Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Kids Birthday tickers
Lilypie Fifth Birthday tickers

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Contem-me tudo

Depois de ter lido algumas dicas preciosas em blogues que sigo, começaram a surgir-me mais dúvidas sobre o assunto "ir de férias com filhos para um hotel". Nós temos ido sempre para apartamentos - com cozinha - e, invariavelmente, passo as férias a fazer exatamente aquilo que faço em casa, embora sem tanta pressão de horários. Desta vez decidimos ir para um hotel, com tudo incluído, com direito a uma curta viagem de avião. Escolhi esta opção porque preciso mesmo de descansar e, ao contrário do que muitos possam pensar, uma mãe e dona de casa a tempo inteiro trabalha que nem uma mula e tenho a cabeça feita em água. Assim não tenho que me preocupar tanto com a alimentação e não passo o tempo todo a planear e confecionar refeições.

Por isso, preciso de dicas de tudo o que implique ir de férias com as crias: alimentação dos bebés - papas, leites e iogurtes, compram no local ou levam de casa?; como preparar o leite, como aquecer a água e toda essa logística? Como lavar o biberão? Levo detergente e esponja para lavar na wc ou se pedir no hotel eles lavam? Roupas? Levo sempre tonelada e meia... Que tipo de roupas e que quantidades levam? Levam roupa suplente ou se houver acidentes lavam na banheira ou coisa que o valha? E as fraldas? Para o hotel levaremos descartáveis: levam todas de casa ou compram no local? E brinquedos? Muitos ou poucos? Tendo em conta que eles não ligam a quase nada acho que levo um balde e duas pás para a praia e pouco mais...

Ajudem-me lá, por favor! :)

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Há que aproveitar


Como os dias de Verão deste ano têm parecido mais dias de Outono a roçar o Inverno do que outra coisa, resta-nos aproveitar cada migalha de sol e de pouco vento que se faz sentir por estas bandas. No Domingo tivemos visitas e farra da boa - da melhor, mesmo! - com amigos do coração. Ontem o dia amanheceu simpático e fomos para a praia. Os miúdos adoram e nós também. Eu confesso que sempre quis voltar a fazer buracos, piscinas e castelos de areia e nada melhor do que aproveitar agora! :)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dos disparates


A Rita tem o melhor professor de todos. E aprende rapidamente!
Cá em casa, os disparates - e as traquinices, os sorrisos e as alegrias - passaram a ser aos pares.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

13 meses (e 2 dias)

A nossa princesa está cada vez mais bonita, esperta, espevitada e atrevida.

- Já só anda e é muito desenrascada; quando cai, consegue sempre cair de rabo para logo se levantar e continuar nas suas andanças;
- Já tem 12 dentes;
- Adora comer sólidos, mas a hora da sopa tem sido um verdadeiro filme de terror. Só acalma e come a sopinha quando lhe cantamos a música da Cerelac ;) e o "come a papa" - versão "come a sopa" :) Assim que vê o segundo prato come tudo sem reclamar; também já deixei de lhe triturar a fruta porque ela gosta mesmo é de trincar, roer e mastigar - melhor para nós!;
- É mesmo menina, meiguinha, doce e mimalha;
- Já percebe muito bem tudo o que lhe dizemos e começa a desenvolver a "surdez selectiva", bloqueando, principalmente, tudo o que comece por "não";
- Já tem muitas manhas e chora que nem uma desalmada quando o irmão lhe tira alguma coisa que ela queira - faz choro de mimo e de birra mesmo, lol!
- Além de "mã" e "pá", diz "tá tá" (já está);

Está uma fofa irresistível!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Festarola

Nos últimos dias tivemos por cá a festa anual. Apesar da grande bebedeira do São Pedro, que nos brindou com mau tempo e chuva, ainda conseguimos aproveitar alguns momentos em que o sol deu um ar da sua graça.

O João ficou com uma overdose de carrosseis, insufláveis e rifas e a Rita andava toda contente e entusiasmada a dar à pernoca e a bater palminhas - de referir que ela já anda em exclusivo e já tenta correr. Temos, portanto, e ao contrário dos pais que são menos dados a estas andanças, dois filhos que são uns verdadeiros foliões :)

Foram uns dias recheados de almoços, lanches e jantares, com família e amigos que nos vieram visitar, cansativos, é um facto, mas bons, muito bons!




E para o ano há mais!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Preparativos

Aproveitei a sesta deles para preparar o material do João para o jardim-de-infância. É preciso identifcar tudo com o nome e pediram para decorar duas latas para pôr os lápis e as canetas. Como tinha comprado duas latas do Faísca, arranjei uns autocolantes com mais carros, recortei e colei e imprimi uma fotografia dele e o nome para colar também.

