segunda-feira, 31 de março de 2008
37 semanas...
Está quase... só falta o quase... Estou tão cansada e tenho dormido tão mal que já sinto dificuldades em articular uma conversa ou um discurso coerente, LOL!
Estou ansiosa pelo dia de amanhã... vamos à maternidade fazer o primeiro CTG e avaliar o estado do líquido amniótico. O João continua "mexuroquento", não pára... este rapaz dá cabo de mim :o) Continuo a achar que ele não vai esperar pelas 40 semanas e por mim podia nascer já na próxima semana... estou desejosa para ver a carinha dele e para enchê-lo de miminhos!
...
Hoje tive uma agradável surpresa da minha amiga Paula, que me estraga com mimos!
Um porta documentos personalizado para o João, a condizer com a fralda que já tinha recebido! É lindo, não é?!
E sim... confesso que eram 3 chupa-chupas... mas eu já comi um! Sobra o do papá e o do João ;o)
sábado, 29 de março de 2008
Mais massagens
"Toque o bebé com amor e ele retribuirá amor. Toque-o com ternura e ele aprenderá a confiar".
É pena o vídeo estar em Inglês, mas as imagens são esclarecedoras:
O site também é em Inglês, mas as imagens ajudam...
- Baby Massage
sexta-feira, 28 de março de 2008
De volta!
...
Hoje aproveitámos para dar um saltinho muito rápido à Feira Alternativa de Lisboa, que decorre este fim-de-semana na Cordoaria Nacional, em Lisboa, e foi giro ver as pessoas a repararem na minha barriguita que cresceu imenso nas últimas duas semanas! Estivemos lá só uma hora porque as minhas costas estão mesmo mal e a barriga pesa que se farta. Pareço uma pata choca a andar! LOL!
...
Ontem, depois de almoço, ainda cravei o papá para me levar à feira mensal de Peniche porque queria ver umas coisinhas mais em conta para o João. Acabámos por comprar mais do que precisávamos, mas não deu para resistir! Encontrámos roupinhas a preços muito acessíveis e com qualidade!
...
Conjunto interior T0, 100% algodão:
...
Conjunto de duas peças em algodão, escolhido pelo papá:
...
Lençóis para cama de grades (só tínhamos 2):
...
Mantinha em malha, escolhida pelo papá:
quinta-feira, 27 de março de 2008
Acidente de percurso...
Até lá, deixo-vos aqui uns links muito úteis e interessantes sobre massagens que me têm sido disponibilizados durante o curso. Até agora estou a adorar e o grau de exigência é muito elevado, o que me agrada bastante!
- A importância do apego;
- Massagem;
- Objectivos da massagem;
- Massagem infantil;
- Benefícios da massagem infantil;
- O toque borboleta.
terça-feira, 25 de março de 2008
Massagens
Mais novidades... como sabem, optei por não fazer curso de PPP. No entanto, há cerca de duas semanas recebi informações sobre um curso de massagens para bebés, através de e-learning (sou fã, apoiante e apologista do e-learning e do ensino à distância), uma excelente opção para quem vive em Peniche e está confinada ao repouso forçado... Apesar da data ser muito próxima ao possível nascimento do João, decidi inscrever-me na mesma. Começou este Domingo e a data limite para o acabar é dia 5 de Abril. No entanto, espero acabar a formação até dia 31 de Março! Até agora estou a gostar. É uma área que me interessa tanto em termos pessoais como profissionais e recomendo! Ainda por cima, como é um dos cursos novos, tem um bom desconto!
"A massagem ajuda a acalmar o bebé, a regularizar o sono, eliminando as insónias e tensões; previne ou resolve as cólicas e ajuda também a prevenir e diminuir problemas respiratórios como rinite e bronquite; favorece ainda o desenvolvimento psicomotor, e equilibra o bebé física, energética e emocionalmente.
Em Portugal foi formalizado o núcleo português da IAIM em Abril de 2003, com o nome de Associação Portuguesa de Massagem Infantil (APMI). Embora em Portugal a massagem ao bebé possa ainda ser considerada novidade, ela é, na realidade, uma prática bastante comum em alguns países ocidentais (ex. Inglaterra, Países Nórdicos), contando mesmo com a comparticipação da Segurança Social."
domingo, 23 de março de 2008
Já cá faltava...
Começou a ameaçar no Sábado durante o dia. Não liguei... tive uma noite para esquecer (para somar às outras todas...) com dores de garganta, tosse, comichão no nariz, espirros... Mas ficar em casa hoje? Nem pensar! Almoço de família em Belas, aí fomos nós! Pelo caminho fiquei ainda pior. Quando cheguei quase me esqueci de que não me estava a sentir muito bem (chamo-lhe "efeito Rodrigo" - o meu sobrinho)... Estive um bocadinho no quintal... Ora: sol + vento frio + início de constipação = dores de ouvidos, cabeça, febre... e cházinho... muito cházinho... Sem comentários...
