
Chegámos agora da consulta... um bocadinho mais conformada com as recentes maleitas da gravidez... enfim, que remédio! Como já tinha visto nas análises, a anemia piorou. Já estava a tomar 3 comprimidos de ferro, agora passei para dois comprimidos e duas ampolas a ver se assim se contorna o problema. Associado à anemia surgem as palpitações e aumento das pulsações que me andavam a preocupar e a incomodar. A médica sugeriu que quando sentir as palpitações, devo encher bem o peito de ar, aguentar um bocadinho e depois expirar.
Quanto às perdas de urina... nem os exercícios do períneo me salvam porque a minha bexiga é, literalmente, a almofada do João. Ele está tão em baixo e tão encaixado que quando ela me fez o toque nem quis explorar mais porque lhe sentiu a cabeça! Voltou a dizer que vou ter um excelente parto, se as coisas se mantiverem a evoluir assim. O colo do útero continua fechado apesar das contrações que, segundo ela, nesta fase são muito bom sinal e benvindas! O meu corpo está a preparar-se para o dia "J"! ;o)
Em relação ao líquido amniótico, apesar de estar no limite inferior, a ginecologista disse que não é uma situação patológica. Desde que se mantenha assim, não há problema, tem é que ser controlado. Se por acaso baixar mais, aí sim, teremos que pensar em parto provocado. Assim sendo, e como também já está na altura, vou começar a ir todas as semanas à maternidade para verificar o líquido, fazer o toque, CTG e essas coisas todas. Dia 1 de Abril lá estaremos para iniciar este novo ciclo.
Recomendou que continuasse atenta aos movimentos do João e reforçou novamente a necessidade de
NUNCA ir dormir na dúvida. Mais vale ir à maternidade ouvir dizer que está tudo bem e que ele está só a dormir do que ir na manhã seguinte e correr riscos desnecessários.
A azia... bem... nada a fazer! Como tenho um refluxo gastro-esofágico há muitos anos e não posso fazer a medicação por causa da gravidez, tenho que aguentar e pronto! Esta semana, para completar o ramalhete, apareceram ainda as hemerróidas! Oh, por favor!!! LOL! Mai' nada, não?! Lá me receitou uns comprimidos e um creme a ver se isto alivia.
De resto, tudo nos conformes. Tensão normal, não tenho inchaços de maior (só nas mãos e não é significativo) e o peso... o que vale é que ela não é de ralhar... já aumentei uns modestos
13 kg...
Agora resta-nos esperar pacientemente que passem as looooongas semanas que nos aproximam cada vez mais do nascimento do João. Por falar em nascimento, a prima do João, a Lara, filha da minha prima direita, nasceu ontem! O João já tem uma amiguinha à espera para a brincadeira!