(foto retirada)
Cá vamos nós... Primeiro as vacinas... O João gritou (ginchou...) quando a enfermeira lha deu, mas logo depois já se estava a rir para ela! Eu de lágrimas nos olhos e o meu pequenito a rir! No fim da consulta da pediatra já estava a ficar rabugento e tem estado assim até agora. Ainda não fez febre (pus-lhe um ben-u-ron antes da vacina) mas está agitado...
Seguimos para a consulta com a pediatra. Informei-a de que tem estado tudo bem com o João e que lhe tinha dado papa ontem e hoje. Hoje ele comeu melhor e já não foi preciso o biberão de leite a seguir. Ela disse que estava óptimo e que é muito importante habituá-lo a comer à colher e para não cair na tentação de lhe dar a papa no biberão. Seguidamente, disse que podemos começar já a sopa e a fruta. Frisou ainda a importância de oferecer água ao João. Achei estranho a introdução ser feita tão cedo por causa das diferentes opiniões e experiências, que divergem de pediatra para pediatra. Mas, como confiamos plenamente na pediatra do João e não temos tido razão de queixa, vamos seguir as suas recomendações.
Assim sendo, a recomendação da dra. foi para começar já amanhã com uma sopa base feita com alho francês e batata, alho francês e cenoura ou alho francês e abóbora. Uma semana depois e com intervalos de 3 ou 4 dias podemos introduzir os seguintes legumes: alface, nabo, nabiças, coentros, feijão verde, courgete, beringela e beterraba. No final da cozedura dos legumes adicionar um fio de azeite virgem extra e depois triturar. Nada de juntar sal!
Quando o João fizer 5 meses sugeriu que introduzissemos a carne na sopa: frango, perú, borrego, vitela e coelho. A parte do coelho vai ser uma telenovela... eu não como coelho, nunca comi e não estou interessada em comer um animalzinho peludo e fofinho... Também não comemos vitela, nem borrego cá em casa... Resumindo, só costumamos comer aves... Parece que vamos ter que alterar alguns hábitos (temporariamente e eu não pretendo comer as ditas cujas carnes...).
Amanhã, a par com a sopa, dar fruta à sobremesa: pêra, pêro, maçã, pêssego, papaia, ameixa e banana. A fruta pode ser dada esmagada/triturada ou cozida e podemos juntar dois tipos de fruta na mesma sobremesa (por exemplo: maçã e pêra ou papaia e banana).
O esquema de refeições do João vai passar a ser o seguinte:
Pequeno-Almoço: Leite
Almoço: Sopa+Fruta
Lanche: Papa
Jantar: Leite
Antes de Dormir (e se o João quiser): Leite
Em relação às papas perguntei à pediatra se recomendava alguma em particular, sendo que eu comprei uma de cada marca. Ela diz que é indiferente, mas que pela experiência dela, os bebés aceitam melhor as da Nutribén. Mas posso dar qualquer uma desde que seja para 4 meses e sem glúten.
Acho que desta parte não me esqueci de nada...
Esteve a examinar minuciosamente o João, que estava todo divertido por estar nú e porque tinha papel por baixo (que acabou todo rasgado, foi uma festa!). Esteve a ver as gengivas e confirma-se que são os dentes que o andam a chatear... o meu filhote tem as gengivas todas inchadas, tadinho...
Quanto às medidas está muito bom e recomenda-se:
Peso: 6,290 kg
Comprimento: 62,3 cm
Perimetro cefálico: 42,5 cm
Em relação ao desenvolvimento está muito bem e é muuuiiiiiito mexido! LOL! Que novidade!
Tinha algumas dúvidas para esclarecer com ela. Relativamente à praia, antes de eu perguntar, perguntou ela se já o tínhamos levado, lol! Disse-lhe que já fomos passear algumas vezes, mas praia mesmo ainda não fizemos porque aqui para os nossos lados está quase sempre frio e muito vento ao final da tarde. De manhã nunca dá para ir porque, felizmente (!), o João dorme até às quinhentas, lol! O Cabo Carvoeiro é um gajo tramado para a meteorologia! Mas confirmei e reforcei a minha opinião com a dela, a praia só faz é bem desde que se vá a horas decentes para os bebés (e para nós também) e bem protegido com protector 50 e roupa adequada. Podemos até molhar-lhe os pés na água do mar, para ver como ele reage.
Como temos intenções de pôr o João na natação aproveitei para lhe perguntar também qual era a sua opinião. Reposta: " Tem que ser aos 6 meses, porque antes disso não há nenhum sítio que aceite. No Brasil (a pediatra é brasileira) começam aos 3 meses e é muito bom para os bebés!" E não faz mal fazer natação no Inverno desde que se tomem os devidos cuidados ao agasalhar o bebé à saída da piscina.
Como desta vez não levei nada escrito, acabei por me esquecer de perguntar sobre a esterilização da água, dos biberões e tetinas... é que não dá para esterilizar os pratos e os talheres... não sei se é para continuar ou não, mas já lhe telefonei e deixei mensagem. Resta-me esperar que a dra. acabe as consultas e me ligue de volta, como é hábito.
...
Mas que grande post! Ainda estão por aí ou já adormeceram?! É que vai continuar! LOL!
Por causa das sopas e como sei que não sou a única "bimbólica" que anda por aqui, já andei a perquisar no fórum umas receitas para preparar as sopas dos bebés. No entanto, todas as ajudas serão bem-vindas e, com ou sem bimby, fico à espera das vossas sugestões!
...
Tal como previsto, a pediatra acabou de me ligar. É para manter a esterilização da água, biberões e tetinas até aos seis meses... "mamãe cabecinha no ar"! LOLOLOL!!!!