E cá estamos nós de volta... no rescaldo gastronómico da Páscoa... Além de doente estou cheia que nem um hipopótamo... enfim... Não vale a pena culpar o arroz de pato, nem o pão caseiro da avó, nem os doces, nem "aquele" bolo de chocolate... nem as amêndoas e os ovinhos... e o coelhinho de chocolate que o meu sobrinho ofereceu e ao qual eu não podia dizer que não... Foi mais uma Páscoa em família e soube bem... como sempre!
E claro que houve mais prendinhas para o João!
...
Prendinha da tia Gisa. É um tamanho zero, lá vou eu remecher na mala da maternidade para trocar um dos outros conjuntos por este, claro!
...
Prendinha da Adelaide (são tão fofinhos!!!)
...
Livro oferecido pela Diana, uma amiga do meu irmão, que é a autora e ilustradora. Tenho a dizer que já dei uma vista de olhos e parece ser muito giro! As ilustrações são um mimo!
Hoje por ti...
sexta-feira, 21 de março de 2008
21 de Março...
UM mês, se o João escolher ficar no quentinho até lá!!!
31 dias... E não... não estou nada nervosa com o parto em si. Sinto até uma tranquilidade imensa em relação ao grande dia. Já visualizei tantas vezes o parto na minha cabeça que sinto que vai correr tudo bem. Há dias soube pela minha mãe que a minha bisavó ('vó Rita) foi parteira, tendo ajudado a nascer centenas de crianças! Fiquei ainda mais serena. A minha 'vó Rita ajudou a criar-me e aos meus irmãos. Faleceu há 6 anos e deixou umas saudades imensas. Não vos vou explicar porquê, mas SEI que ela vai estar comigo quando o João nascer e isso dá-me ainda mais confiança!
Nesta altura já imaginei milhentas vezes como será o João... Será mais parecido com o papá ou com a mamã?! Pelas ecografias em 3D tem o rosto bem redondinho e bochechudo como o meu ;o) E terá também caracóis ou cabelo mais liso, como o pai? E os olhos? Grandes e castanhos ou mais pequenos e esverdeados? As orelhas e o nariz, tanto o papá como eu temos pequeninos. E a boca?! LOL! Claro que imagino o João perfeitinho e lindo, como os papás! LOL! Vai ser uma mistura engraçada...
... da mamã...
quarta-feira, 19 de março de 2008
Consulta, queixinhas e barriguita
Quanto às perdas de urina... nem os exercícios do períneo me salvam porque a minha bexiga é, literalmente, a almofada do João. Ele está tão em baixo e tão encaixado que quando ela me fez o toque nem quis explorar mais porque lhe sentiu a cabeça! Voltou a dizer que vou ter um excelente parto, se as coisas se mantiverem a evoluir assim. O colo do útero continua fechado apesar das contrações que, segundo ela, nesta fase são muito bom sinal e benvindas! O meu corpo está a preparar-se para o dia "J"! ;o)
Em relação ao líquido amniótico, apesar de estar no limite inferior, a ginecologista disse que não é uma situação patológica. Desde que se mantenha assim, não há problema, tem é que ser controlado. Se por acaso baixar mais, aí sim, teremos que pensar em parto provocado. Assim sendo, e como também já está na altura, vou começar a ir todas as semanas à maternidade para verificar o líquido, fazer o toque, CTG e essas coisas todas. Dia 1 de Abril lá estaremos para iniciar este novo ciclo.
Recomendou que continuasse atenta aos movimentos do João e reforçou novamente a necessidade de NUNCA ir dormir na dúvida. Mais vale ir à maternidade ouvir dizer que está tudo bem e que ele está só a dormir do que ir na manhã seguinte e correr riscos desnecessários.
A azia... bem... nada a fazer! Como tenho um refluxo gastro-esofágico há muitos anos e não posso fazer a medicação por causa da gravidez, tenho que aguentar e pronto! Esta semana, para completar o ramalhete, apareceram ainda as hemerróidas! Oh, por favor!!! LOL! Mai' nada, não?! Lá me receitou uns comprimidos e um creme a ver se isto alivia.
De resto, tudo nos conformes. Tensão normal, não tenho inchaços de maior (só nas mãos e não é significativo) e o peso... o que vale é que ela não é de ralhar... já aumentei uns modestos 13 kg...
