quarta-feira, 31 de outubro de 2007
Consulta
terça-feira, 30 de outubro de 2007
Rotina
Da eco e do rastreio já sabemos que está tudo bem.
O que me preocupa são as análises porque vi lá um ou outro valor um bocadinho alterados. Nada de muito significativo, mas ainda assim...
De resto tem estado tudo bem!
Os enjoos foram dar uma volta e espero que não voltem :o) e deram lugar a um apetite avassalador! Tenho tentado contornar a coisa com muita sopa (que tenho a sorte de adorar), iogurtes, tostas, fruta... mas à noite só me apetece bolachas e pão com manteiga... Continuo a beber religiosamente 1,5 l a 2 l de água por dia, às vezes até ao vómito! É tramado beber água sem vontade ;o)
A barriguita teima em permanecer discreta, mas as calças já não apertam nem por nada... Restam-me os vestidos que este ano estão na moda, seja para grávidas ou não, cabemos todas lá dentro e as minhas amadas e muito usadas calças de fato-de-treino!
Entretanto, andámos a fazer aquilo que começou por ser uma pequena lista das coisas essenciais para um bebé e que acabou numa lista interminável e assustadora... Enfim! Só não vamos à falência porque nos vão dar e emprestar muitas coisinhas que foram usadas pelo nosso sobrinho e sobrinhas!!! Ufa!
domingo, 28 de outubro de 2007
IDEIA- Deixo aqui um pedido a todos os especialistas (Pais, Mãe e afins), com tantas coisas que há: Manuais de grávidas, Dicas para grávidas, Agendas de grávidas, Blogges de grávidas. Será que não se podia fazer, pelo menos uma vez, algo que ajudasse os Paizinhos a suportar isto tudo(Rabugices, pedidos a meio da noite, mudanças de humor, ..............................).
Acho engraçado quando elas dizem: Eu é que sinto! Eu é que sei! Não é contigo, tu não sabes !
Meninas que fique bem claro... podemos não saber muita coisa, mas:
Só nós é que SABEMOS o que SOFREMOS* por VOCÊS!!!!!!!!
PS: *- Sofremos, mas sofremos POR vontade e com MUITO AMOR!
O Paizinho
sexta-feira, 26 de outubro de 2007
Miminhos...
Adoro receber miminhos!
E também gosto muito de dá-los!
Obrigada Celine!
...
Acabei de receber este miminho, desta vez da Simone e da Mara!
Obrigada Simone!
...
As correntes pedem que nomeie 10 blogs... tarefa não muito fácil... Nomeei 11! Aqui ficam os que visito com mais frequência:
- Aventuras e desaventuras de uma mamã
- Porque sim!!!
- Um sonho chamado Mara
- O meu Flávio
- Milagre na Tunísia
- Beatriz ou Guilherme...
- Diário de Gravidez
- Gugu Dádá
- O Diário da Minha Gravidez
- O essencial... és tu...
- Um desejo nosso...
Agora é só passar por estes cantinhos e deixar o aviso... para que possam continuar esta corrente!
Bom fim-de-semana!
Graçolas
Voltas e mais voltas na cama (nunca consigo adormecer com a sensação de fome)... e mais umas voltas... a pensar que tinha frio e não me apetecia mesmo nada ir à cozinha, que fica no rés-do-chão... e muito menos o meu estado de sono em piloto automático me dava capacidades para fazer fosse o que fosse para acabar com os roncos esfomeados...
Ah! Mas afinal parece que havia aqui pertinho uma caixa de bolachinhas integrais... melhor que nada! Serve! Levantei-me e lá fui meia sonâmbula satisfazer a vontade da criança que não deixava a mamã dormir e com razão! Acho que já deu para perceber quem é que manda neste corpo nos próximos meses!
quarta-feira, 24 de outubro de 2007
Este tinha que partilhar...
RecadosAnimados.com
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
Nomes
Claro que eu já tinha os meus eleitos mas, após severas e justas reclamações do marido, decidimos fazer uma lista com os nomes de que gostamos os dois. Fomos votando e eliminando até ficarem reduzidas a 4 ou 5 nomes para cada sexo.
Um dos critérios de escolha foi a nossa preferência por nomes curtos e simples.
Outro critério foi o significado dos nomes... mas quer-me parecer que aqui o "caganito" ainda terá uma palavra a dizer, caso a mamã e o papá não se entendam.
Aqui ficam então as nossas opções, por ordem alfabética:
MENINA:
Bruna - Significa morena, escura e indica uma pessoa calma, gentil, diplomática, bondosa e organizada. Apesar de não ser ambiciosa ela consegue tudo o que deseja, mas sempre pela persuasão, pela capacidade de convencer e nunca pela força.
Luna - É uma boa amiga e companheira pois é alegre, sociável e leal. No amor é tranquila pois é bastante lúcida e tem bom-senso.
