar, ou porque quer mimo, ou porque quer leite... lá se vão as teorias dos pediatras que estão todos cobertos de razão... mas como disse anteriormente, a malta quer é dormir e isso exige que se cometam atentados contra o que vem escrito e muito bem explicado nos manuais.

Tenho dito... por isso... desculpem a minha ausência nos vossos cantinhos, principalmente no que toca aos comentários...

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

8 meses!

(fotografia retirada)

Como o tempo passa... Há dias em que já tenho dificuldades em lembrar-me de como era o João recém-nascido e aqui está ele, 8 meses depois, cada dia mais giro, esperto e cheio de manhas!
Aos 8 meses o João:
- Já tem os horários das refeições, do banho, do deitar e acordar relativamente bem definidos;
- Come muito bem a sopa, finalmente (salvo raras excepções);
- A única fruta da qual não gostou até hoje foi melão, agoniou-se todo, tadinho;
- Começou a enjoar pêra e neste momento prefere banana, papaia e manga - é muito fino!
- Não gosta de beber água;
- Adora o seu leitinho, a papa e os cereais líquidos;
- Continua a dormir muito bem (excepto quando esteve mais doentinho);
- Foi brindado com a sua primeira constipação - que não há meio de passar...
- Odeia aspirar o nariz, por motivos óbvios...
- Desde os 6 meses que começou a experimentar côdeas de pão e bolachinhas e atrapalhava-se um bocado. Agora já dá dentadinhas nas bolachas e quando apanha um bocado maior já sabe tirá-lo da boca;
- Já se pôs de gatas e gatinhou para trás e mais nada, lol!
- Continua apaixonado pelos cães;
- Está mimado... muito mimado - mesmo muito!
- Está a ficar dependente da mamã... se eu não estiver nem dá pela minha falta, mas se estiver por perto, tenho que estar a 1 metro dele, no máximo - mea culpa, mea culpa, mea culpa!
- Adora o saltitão;
- Adora acompanhar-nos nas nossas refeições, sentadinho na cadeira da mesa;
- Adora livros - roê-los, entenda-se;
- Delira na hora do banho, é uma festa enquanto está na banheira, mas quando o tiramos farta-se de chorar e espernear:
- Já percebe muito bem o que significa "Não" - principalmente se for dito pelo papá (o Bolinha já percebeu quem é o elo mais fraco... eu! lol);
- Guincha... guincha muito... os meus tímpanos estão hiper-sensíveis... Guincha por tudo e por nada: quando vê os cães, quando acha que me afastei demais, quando está no saltitão, quando tem sono, quando tem fome, quando quer alguma coisa, quando está entusiasmado... portanto... guincha que se farta, sem dó nem piedade!
- Já deu uns quantos - muitos - tombos. Tem a mania de estar sentado e atirar-se para a frente batendo com a cabeça no chão, o que já lhe valeu um corte no lábio superior;
- Já tem dois dentinhos que nasceram praticamente ao mesmo tempo;
- Adora que lhe "cante": o Panda Tao Tao, o Ti Zé da Horta, o Atirei o Pau ao Gato, o Vitinho, O Barquinho, o Canguru... e por aí fora;
- Aprendeu a chorar enquanto geme um: mamamãmamãmamã - nem vale a pena dizer que fico logo com o coração nas mãos e vou a correr acudi-lo (é golpe baixo, lol).

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Dez meses depois...

... fui ao cinema! Deixámos o João com a avó paterna e fomos ver o 007. Fomos à sessão das 13h15 e tínhamos a sala toda só para nós, no último dia em que o filme foi exibido no Arena Shopping. Tinha tantas saudades de uma sala de cinema que acho que iria de gostar de qualquer filme que visse! Mas gostei deste! :o)

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O meu irmão é totó?!

(o título é só para criar impacto, a resposta é : nãããããõooooooooo!!! - ok, talvez só um bocadinho!)
Adiante!
O meu irmão é giro, parecido comigo (claro, lol), é um gajo inteligente, canta bem que se farta, é um designer gráfico fantástico, é criativo, tem sentido de humor, tem uma bimby, (tem namorada)... roça a perfeição, portanto! Mas também tem umas travadinhas que lhe dão forte e feio. Pediu-me para publicar este vídeo da sua autoria, é uma mente brilhante, demente, mas brilhante, lol! Achou que era um vídeo giro e uma excelente música para ouvirmos com os nossos bebés (concordo). Assim sendo, aqui ficam os seus votos de Boas Festas. Do meu mano, para nós!

Postal de Natal 2008 from Rui Quinta on Vimeo.

A Ratta é linda e espero que a ofereças ao João ;o)

Consulta

Tal como vos tinha dito, hoje ia tentar arranjar consulta para o João com a pediatra e consegui. Às 17h lá estávamos nós com o nosso piolhito. A constipação é mesmo só constipação (ufaaaaa) e o tratamento é para manter. Soro, aspirar, aerossóis 3 vezes por dia com soro fisiológico, elevar a cabeceira da cama e acrescentou um descongestionante nasal (não me lembro do nome e estou com preguiça de me levantar para ir ver a embalagem, lol). Até tive direito a espreitar para as narinas do João com o aparelho que a médica usa para ver as fossas nasais. Uma narina aberta e a outra quase toda tapadinha... Auscultou-o, viu a garganta, viu os ouvidos e estava tudo bem, felizmente. Enquanto o João estiver assim não há natação para ninguém, evidentemente, e desaconselhou os passeios em centros comerciais e saídas à noite. Pode vir à rua apanhar ar, que só lhe faz bem, mas ter atenção e evitar sair nos dias como hoje (frio e muito vento).