A nossa querida amiga Teté ofereceu ao João uns bonequinhos muito fofos com o nome dele para identificar o bibe e comprei mais umas etiquetas com o nome bordado para coser - eu não, a minha sogra :) - nos lençóis, manta e afins.

Parecendo que não, já falta muito pouco tempo e, como ainda vamos ter uma semana de férias antes dele ingressar na escolinha, vou despachando já tudo com calma.

domingo, 14 de agosto de 2011

A lógica da batata

O João e eu, enquanto víamos um livro de opostos:

"- Aqui está o canguru com o bebé dentro da barriga e aqui está o bebé já fora da barriga da mamã. Lembras-te quando a mãe tinha a mana dentro da barriga?"

"- Sim! Tu eras um canguru e tinhas a mana muito pequenina dentro da tua barriga."

E é isto. As minhas crises existenciais têm razão de ser... Eu sou, afinal, um canguru.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Oceanário

Como o João delira com peixinhos e peixões, achámos que estava na hora de o levar ao Oceanário. Combinámos com a Sandra e com a Maria Inês e aí fomos nós, rumo a Lisboa.


O passeio agradou a miúdos e graúdos. Até a Rita, que pensámos que não ia ligar nenhuma, andava feita maluca colada aos vidros do aquário principal, toda entusiasmada e divertida.


Ainda fomos brindados com uma série de mergulhadores dentro do tanque, ora a alimentar os peixes, ora a limpar os vidros.


A minha parte preferida continua a ser a das lontras. Adoro aqueles seres lindos, pachorrentos e fofinhos, são a minha cara, lol! Foi uma bela manhã, com a melhor companhia possível ;)

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Costatação

Este blogue tem-me trazido muitas coisas boas. Com uma "das-melhores-coisas" passámos a manhã e o almoço e com uma "que-estava-desejosa-de-conhecer-e-que-só-é-pena-morar-tão-longe" passámos o final da tarde e o jantar. Grata, imensamente grata por tudo isto!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

É oficial

A Rita já anda.
Começou por dar 3 ou 4 passos e cair de cú no chão para se pôr a gatinhar de seguida. Passou por alguns dias em que era nítida a preguiça em andar porque a gatinhar safava-se mais depressa. Com a "doença mistério" perdeu força e destreza, mas no Algarve, e incentivada pela prima, fartou-se de praticar. Ontem em casa dos meus pais também ia dando uns passinhos e hoje já nos brindou com muitos metros seguidos a andar sem se atrapalhar. Ainda não o faz em exclusivo, nem creio que o fará tão depressa, mas já anda à séria :D

E também já é oficial que sobe para as camas e para os sofás e para as mesas de centro... com uma perna às costas. Um perigo, esta miúda!

domingo, 7 de agosto de 2011

Dolce fare niente!

Na terça-feira agarrámos nas tralhas, nas crias e na nossa sobrinha mais velha e fizemo-nos à estrada. A minha sanidade mental já estava a ficar comprometida, entre outras coisas, pela falta de sol e calor. Fomos para a casa de férias dos meus sogros, no Algarve, e foi o melhor que fizemos.

As rotinas não variavam muito. Alvorada às 7h30, alimentar, besuntar com protetor solar e despachar 3 crianças e ala para a praia, onde chegavamos, invariavelmente, às 8h45. Brincar, mergulhar, chapinhar, dar o lanche da manhã aos miúdos - que comem que nem lobos! - satisfazer o desejo dos pais (da mãe, vá...) por bolas de berlim na praia, voltar a vestir toda a gente, arrumar e ir para casa às 11h (já com um calor sufocante). A Rita, estourada, dormia sestas de 3 horas depois da praia e acabou por trocar os horários do almoço e do lanche (e eu ralada...). Depois de almoçar eram horas de andar a arfar de calor e a deslocarno-nos entre os sofás da sala e as espreguiçadeiras da varanda, enquanto as crias dormiam a sesta. Depois de acordados e lanchados era só descer a escada para ir para a piscina até apetecer.




Soube mesmo bem e deu para descansar qualquer coisa. Parecendo que não, só o facto de mudar de ares, já ajuda muito. Os miúdos divertiram-se à grande e nós também. O João já sabia pedir todos os dias depois do jantar para irmos dar uma volta e nós assim fazíamos. Estamos todos bem talhados para a vida de turista :)


E, finalmente, consegui vestir as roupas de Verão à miúda, que chegou a usar dois modelitos por dia para dar a volta a todos os conjuntos :)


E agora, já de volta a casa e ao nosso dia-a-dia lá aguentámos ontem com a chuva todo o dia. O que vale é que o São Pedro hoje foi amigo e já passámos uma boa parte da manhã na praia ;)

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Sol

A precisar desesperadamente de ver o sol, decidimos vir quatro dias ao Algarve. Melhor que nada, já que as FÉRIAS mesmo férias serão só em Setembro.