Maria - Hebraico, significa senhora soberana. Nome que indica serenidade, força vital e vontade de viver. Por vezes são forçadas a pedir auxílio para resolução dos muitos problemas que tem de enfrentar na vida e para aguentar a dor. Consideram o dinheiro necessário, mas não essencial.
Maria Rita - ver Maria+Rita
Rita - Faz alusão a determinadas atitudes relacionadas com a tenacidade e com a força de vontade. É próprio de pessoas que se sacrificam ao extremo quando estão convictas de que há uma razão para isto.
MENINO:
André - Significa viril e robusto e indica uma pessoa intuitiva e extrovertida. Tem sempre idéias originais e brilhantes a respeito de tudo e gosta de debatê-las com os amigos.
Gabriel - Do hebraico significa "força de Deus" e indica uma pessoa sensual e emotiva que não gosta de conflitos e confusões chegando a ser para isso egoísta e comodista. É muito criativo e adora a harmonia, a poesia e a beleza. É extremamente adaptável às situações com que se depara.
João - Significa agraciado por Deus e indica uma pessoa com forte espírito de liderança. Impulsivo, às vezes é mal interpretado, mas seus actos visam sempre o benefício da maioria, pois possui nobreza de caráter.
Martim - É um nome de origem latina e significa “Homem genial, belicoso, guerreiro”.
Rui - Tem o temperamento de um líder. É um excelente estratega e diplomata. É autoritário e muito racional e por isso, em geral, um profissional bem sucedido. Foge das complicações sentimentais, sem êxito, pois não suporta a vida solitária. É muito apaixonado mas também muito ciumento.
domingo, 21 de outubro de 2007
Alimentação vegetariana...
E aqui vem um tema polémico...
Andava eu a fazer o reconhecimento da Bertrand que abriu no novíssimo Arena Shopping, em Torres Vedras, quando este livro me encontrou.
Aqui está uma resposta a algumas dúvidas e ansiedades que me têm acompanhado desde que engravidei. Tendo eu uma alimentação preferencialmente vegetariana (como peixe, frango - cada vez menos - ovos, leite de vaca - um copo por dia, o restante bebo de soja - iogurtes, manteiga e queijo), desde o dia em que a minha família e amigos souberam que estava grávida que começou a "pressão" do: "TENS QUE COMER CARNE".
Ora, já tenho aqui algures um post anterior em que faço referência a isto, a minha questão não era só o facto de eu não querer comer carne por opção, a verdade é que quando como carne vomito! Tão simples quanto isto! Quando bebo leite de vaca fico mal disposta e com azia. Portanto, parece-me que o meu próprio organismo me está a dizer algo. Se me faz mal... não como! Progressivamente fui substituíndo a carne por soja, tofu, seitan... e rendi-me à cozinha vegetariana!
Felizmente a minha ginecologista teve a capacidade de me tranquilizar e fazer-me entender que a carne não é assim tão importante durante a gravidez. Se não como carne, posso comer soja, leguminosas (feijão, lentilhas e grão), iogurtes, ovos e queijo... E mesmo em relação ao leite de vaca... quase todos os leites de soja são enriquecidos com cálcio e são de fácil digestão. O único inconveniente é mesmo o preço...
Claro que já ando a ponderar como se irá processar a alimentação do bebé quando chegar a hora de introduzir as proteínas... mas a verdade é que as proteínas não se encontram só na carne e no peixe...
A verdade é que, socialmente, não estamos prontos para aceitar uma mudança deste calibre. E, infelizmente, não são muitos os médicos que conhecem o assunto a fundo, de forma a poder aconselhar adequadamente as mães e todas as pessoas que escolhem o vegetarianismo.
"Equilíbrio e bom-senso são dois ingredientes imprescindíveis, tanto na vida como na alimentação."
Gostei também do facto de a autora não ser "extremista": "Contudo, não se aconselham regimes demasiado restritivos. O regime ovolactovegetariano que, como o nome indica, inclui ovos e lacticínios, permite a adaptação da criança a um maior leque de alimentos e facilita a sua integração social, pelo que poderá ser uma opção muito válida."
Aqui ficam ainda alguns mitos apresentados no livro:
- "O Regime Vegetariano não é adequado para crianças ou adolescentes: FALSO! Vários estudos confirmam que as crianças e os adolescentes vegetarianos apresentam um crescimento e desenvolvimento normais para idade, tendo, em geral, ligeiramente menos peso do que aqueles que têm um regime omnívoro;"
- "O Homem é, por natureza, carnívoro: FALSO! A nossa constituição física (nomeadamente a dentição e o sistema digestivo) indica que não fomos feitos para comer carne. Somos naturalmente frugívoros, sendo a fruta, os cereais e os vegetais os alimentos mais adequados."