Agora resta-nos esperar pacientemente que passem as looooongas semanas que nos aproximam cada vez mais do nascimento do João. Por falar em nascimento, a prima do João, a Lara, filha da minha prima direita, nasceu ontem! O João já tem uma amiguinha à espera para a brincadeira!
segunda-feira, 17 de março de 2008
35
Tenho a impressão que os dias que faltam vão ser longos... muito longos.
Tivemos um fim-de-semana estranho. Tenho andado muito cansada, sinto-me a rebentar pelas costuras, só me sinto relativamente confortável de pijama ou fato de treino XXL, tenho dores horríveis na anca e na perna direita, tenho tido tonturas e dores de cabeça e da azia nem se fala... Medi a tensão, as pulsações a 101, a mínima normal e a máxima está baixa. Que raio... tenho tido perdas de urina e sinto-me sempre suja. E as hormonas... bem, estas estão descontroladas até à última... Tenho muito para me queixar na consulta com a minha ginecologista, esta quarta-feira, ela que vá preparando os ouvidos...
Estou, definitivamente, a atravessar uma fase menos boa.
sábado, 15 de março de 2008
Convites
Como está em Inglês deixo uma breve explicação do conteúdo:
O George e eu conhecemo-nos na praia do Baleal há 14 anos, onde ele era nadador-salvador. Tornámo-nos bons amigos e, um ano depois, começámos a namorar. Entretanto, esta primeira tentativa não seu certo, mas há 4 anos atrás o universo conspirou connosco e voltou a juntar-nos. Quatro meses depois já estavamos a viver juntos e acabámos por casar a 12 de Maio do ano passado, após quase 3 anos de vida em comum. Claro que nos casámos na praia onde nos conhecemos e onde demos o nosso primeiro beijo. Dia 29 de Julho concebemos o nosso filhote, que está quase a chegar para preencher ainda mais os nossos corações de amor.
Espero que gostem!
Mara&George - Wedding Invitation from codex on Vimeo.
Convite de casamento - CODEX
Música - winnerfifty
sexta-feira, 14 de março de 2008
8 meses!
Ontem lá fui ao dentista e já recuperei o meu sorriso Pepsodent. Como o dente já estava desvitalizado foi só remendar a cratera, sem necessidade de anestesia e não doeu nada. :o)
Quanto à ecografia, as notícias são boas. O líquido não diminuiu, que era o nosso maior receio. Teve até um (muito) ligeiro aumento (0,2...). No entanto, como continua no limite inferior, a recomendação de repouso mantém-se e vamos repetir a ecografia daqui a 3 semanas. O João parece não estar a sofrer nada com este pequeno percalço e já tem 2,620 kg! Engordou 700 gr em menos de 3 semanas, rapaz comilão! Está cada vez mais enfiado na minha pélvis e a cabeça dele já está com o formato da mesma... portanto, cada vez mais encaixado e com vontade de conhecer o mundo.
A médica disse para não me preocupar porque em caso de necessidade, ou se ele assim entender, já pode nascer com riscos muito baixos, apesar de só deixar de ser considerado prematuro a partir da 37ª semana. Por isso sr. João vamos lá aguentar mais umas semaninhas juntos... já não falta assim tanto! E é tão estranha a sensação de saber que ele está mesmo quase a nascer! Parece que foi ontem que tudo começou... e hoje o meu caganito já tem 2,620 kg e uma vitalidade impressionante!
quarta-feira, 12 de março de 2008
Ranking ou contra relógio?!
segunda-feira, 10 de março de 2008
34 semanas
Quinta-feira lá vou eu ao dentista para tapar a cratera no dente a sangue frio, mas prefiro assim do que estar a adiar e ainda arranjar para aqui uma infecção... E na sexta-feira vamos repetir a ecografia para ver como está o líquido amniótico... confesso que estou ansiosa...
Deixo aqui as fotos das últimas prendinhas que o João recebeu. Um dos conjuntos foi a minha mãe que ofereceu. Segundo ela, são as "amêndoas" para o Joãozinho... não aguentou esperar mais duas semanas pela Páscoa! Este rapaz vai ser pouco mimado, vai!
...
"Amêndoas" da avó Sofia
...
Prendinhas da mãe do João (amigo do papá)
sábado, 8 de março de 2008
Dia da mulher atribulado...
Para finalizar um dia que não correu propriamente pelo melhor... toma lá e embrulha... acabei de partir um dente a comer um mísera torrada... O que vale é que acho que este já está desvitalizado e, assim sendo, posso ir arranjá-lo sem anestesia! Tenho uma cratera no meu dentinho...
sexta-feira, 7 de março de 2008
Aqui está ela!