Aproveitei para lhe mostrar o rabiosque do João porque a dermatite não passou. Uns dias melhor, outros pior e já me estava a preocupar seriamente com o estado e o aspecto daquilo. Resumindo, é um fungo chato, muito chato! Mudámos o tratamento. Lavar o rabo com água e sabão azul e branco, colocar a clara de ovo, esperar que seque e depois pôr um líquido roxo (não me lembro do nome e já sabem que não me vou levantar agora...) que mancha a roupa, as mãos e afins e não sai! Vamos ver se assim passa... Temos que ter atenção para o João não mexer na área afectada porque se põe as mãos na boca lá vai o fungo atrás... Adorou as fraldas do Jóni, fez imensas perguntas e achou a Bitti D’lish chocolate o máximo! Falou-me num sabão azul e branco em pó para lavar a roupa na máquina que eu não conheço. Na opinião dela é bem melhor e mais inofensivo que os detergentes próprios para bebés. Tenho que ver se encontro!

De resto, tudo óptimo: 8,070 kg; 69 cm; muita simpatia; mais um dente a furar; pés na boca; farra por estar todo nu; brincadeira com o colar da pediatra e um belo e grande xixi na marquesa, lololol!

Se não houver nenhum contratempo vamos saltar a consulta dos 9 meses, que seria em Janeiro, e só voltamos para a consulta dos 12 meses. Despedimo-nos com a habitual recomendação: “qualquer coisa que precise, telefone!”

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

(fotografia retirada)

A foto! Conseguimos tirar uma foto em que se vêem bem os dentinhos do Jóni Bolinha! :o) Além dos dentes, também é evidente a cara de malandreco!
...
O João está melhor. Mas, como continua com tosse, amanhã vou tentar arranjar consulta com a pediatra para ela o auscultar. Fico mais descansada se ela o vir, apesar de ele já não ter febre há 3 dias. Aqui a mamã também passou 3 dias de molho, mas já estou (quase) pronta para outra.
...
Mas hoje a grande novidade é que o Joãozinho conseguiu pôr-se em posição de gatinhar, isto é, conseguiu levantar o rabisque gordo e começou a gatinhar... em marcha-atrás, lol! Ele já rebolava e rastejava, mas gatinhar 'tá quieto que lhe pesa o rabo ;o)

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Nós por cá...

O João ontem passou melhor o dia. As ranhocas no nariz não eram tantas, mas ao fim da tarde a coisa voltou a complicar-se, desta vez com uma tosse horrível com expectoração. Recorremos à máquina de aerossóis que a minha irmã nos emprestou (a pick project) e lá tivemos que o sujeitar a uma sessão de tortura... A noite foi para esquecer (mais uma...), mas pelo menos não teve febre. O apetite também já viu melhores dias e só bebeu bem o leitinho. Lá comeu a sopa a muito custo, mas já nem quis fruta... também não insisti... Hoje acordou bem-disposto, mas continua cheio de tosse...

Como podem ver, o espírito natalício já reina cá em casa e aqui ficam umas fotos do João que, mesmo doente, não perdeu o seu sorriso. (sim, sim, é de um tremendo bom gosto o casaco às riscas por cima do babygrow às riscas, lol)

(fotografias retiradas)

Miminho para os avós

Já que vens cá espreitar todos os dias e, segundo consta, também obrigas o pai a ver, aqui fica para vocês!

(fotografias retiradas)

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Doentinho...

Ontem ao fim da tarde comecei a achar que o João não estava a 100%. Começou a espirrar e a esfregar muito a cara (não era sono). Jantou mal... deitámo-lo e começou o festival... gritava, chorava... eu via perfeitamente que ele estava cheio de sono, mas havia algo que não o deixava descansar. Sentei-me no sofá que está ao lado da caminha dele e fiquei a ouvir a respiração. O nariz ligeiramente entupido deu lugar a um nariz totalmente entupido que o obrigava a respirar pela boca e a acordar "n" vezes aflito... Passei a noite em branco. Teve febre (38,5) e meti-lhe um ben-u-ron. Passámos a noite a aspirar-lhe o nariz. O ranho era tanto que lhe chegou a escorrer pelo rosto... suou bastante durante a noite. Às 6h30 bebeu o leitinho e adormeceu ao colo do papá... voltámos a pô-lo na caminha e dormiu até às 10h, mas acordou com tosse e acabou por vomitar um pouco de leite. Liguei para a pediatra: ben-u-ron de 6 em 6 horas; soro fisiológico e aspirar o nariz; aerossois com soro fisiológico. Se piorar, voltar a ligar-lhe...

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Baba, muita baba!

(fotografia retirada)

Ganhámos o passatempo promovido pela Ecologicalkids com esta foto do Jóni Boy com uma Bitti D'lish midnight! E o nosso prémio será uma Bitti D'lish Chocolate que ando a namorar há algum tempo e que ainda não tinha comprado não fosse ganhar o concurso, lol! E não é que ganhámos mesmo?! Estou super-feliz e babada!