...
"Os alimentos de origem vegetal podem substituir por completo a carne e o peixe na alimentação das crianças. Conheça as vantagens de uma alimentação natural, rica e equilibrada, que contém todos os nutrientes essenciais, é mais saudável e menos susceptível de causar reacções alérgicas. Soja, tofu, seitan, doces naturais sem açúcar adicionado e muitos outros alimentos típicos da cozinha vegetariana podem fazer as delícias dos mais pequenos.
...
"Gabriela Oliveira é jornalista e mãe de duas crianças vegetarianas. Há vários anos que tem vindo a publicar artigos sobre as temáticas da alimentação e da saúde na imprensa nacional. Realizou em alguns pontos do país seminários dedicados à alimentação vegetariana para bebés e crianças, contactando directamente com pais, professores e técnicos de saúde. "
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
Esqueci-me!
quarta-feira, 17 de outubro de 2007
Novidades!
Aproveitámos a viagem para passear um bocadinho, fazer umas comprinhas e visitar o tio Rui.
Passemos então às óptimas notícias!
O "caganito" está óptimo! Já recebemos os resultados do rastreio bioquímico cujos valores, juntamente com as medições da translucência da nuca e dos ossos do nariz, reduzem drasticamente as possibilidades de haver algum problema cromossomático com o bebé!
O coração lá estava operacional, a bater a 161 bpm e já com as suas aurículas muito bem definidas! Os dedos certinhos, tanto dos pés como das mãos, e acreditem que foi uma guerra para ele mostrar os dedos das mãos! Passou o tempo todo com as mãozinhas ora fechadas, ora na boca, pois claro! E a mamã a levar pancadinhas e abanões na barriga até que sua excelência lá se dignou a mostrar os deditos!
Vimos muito bem os olhos, as orelhas, o nariz, a boca, os ossos dos maxilares, o cérebro, com os dois hemisférios também muito bem definidos, as costelas, a coluna, a bexiga e o estômago e as medidas estão todas dentro dos parâmetros normais. Que alívio!!!
O que ainda não deu para ver muito bem foi... o sexo! Apesar de a médica ter dito que havia 80% de probabilidades de ser ... (não digo!!! :P) só me dará certezas às 21 semanas, quando fizermos a ecografia morfológica... Mas ela mostrou-nos e nós vimos muito bem o que PARECE ser! ;o)
Pelas medidas desta semana, afinal a data prevista de parto voltou para a data inicial... 21 de Abril! Mais uma dúvida que se junta à do sexo... qual será o signo do bebé?! É que dia 21 não é carne nem peixe! Carneiro vs Touro!
Amanhã, com mais tempo, colocaremos aqui as fotografias das comprinhas que fizemos hoje!
terça-feira, 16 de outubro de 2007
Indagações e... desejos!
Será que amanhã o/a "caganito/a" vai deixar ver o sexo claramente?
Será que amanhã ele/a vai ficar quietinho/a pelo menos três segundos para a Dra. Marina conseguir ver os ossos do nariz?
Estou tãããããooo ansiosa...
...
Será que o desejo de Pastéis de Belém com açúcar e canela me vai deixar em paz em breve?!
Adormeci e acordei a pensar em Pastéis de Belém e convenhamos que viver a 90 km de Lisboa não me facilita muito a vida a esse respeito...
sexta-feira, 12 de outubro de 2007
13 Semanas!
quinta-feira, 11 de outubro de 2007
Sono...
Eu sempre dormi muito... 8 ou 9 horas por noite. E, se me deixassem, ainda dormia uma sesta durante a tarde!
Mas isto agora está demais... Acordo, tomo o pequeno almoço e só me apetece ir preguiçar para a cama outra vez. Resisto... tenho tido trabalhos para fazer. Como trabalho em casa, a presença da cama aqui tão à mão de semear dá cabo da concentração até de um santo... Resisto... Resisto... Até que chega a malfadada hora do "depois do almoço". Há dias em que não tenho qualquer hipótese. Os olhos fecham-se e não há nada a fazer além de obedecer ao corpo que reclama por descanso! Mas descanso de quê?! Eu não estou cansada... mas o meu corpo acha que sim e quem sou eu para o contrariar?! Não gosto de contrariar a natureza. Já desisti de contabilizar as horas que durmo por dia desde que engravidei. São muitas! Acho que estou a aproveitar os conselhos de algumas recém-mamãs: "dorme e descansa bem durante a gravidez, porque depois de o bebé nascer... bem podes esquecer as noites bem dormidas na caminha e as sestas que sabem tão bem". A natureza é inteligente. Descansa agora para compensar depois! Assim seja!
quarta-feira, 10 de outubro de 2007
Alívio
terça-feira, 9 de outubro de 2007
Prendinhas!
Aqui ficam as últimas!