Fomos buscá-la ontem. Já vos tinha aqui falado na mudança de prioridades que a chegada de um filho acarreta e, assim sendo, decidimos trocar os nossos dois carros por esta linda, espaçosa, confortável e segura Station Wagon. Passamos a ter só um carro, mas como o meu era comercial também não teria grande utilidade para as saídas em família. Ficámos os dois a sentir-nos um pouco mais adultos... já temos um carro de gente grande... direccionado para a família! LOL! Não é linda, a nossa menina?!
PS.: Depois de ler as vossas suspeitas sobre a que me referia quando falei na nossa "menina", constatei que algumas de vocês tinham razão noutras hipóteses que foram apontadas. Na verdade, estamos a pouco mais de uma semana de ver nascer uma prima do João (filha da minha prima direita), a Lara. E a minha amiga Paula, perspicaz como sempre, também acertou na parte da namorada do Lucas (um dos nossos cães)... fomos no Sábado buscar a Margarida ;o)
quinta-feira, 6 de março de 2008
Amamentar...
Como só voltei para a cama por volta das 4h da manhã, passei o tempo a tentar ocupar a cabecinha pensadora ;o) Estava a fazer zapping e de repente veio-me à memória um programa da Oprah que já foi emitido há alguns meses, sobre a amamentação em lugares públicos.
Este é um tema rodeado de polémica nos EUA. Segundo este artigo, o acto de amamentar é feito neste país com algum pudor e muita discrição. Existem roupas especialmente desenhadas para o fazer, mantas para tapar o bebé, todo um cuidado para que não se vislumbre nem um milimetro do seio. Chegam inclusivamente a existir leis que permitem ou não a amamentação em público, consoante cada Estado! No mesmo site é relatado que uma mãe foi expulsa de uma loja da cadeia Walmart... porque estava a amamentar...
Ora, numa época em que se tenta incentivar as mamãs e futuras mamãs a amamentar os seus bebés, em que chovem sobre nós estudos e informação sobre os benefícios do aleitamento materno... e tendo em conta que não se trata de um acto de exibicionismo, parece-me hipócrita olhar de lado para uma mãe que decide amamentar o seu filho em lugares públicos.
Qual é a vossa opinião?
Insónias... ou "remelexe"?!
O João hoje ainda não me deu descanso e tenho levado cada "patada" que saltei, literalmente, da cama... Sim, já estive deitada... Já contei carneiros, já comi, já bebi leite, já li, já vi televisão... e ele continua super-irrequieto e já me aleijou uma série de vezes. Mas que energia que este rapaz tem! Já não sei o que é domir uma noite (deve fazer parte do estágio)... Também já perdi a conta aos xixis da noite... Pareço um zoombie durante o dia, sempre a bocejar e molengona, como se tivesse feito a bela da noitada, LOL! E durante a noite... dormir que é bom... NADA!
quarta-feira, 5 de março de 2008
Suspence!
Miminho
Hoje recebemos este miminho da mamã do André!
Achei muito giro, original e não podia ser mais adequado!
Obrigada!
terça-feira, 4 de março de 2008
Desafio!
- Adoro chocolate;
- Adoro animais, principalmente cães;
- Adoro dar e receber miminhos;
- Adoro sentir a areia debaixo dos pés descalços;
- Adoro dormir, muito!
- Adoro ouvir o meu irmão cantar.
Agora espero que respondam também a este desafio! É simples e não vos rouba muito tempo! ;o)
segunda-feira, 3 de março de 2008
Trinta e três semanas...
A última semana não foi fácil. Muito cansaço, muito sono, muitas dores nas costas. As hormonas também têm tido os seus dias menos bons e ando com a lamechice à flor da pele... As mãos incharam de tal maneira que mais um pouco tinha que cortar o dedo para tirar a aliança e também ficam dormentes com alguma frequência. Sinto-me mesmo muito cansada mas, ao mesmo tempo, entusiasmada e ansiosa com o aproximar da data prevista para o nascimento do João.
Ontem a minha cunhada, que é médica, fez-me um alerta que a ginecologista também já me tinha feito e que me esqueci de referir. Não sei como é convosco, mas eu passo a vida com as mãos na barriga, ao início fazia festinhas e até massagens. Acontece que as massagens e festas na barriga estimulam as contrações! Desde o dia em que soube disto que parei imediatamente de as fazer. Mas volta e meia lá estou eu com as mãos pousadas na barriga para sentir o João. Adoro quando ele espeta as costas e o rabiosque e se nota um GRANDE volume no lado direito da minha barriguita. :o)
Miminho
domingo, 2 de março de 2008
50
sábado, 1 de março de 2008
Prendinhas!
Encomendámos na Vertbaudet dois babygrows, um babete e um conjunto de recém-nascido (body, gorro, babygrow e saquinho) e ainda recebemos de oferta o porta-fraldas da girafa.
Ficam também umas fotos do roupeiro e da cómoda do João, que estão a ficar sobrelotados!