...
Prendinhas da avó Sofia e da bisavó Cacão!
Prendinhas da tia Gisa. Uma manta muito quentinha com almofada a condizer e um conjunto de casaco e meias em lã amarelas.
Mantinha, almofada e girafa de peluche e um conjunto de lençóis de cama, oferecidos pela tia Gisa e pelo primo Rodrigo que, segundo consta, também queria um conjunto do "pante" (elefante, entenda-se!)
Tudo isto foi oferecido pela tia Rosie, que foi de férias ao Canadá e perdeu a cabeça com a perspectiva de ir ser tia! Temos conjuntos de babygrows, luvas, gorro, babete, um recipiente para o leite em pó, casaquinhos e uma mantinha. Não são fofinhos os pés do babygrow do urso Winnie?!
Este babygrow tão giro foi prendinha da avó Sofia!
O babete foi prenda da mamã que o comprou num leilão para ajudar o Refúgio das Patinhas.
Este conjunto branquinho e o babygrow foram oferecidos pela "tia" Goreti! No bolso do casaquinho pode ler-se "bebé"!
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
Novidades!
Vamos lá tentar ordenar as novidades...
Fizemos a ecografia na quarta-feira e está tudo bem com o/a "caganito/a"!
Fiquei em êxtase! O bebé já se parece mesmo com um bebé! Já tem mais de 5 cm e deu para ver quase tudo! As mãos, os pés, e os respectivos dedos, o nariz, o coração, o cérebro, o estômago, a bexiga... Foi fantástico! Só não deu para ver muito bem o sexo por dois motivos. Primeiro: com 11 semanas e 5 dias de gestação o pénis e o clitóris têm mais ou menos o mesmo tamanho! Segundo: o bebé não parou de se mexer um segundo e a médica não conseguia ver os ditos cujos genitais como queria! No entanto... com 80% de certeza que já sabemos o que vai ser, mas não vou dizer enquanto não fizer outra ecografia! Fiquei a saber que o bebé está feliz e que a minha barriga é um verdadeiro trampolim! :D
Afinal, como a gravidez tem mais 3 dias do que pensávamos, a data prevista do parto foi antecipada para 18 de Abril. A ver vamos!
Voltámos a ouvir o coração a bater, a 158 batimentos por minuto! Acho que foi aqui que a avó Sofia não aguentou mais e começou a chorar de emoção! ;o)
Ficámos também a saber que o descolamento da mamã é no bordo inferior da placenta e está em resolução. Segundo a médica, já passaram por lá grávidas com descolamentos muito maiores e que conseguiram ter uma gravidez perfeitamente normal. Com bastantes restrições, mas normal! Já posso andar e retomar progressivamente a rotina diária, mas sem abusar e os pesos estão absolutamente proibidos!
Vamos repetir a ecografia no dia 17 de Outubro porque, como o feijãozito não estava quieto, a médica não conseguiu ver bem os ossos nasais. A mamã não se importou porque assim vamos ver o bebé outra vez daqui a pouco mais de uma semana!
terça-feira, 2 de outubro de 2007
Gulosa?!
... mas... o papá fez panquecas!!! Para mim, para a mamã, para a "tia" Gogó e para o D.
Acho que já posso dizer que tenho o melhor pai do mundo! Ele mima muito a mamã e faz-lhe as vontadinhas todas... e isso também me faz feliz a mim, que estou aqui dentro, bem quentinho/a na barriga da mamã gulosa!
E atenção! Porque aqui na coluna do lado direito já foi inaugurada a votação para ver quem acerta no meu sexo! Serei menino ou menina?!
O/A bebé
Mimos
Por esta altura começo a pensar que já devia estar a ganhar algum peso... mas nada disso! Não saio dos 58 kg... o que é estranho porque o meu peso normal costumam ser mesmo os 60 kg... Já não sei o que pensar, mas tenho-me esforçado para cumprir as regras de alimentação que a médica sugeriu... Enfim...
segunda-feira, 1 de outubro de 2007
Ufa!
Ora, este cantinho é bem mais espaçoso e menos confuso.
E além disso dá para pôr cá "n" coisinhas que no outro não dava.
Esperamos que gostem.
Nós continuamos bem. Bastante mais tranquila, se bem que já estou a ficar com borboletas na barriga só de pensar que se aproxima uma ecografia tão importante, que vamos fazer na quarta-feira! Chama-se Ecografia Translucência da Nuca (TLN) e deve ser realizada entre as 11 e as 13 semanas. Esta ecografia, além de datar gravidez com precisão, avalia o risco do bebé ser portador de Síndrome de Down, diagnostica gravidez múltipla e algumas das malformações fetais mais graves.
Reflexões
O que estou a gostar mais na minha gravidez:
Sentir que tenho um ser a crescer dentro de mim!
Nomes em que temos pensado:
Ainda indecisos... mas a lista vai diminuindo aos poucos: Maria e Martim estão a ganhar!
Menino ou menina? Eu acho que vai ser:
A minha intuição diz-me que vai ser um rapaz. Vamos esperar para ver!
Este mês, aprendi na consulta pré-natal:
Apenas 20% da população é imune à toxoplasmose e eu sou uma das felizes contempladas!
As minhas esperanças:
Espero conseguir ficar mais tranquila depois do susto que apanhámos...
Os meus medos:
... de apanhar outro susto...
Reflexões
Aquilo que mais me custou abdicar:
Bem... algumas coisas... mas mais mais: chocolate e queijo fresco. (A mamã)
Este mês contei:
Aos meus irmãos e a alguns amigos (poucos). (A mamã)
As reações foram:
Ficaram felizes... claro!!! Bom... alguns ficaram histéricos! ;o) (A mamã)
Este mês, aprendi na consulta pré-natal:
Que posso continuar a fazer a minha alimentação normal, sem carnes vermelhas, desde que coma soja e leguminosas (feijão, grão...)
Os novos sintomas de gravidez que tive este mês:
Além dos xixis constantes e dos enjoos... as dores nas maminhas têm dado cabo de mim! E sono... muito sono!!! (A mamã)
As minhas esperanças:
Que venha com duas pernocas, dois bracinhos, uma cabeça e um corpinho atlético como o pai!!! Eh! Eh! Eh!
PS:
Esses irmãos e alguns amigos (poucos)... claro!!!!Conseguiram espalhar por: o resto da família: "eu sei por intuição!" alguns dizem.... Sim e eu sou o Pai Natal! Credível, não é? E por mais meio mundo... CLARO!!!!!!!!!!
Reflexões
Comecei a pensar que poderia estar grávida quando:
Intuição?! Andava (e ando) a fazer xixi que era (e é) um abuso e como o período até estava um diazito atrasado lá pedi ao papá para ir comprar um teste... Depois deste fui fazer outro à farmácia e ainda comprei mais um para confirmar. LOL! Os três positivos!
Descobri que estava grávida quando:
Acho que fiquei definitivamente convencida ao terceiro "positivo"! Mas o primeiro foi feito no dia 13 de Agosto.
Senti:
Primeiro a dúvida: "Será que estou a ver bem?! Este teste deve estar estragado." E depois... uma FELICIDADE imensa e absolutamente indescritível!
A primeira pessoa a quem contei foi:
Bem... o futuro papá estava presente quando fiz os testes... Depois da confirmação telefonei ao meu pai.
As reacções foram:
O George ficou feliz e pouco surpreendido, como ele diz: "Se estávamos a tentar é normal, não achas?!". E citando as palavras da minha mãe, o meu pai anda com um sorriso de orelha a orelha.
O bebé irá nascer:
Parece que será na segunda quinzena de Abril.
O sintoma de gravidez mais estranho que tive este mês foi:
Estou sempre a caminho da casa de banho!!! Não aguento uma hora... E ando com um apetite fora do normal... ai ai!
As minhas esperanças:
Todas!
Os meus medos:
Não lhe chamaria medos... mas sim a ansiedade de ver ultrapassada a suposta fase crítica que vai até às 12 semanas.
Enjoos 2...
Muitos enjoos... Pensava que já me tinham dado descanso, mas parece que foi só para enganar... Como o tio Rui hoje veio cá almoçar, a mamã esmerou-se e fez um almocinho rápido, mas delicioso (o já famoso atum no buraco) e vai de enfardar à bruta... Mas não é só quando como demais. Ontem nem o iogurte natural do lanche teve ordens para permancer no estômago . E estou farta das tretas que se lêem e ouvem por aí... Tipo, "os enjoos não acontecem se comermos de 2 em 2 horas, de forma a nunca ter o estômago vazio..." Ok! Eu almocei há 3 horas e ainda me sinto empanturrada e com tudo prontinho a vir para fora... Que tal ir enfiar mais qualquer coisinha no estômago?! Claro que não! Só a ideia de comer seja o que for já me deixou ainda mais agoniada... "O segredo é andar sempre a trincar alguma coisa" (bolachinhas, fruta...). Quais bolachinhas, qual fruta, qual carapuça... Estou enjoada... Tão enjoada que me sinto doente...
A mamã
Esclarecimento!
Quando o Sr. Papá fala em dois bebés está a referir-se ao bebé propriamente dito e... a MIM! Sim, porque a mamã, de vez em quando, parece que encravou algures nos 5 aninhos... Na barriguinha só se conta um ou uma!
A mamã
Uma semana já passou!
Já lá vai uma semana e tem estado tudo tranquilo. Excepção feita às mossas e dores nas costas, ombros, pescoço, braços e rabiosque da mamã! Uns dias mais ansiosa e chorona outros mais tranquila. Um dia após o outro e já estamos quase a ir à consulta desta semana... E a barriguinha também já começou a dar um muito discreto ar da sua graça
A mamã
Outra vez online!
2007-09-29 (10 semanas)
Sim. Estivemos a semana toda sem net... Fui mantendo um registo escrito que passo agora para vocês.
O melhor presente de aniversário que a mamã recebeu foi ouvir o teu coração a bater novamente! Para aí uns 300 kg de preocupações e ansiedade que me saíram de cima. A consulta correu muito bem e aprendemos muitas coisas novas. Por exemplo, aqui a mamã faz parte dos 20% da população que são imunes à toxoplasmose . Mas, mesmo para quem não é imune, não há necessidade de abdicar de certos alimentos e muito menos de abdicar do convívio e interacção com os animais de estimação. Tudo passa por lavar muito bem determinados alimentos que estejam em contacto com o solo (alface, tomate, morangos...), não os comer fora de casa (porque não se sabe como foram lavados), não comer carne mal passada (mas também não é preciso estar esturricada) e... lavar muito bem as mãos antes das refeições (o que já é suposto fazer-se mesmo sem se estar grávida!)
Aprendemos que as grávidas não podem praticar desportos de impacto. O ideal são caminhadas (a passo), a natação ou hidoginástica e a bicicleta estática.
Quando me estava a vestir para irmos à consulta tive noção de que, apesar de até ter perdido algum peso nestes dias que passei confinada à cama e ao sofá, enfiada em pijamas e fatos de treino, algumas calças já apertam bastante a barriga da mamã e, sendo assim, já foram postas de parte.
A médica disse à mamã que o descolamento não foi significativo, mas que devo continuar de repouso. No entanto, já me deu autorização para andar uns bocadinhos e fazer tarefas muito simples e leves, sem abusar e sem apanhar calor.
Entretanto, na segunda-feira vamos à médica de família tratar das papeladas da isenção e pedir as credenciais para fazer análises. E na próxima 4ª fera, dia 3/10, vamos fazer a ecografia que permite verificar a transludência da nuca do bebé.
O tempo da gravidez foi confirmado e o nascimento do biscoitinho está previsto para 21 de Abril!
A mamã
Quero descansar...
É escada acima, escada abaixo, é "vai buscar pão de leite ou pão de deus", é "não feches a porta!!", é "daqui a duas horas quero o meu lanchinho!!", é ... muito amor para a minha mamã!
Nem abraços eu agora recebo ...... Agora sei o que é trabalhar sem receber nada!!Mas é tudo por uma boa CAUSA!!!!!!
.............. fazer felizes os meus dois bebés................
O papá
Ponto de situação
Cá estamos nós de repouso. O papá é que nem por isso! Além do trabalho dele ainda tem que fazer tudo o resto cá em casa: o almoço, o lanche, o jantar, a ceia, trazer-me o computador, levar o cão à rua, tratar dos cães, lavar a loiça, lavar o quintal, comprar sopa, fazer recados... Enfim! O que seria de nós sem ele?! Possivelmente estávamos em casa dos avós, dos bisavós ou da tia! Subitamente toda a família quer a nossa companhia. Mas... não há colinho como o do teu papá e, mesmo tendo que "gamar" parte do almoço aos sogros, prefiro estar em nossa casa.
Depois do susto tem estado tudo tranquilo. Não houve mais sinais de corrimento e nunca cheguei a ter dores de barriga, além das cólicas normais dos intestinos. Mas, mesmo assim, a mamã tem andado ansiosa e angustiada. Isto de passar o tempo todo a fazer rigorosamente NADA dá que pensar. No próximo dia 27 temos consulta, mas não devemos fazer ecografia. Se calhar só às 12 semanas. Já és muito amado/a e toda a gente se preocupa contigo. Tenho ordens categóricas de amigos, familiares e de quatro médicos para não sair sequer da cama! E assim será durante, pelo menos, mais 19 dias, excepção feita à ida à consulta.
A mamã
PS.: Escusado será dizer que, a passar este tempo todo deitada, ora na cama ora no sofá, vai ser difícil manter a linha! E o apetite continua devorador. Mas, como diz o papá, venham os quilos e o/a filhote/a! Que todos os males fossem esse!
Susto: 2
A mamã hoje apanhou o belo do susto... e este foi mesmo a doer. Quando fui fazer o xixi da manhã reparei que estava com um corrimento castanho-avermelhado escuro. Lembrei-me logo que ontem exagerei a carregar pesos e que não tenho descansado quase nada nos últimos dias. Telefonei para o papá para ele vir para casa porque entrei em paranóia. Mas... lá respirei fundo e telefonei também para a ginecologista que, apesar de estar de férias, me atendeu prontamente e me disse para ir ao hospital das Caldas para fazer uma ecografia. E lá fomos nós.
Foi super-rápido e fomos logo atendidos. A tonta da mamã teve um descolamento da placenta, mas o bebé está óptimo. Desta vez o pai não pôde entrar, mas eu vi o coração dele/a a bater e já deu para ver também os braços e as pernas. Comparando com a ecografia das 7 semanas, o biscoito está enorme! Já tem 2,2 cm, o que, segundo a obstetra que me consultou, se enquadra num tempo gestacional de 9 semanas e 3 dias! E eu que pensava que entrava hoje na 9ª semana!
Apesar de não estar muito boa, vou pôr no Photo Album uma fotografia da ecografia de hoje.
Concluíndo, e depois dos disparates do fim-de-semana e do susto de hoje... a médica decretou um repouso absoluto de 3 semanas...
A mamã
Ah!
Entre muitas outras coisas, porque o pequeno almoço é a refeição que mais gosto de fazer (e comer!), hoje tive direito ao meu batido de goiaba! Como diz o meu pai, "se queres bem feito, faz tu". Eu adapto para: "se queres, vai comprar e faz!"
A mamã
Ânimo!!!
Hoje fomos visitar a avó e o avô que regressaram das férias em Cabo Verde. O avô está doente, nada de grave, mas ainda assim a exigir repouso absoluto e tratamento.
Digamos que esta semana tem sido, toda ela, um teste à evolução emocional e espiritual da mamã. Primeiro, foi o tio Rui que se espetou com o carro... levou com o airbag na cara e nem se lembra muito bem como aconteceu. Enfim, sangue frio e muita calma, um telefonema e, afinal, está tudo bem com ele! E agora o avô, que tinha a ambulância e um médico à espera dele no aeroporto de Lisboa porque, ao que parece, a viagem correu mesmo muito mal. Teve muitas dores (ao que tudo indica, no nervo ciático), mas depois ainda teve a coragem de dispensar a ida ao hospital, acabando mesmo por lá ir parar mais tarde. Mais uma vez, muita calma e lá fomos nós com o papá parar a Belas. Aproveitámos e levámos o almoço aos avós que não comiam há 24 horas...
Mas!... Ainda assim, tivemos a sorte de encontrar o Rodrigo e receber aquele abraço mimento e a pergunta da praxe: "Bebé? Baíga tia?!" É tão lindo o meu sobrinho!!!
Enfim... tudo mais tranquilo! Afinal, os nossos Anjinhos não brincam em serviço!
A mamã
Desejos do dia
Ora bem... Hoje apetece-me: batido de goiaba, ossinhos (uns bolinhos deliciosos que se podem comprar num café em Peniche), maçãs e esparregado.
Desejos satisfeitos: esparregado feito na bimby, delicioso e muito elogiado pelo papá, que não se dignou a satisfazer qualquer dos outros desejos acima enunciados...
Entretanto, a novidade foi-se espalhando pela família fora. Ontem foi a vez de os tios e primos ficarem a saber. E o que é mais giro é que a minha prima está grávida de 11 semanas, o que significa que os dois primitos/as vão nascer quase ao mesmo tempo. Contámos também aos avós paternos que, por terem estado mais de um mês fora do país, ainda estavam a leste do paraíso.
A tarde de ontem foi dedicada a adivinhar o sexo do bebé. A minha intuição diz-me que vai ser menino. Intuição confirmada pelo pêndulo, pela linha e agulha (uma espécie de pêndulo caseiro) da tia, e não só, e por um sonho da futura avó materna. O meu pêndulo disse ainda que o "piqueno" se quer chamar João, mas ainda andamos a votos e às voltas com os nomes. A ver vamos!
A mamã
Gulodices!
Como as neuras da mamã se atenuam na cozinha... e já que amanhã vamos passear às Berlengas, aproveitei para fazer estas bolachinhas de chocolate!
Graças à Bimby, posso tornar estes prazeres mais saudáveis porque são feitos em casa, por mim, sem corantes nem conservantes. Ah! E também já reparei que no livro de receitas base há um capítulo só com sugestões para comidinhas de bebé (frutas e sopas). E vivam as modernices!
A mamã
Hormonas?!
Tenho calor.
Tenho sono.
Tenho afrontamentos.
E tenho rabugice para dar e vender.
A mamã
1ª Ecografia
Ainda estou emocionada. Cada vez que me lembro do som do coração a bater fico de lágrimas nos olhos! Um coração que deve ter o tamanho de uma migalha, tendo em conta que o bebé tem 8 mm, às sete semanas e 1 dia .
Já ficou entretanto marcada a próxima consulta e ecografia para daqui a duas semanas. A médica quer vê-lo maiorzinho porque com 8 mm não dá para perceber muita coisa...
Correu tudo muito bem! Já esclareci as dúvidas sobre a alimentação e está tudo "nos trinques". A carne afinal não faz assim tanta falta, desde que seja compensada com ovos e soja. E o leite de vaca também pode ser substituído por iogurtes, queijo e mesmo pelo leite de soja. Ufa! Segundo a obstetra, os bebés sabem muito bem onde ir buscar os nutrientes , as mamãs é que se preocupam demais e depois andam angustiadas sem necessidade.
Entretanto pus umas fotos das prendinhas que o bebé já recebeu no Photo Album. Quem quiser deixar comentários pode fazê-lo no Guestbook! A mamã e o papá agradecem.
A mamã
De volta!
Após uns dias na quinta, que sabem sempre a pouco, a mamã, o papá e o "biscotinho" estão de volta!
Quase, quase a chegar às sete semanas de gestação estou a começar a ficar em pulgas pela primeira consulta. Tenho algumas questões para esclarecer... a maioria relacionadas com a minha alimentação, uma vez que há mais de um ano se tornou insuportável para mim a ideia de comer qualquer carne que não seja frango... e mesmo assim este também já custa a engolir. Já tive uma sugestão de um dos "padrinhos" que aconselhou a que pusesse carne na sopa e tudo triturado talvez consiga comer sem estar aos vómitos. Além da carne também tenho muitas chatices com o leite de vaca e praticamente só bebo leite de soja ou leite instantâneo... Mas como iogurtes naturais para tentar equilibrar a coisa...
De resto, tudo igual. Dores nas maminhas, xixi de hora a hora (na melhor das hipóteses), enjoos, cólicas e gases...
Na família o mais entusiasmado é o meu irmão, como eu já desconfiava. Segredo para ele significa contar discretamente a toda a gente com quem se cruza. Primeiro foi o G. porque estava ao lado dele quando lhe dei a notícia, depois foi a J. só porque sim e por acaso o P. que estava ao lado também ouviu. E parece que ontem foi por um triz que não contou também a mais 3 ou 4 pessoas... sem contar com as que ele não me contou!
Para acabar, porque tenho (temos) que ir jantar, fiquem a saber que às seis semanas o bebé tem aproximadamente o tamanho da ponta de um dedo!
A mamã
Enjoos...
Ooohhh por favor... Estou tão enjoada que nem consigo abrir bem os olhos... Afinal os enjoos matinais são um mito... eles são mais enjoos a qualquer hora do dia sem aviso prévio...
Só posso dizer que, até hoje, nunca tinha tido a verdadeira noção do que é estar enjoada a sério... Desde as 18h30 que não vejo a direito e até o chá de camomila está a ter sérias dificuldades em permanecer no estômago...
A mamã
Susto: 1
Hoje telefonei à ginecologista porque apanhei o belo do susto durante a noite. Acordei com umas fortes dores de barriga e com cólicas. Vim a cambalear até à WC e comecei a fazer Reiki onde me doía. Mais cólica, menos cólica... lá saiu o que havia para sair: GASES! Passaram as dores e voltei para a caminha. Por via das dúvidas liguei-lhe para marcar a primeira consulta (que vai ser dia 4 de Setembro) e aproveitei para perguntar se era normal esta actividade intestinal. E é mesmo. Segundo a médica estes sintomas são causados pela mesma hormona que provoca os enjôos. Recomendou que comesse pouca quantidade várias vezes ao dia (o que já faço há uns anos) e disse também que podia e devia beber bastante água e infusões para acalmar as cólicas. Proibidos estão os queijos frescos (sniff sniff), as carnes mal passadas, os ovos e as comidas muito condimentadas. Agora resta-me esperar pacientemente (vai ser bonito, vai) pela consulta.
A mamã
Positivo
Apesar de todo o meu corpo sussurrar que se aproximava o período, ele não dava sinais de aparecer. E cada vez mais a minha intuição gritava que era a altura certa para fazer um teste. E assim foi. Sou mesmo daquelas que não aguentam esperar. Gosto de desfazer as dúvidas o mais rapidamente possível. Fiz o teste e lá estava a bolinha no lugar do positivo. A verdade é que estava meio sumida, mas estava lá.
Mas, mesmo relendo pela centésima vez as instruções do teste, que tem escrito em letras garrafais qualquer coisa como: mesmo que apareça sumida é sinal de que está grávida, eu, incrédula, lá insisti em repetir o teste na manhã seguinte, na farmácia. E cheguei mesmo a fazer o terceiro teste em casa, mas acho que já foi só pelo prazer de ver a "bolinha" ou o "tracinho" a aparecer lentamente no seu devido lugar: POSITIVO.
Foi mais ou menos assim que começou esta nova odisseia que me encheu de mais paz e alegria.
A mamã